terça-feira, 4 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Matcha azul: conheça seus benefícios e propriedades

Matcha azul: conheça seus benefícios e propriedades




No ano de 2018, uma nova tendência vem ganhando espaço nas redes sociais, o matcha azul. No Instagram, este pó está ficando cada vez mais popular, principalmente com o público vegano. Apesar do nome Matcha, esta novidade tem poucas semelhanças com o já conhecido Matcha verde.

A origem do matcha azul
Diferente do matcha verde, que é oriundo do chá verde em pó, o matcha azul vem das folhas da ervilha borboleta, em inglês Butterfly Pea Flower. Esta planta tem tal nome por atrair borboletas e porque seus frutos possuem formato de vagem.


Este derivado da ervilha borboleta chama a atenção de todos, tanto por sua cor particular quanto por seus benefícios à saúde.

Principais propriedades
Ainda não existem estudos tão aprofundados quanto os referentes ao matcha verde. Porém, é sabido que o matcha azul tem muitas propriedades medicinais, principalmente na medicina ayurvédica. Grande parte das pesquisas e testes feitos com este matcha foram feitos em animais, por isso, a sua eficácia ainda é volátil.

Benefícios à saúde em geral
Nootropico – eleva as funções cognitivas, incluindo a melhora na memória através da acetilcolina;
Ansiolítico – redução de estresse e de ansiedade. Atua diretamente nas áreas do cérebro que controlam a ansiedade, provocando uma sensação de relaxamento;
Melhora a circulação sanguínea, principalmente nos tecidos musculares;
Analgésico – trabalha como um relaxante para dores;
Diurético – melhora a eliminação de água (pela urina), sendo útil no tratamento de hipertensão e na perda de peso;
Antiinflamatório – as flores azuis possuem pigmentos flavonoides, que trabalham principalmente na proteção da planta;
Trabalha na prevenção e no combate ao câncer no organismo, servindo de barreira para o desenvolvimento da doença;
Antitérmico – combate a febre, aumentando o fluxo sanguíneo nos vasos próximos à superfície da pele, tendo um resfriamento mais rápido.



Bom para os olhos

Antioxidante, auxilia a visão devido ao aumento de fluxo sanguíneo nos vasos capilares dos olhos. Também permite uma melhor adaptação da visão às modificações de luminosidade. Além disso, auxilia na prevenção de cataratas, glaucoma, reversão de danos na retina, assim como inflamações nos olhos.

Auxílio no tratamento capilar

Por conter pigmentos flavonoides, que auxiliam na proteção da Butterfly Pea Flower, o seu pó auxilia na proteção capilar. Também é útil para engrossar o cabelo e reduzir o encanecimento do mesmo (ficar branco).

Rejuvenescimento

Além de boas para os olhos, as propriedades antioxidantes do matcha azul também trabalham na pele. Aumentam a produção de colágeno e elastina, melhorando a regeneração das células da pele, reduzindo rugas e o envelhecimento epitelial.

Melhor ainda para as mulheres

A ervilha borboleta é uma flor afrodisíaca, principalmente para as mulheres, experimente utilizá-la para apimentar a sua relação. Além disso, também pode ser utilizada para curar doenças associadas ao fluxo menstrual. Conheça outros chás que vão fazer a diferença nas suas relações.

Menos saboroso, mais estético

matcha azul tem um sabor um pouco mais terroso que o seu homônimo verde e, também, mais discreto. Você precisará colocar um pouco mais de pó para que possa sentir bem o seu sabor, que é menos presente.
Apesar disso, ele será muito útil se você tem o objetivo de aumentar o número de likes no seu Instagram. Sua estética diferenciada, principalmente em bebidas, chama a atenção de qualquer um que vê, em qualquer lugar. Com o aumento da popularidade, provavelmente você já viu um café azul com alguma decoração passando pela sua timeline.

Livre de cafeína

Esta é uma das principais vantagens sobre o matcha verde, que possui cafeína. A variação azul é completamente livre dessa substância e, portanto, se você está buscando uma opção descafeinada, o matcha azul é uma boa pedida. Com isso, este matcha se torna adequando para qualquer idade, sem maiores problemas.

Utilização na culinária

Além de todas as propriedades medicinais, você pode preparar vários tipos de bebidas e massas com este matcha. Iogurtes, massas de pão e sovetes são algumas das principais aplicações do pó azul e que podem dar um sabor diferente ao seu lanche. Experimente preparar algo com as receitas abaixo:

Blue Butterfly com Chia

Ingredientes para o revestimento de sementes de chia

  • ¼ xícara de sementes de chia;
  • 1 xícara de leite de amêndoa;
  • 3 colheres de chá de ervilha borboleta.

Ingredientes para a batida de baunilha

  • 1 banana congelada;
  • 4 colheres de sopa de chá de matcha azul;
  • 1 colher de sopa de pasta de baunilha;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1 colher de chá de xarope de bordo.


Modo de preparo

  1. Mergulhe as sementes de chia durante uma noite com leite e chá;
  2. Misture os ingredientes da camada de baunilha até ficar homogêneo;
  3. Adicione o revestimento de sementes de chia, de modo que formem redemoinhos azuis nas laterais do copo e, por fim, adicione a batida de baunilha.

Doce de coco vegano com matcha azul

Este doce de coco tem sua cor natural, sem corantes, sem açúcar, sem cozimento, sem lactose e sem glúten.

Ingredientes

  • 1 xícara de coco ralado sem açúcar;
  • 1 colher de sopa de matcha azul;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de melado;
  • 2 colheres de sopa de leite de coco.

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes e coloque em uma forma à sua escolha;
  2. Deixe esfriar no freezer por duas horas;
  3. Está pronto!

Afinal, beber o azul ou o verde?

A decisão entre o matcha azul ou o verde vai depender do que você está buscando, principalmente. A variação verde tem seus estudos mais aprofundados e suas propriedades mais asseguradas, enquanto a azul tem o seu lado estético mais charmoso. Comparar ambos é um pouco difícil, por se tratarem de derivados de plantas totalmente diferentes. O que os torna parecidos são apenas algumas propriedades em comum.
Experimente diferentes receitas tanto de matcha azul quanto de matcha verde e nos conte nos comentários sobre a sua experiência. Apesar dos estudos não serem aprofundados na versão azul, uma coisa é certa, você tem tudo para bombar nas redes sociais. E aí, vai preparar o seu matcha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário