segunda-feira, 20 de agosto de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Ylang-Ylang – Para Que Serve, Benefícios e Propriedades

Ylang-Ylang


Ylang-ylang


A ylang-ylang, ilangue-ilangue ou Cananga odorata, nomes pelos quais também é conhecida, é uma planta medicinal oriunda de uma árvore de porte médio que é originária da Indonésia, mas que também pode ser encontrada em Madagascar, nas Filipinas e nas ilhas da Polinésia.
O nome ylang-ylang significa flor de flores ou fragrância de todas as fragrâncias. A planta é conhecida por possuir propriedades afrodisíacas, calmantes, hipotensivas, ansiolíticas, antidepressivas, sedativas e antissépticas.
É extraído um óleo essencial a partir das flores de ylang-ylang, que é utilizado como um dos ingredientes do famoso perfume Chanel No. 5.

Para que serve? Os benefícios da planta ylang-ylang

Agora que já aprendemos um pouco sobre o que é essa planta medicinal, vamos conhecer alguns benefícios atribuídos a ela:

– Efeito afrodisíaco
Por conta de sua ação de estimular a libido, as flores de ylang-ylang são espalhadas sobre a cama dos noivos nas noites de núpcias na Indonésia. O óleo essencial da planta é utilizado para esquentar o clima a dois ao ser misturado com quatro gotas de óleo essencial de tangerina e três gotas de óleo essencial de Patchouli. 
Entretanto, como o ylang-ylang também fornece um efeito calmante, a recomendação é não utilizar mais de três gotas do produto caso a intenção seja ter uma noite romântica com o marido ou a esposa.

– Ação relaxante
A planta medicinal também funciona como um calmante e pode auxiliar em relação aos estados de pânico, agitação, ira e medo. O óleo essencial adquirido a partir de suas plantas ainda age como um sedativo natural do sistema nervoso, promovendo um alívio da ansiedade e da insônia. A ylang-ylang possui efeito ansiolítico, ou seja, atua na regulação do fluxo de adrenalina, o que resulta justamente no relaxamento do sistema nervoso.
A planta medicinal também pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de problemas como estresse e depressão por conta desse efeito sedativo. Sua ação relaxante ainda pode beneficiar problemas como respiração ofegante e batimento cardíaco acelerado. 
Seu efeito sedativo também pode ser utilizado para ajudar o tratamento da síndrome da fadiga crônica.

– Saúde da pele
Devido ao fato de equilibrar as secreções das glândulas sebáceas, encontradas na pele e que eliminam uma substância oleosa conhecida como sebo, o óleo obtido a partir das flores da planta pode contribuir com o tratamento de problemas como acne, oleosidade da pele e secura da pele. 
Por tal motivo, o produto também pode ser útil para lidar com a seborreia ou eczema seborreica, uma condição caracterizada justamente pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas com a produção anormal de sebo e infecção das células epidérmicas.
A ylang-ylang ainda é usada para prevenir os sinais do envelhecimento e a irritação. A planta também pode auxiliar o combate ao desenvolvimento de células de câncer e ao melanoma, que é a forma mais grave de câncer de pele. 

– Ação antisséptica
O óleo essencial de ylang-ylang ainda age como um antisséptico, ou seja, tem o efeito de combater a infecção. Ele atrapalha o crescimento microbiano, desinfeta e protege feridas provenientes de infecções e colabora com o processo de cicatrização.

– Propriedades hipotensivas
Isso significa que a planta medicinal colabora com a diminuição da pressão arterial, o que pode ser útil para quem sofre com a pressão arterial alta. Uma forma de utilizar o produto neste sentido é pingar uma ou duas gotinhas do óleo essencial na água ou no chá quente. Entretanto, o ideal é que isso seja feito com autorização e acompanhamento médico.

– Saúde dos cabelos
Utilizado na época vitoriana em tratamentos capilares, o óleo essencial de ylang-ylang é conhecido por dar mais brilho e vitalidade aos fios, além de estimular o crescimento e o aumento do volume dos cabelos, combater as pontas duplas e agir na manutenção da textura dos fios.
O produto também serve como um remédio contra a queda de cabelo, além de poder ajudar a prevenir a caspa e que os fios fiquem emaranhados.

– Saúde do coração
A ylang-ylang melhora o fluxo sanguíneo, combate a inflamação, colabora com a saúde do sistema circulatório e contribui com a prevenção da arritmia cardíaca.

– Melhoria do humor
Ao ser inalada, a planta medicinal pode trazer um efeito instantâneo e positivo em relação ao humor. Isso porque ela possui uma habilidade de atuar diretamente no sistema olfatório do cérebro.

– Energizador
A aromaterapia pode utilizar a ylang-ylang como um energizador para tratar pessoas que se sentem cansadas, frustradas e esgotadas com frequência. A ação energizadora também pode ser aplicada para combater a fadiga e dores no corpo. A dica é colocar gotinhas do óleo essencial da planta em um algodão e aplicar nos pulsos, no pescoço ou no peito.

– Redução dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)
Massagear o corpo com o óleo essencial da planta pode ajudar a diminuir os efeitos da TPM como cólicas, tensão e estresse. A receita aqui é aplicar o óleo juntamente com o óleo de lavanda na parte de trás do pescoço e na região inferior do abdômen.

– Auxílio ao sistema digestivo
Estresse, ansiedade e um fluxo sanguíneo de má qualidade podem atrapalhar a saúde da digestão. Como vimos, a ylang-ylang beneficia esses aspectos, o que a coloca como uma planta medicinal que também ajuda o sistema digestivo.
Para obter benefícios em relação à digestão, a sugestão é inalar o óleo da planta, massagear a área onde os órgãos digestivos se encontram ou ingerir algumas gotinhas do produto diariamente. 

Cuidados com o ylang-ylang

Imagem relacionada
O óleo essencial obtido a partir das flores da planta medicinal apresenta um aroma forte e exótico, que pode não ser bem tolerado por algumas pessoas. Para estes casos, a recomendação consiste em utilizar uma dosagem de uma até duas gotas diluídas na água como forma de evitar problemas como dores de cabeça e náuseas.
Em relação à ingestão do óleo de ylang-ylang, é preciso tomar bastante cuidado e utilizar somente os produtos de marcas com qualidade reconhecida. É necessário ainda olhar atentamente os ingredientes, checando se trata-se mesmo de somente óleo da flor de ylang-ylang.

O óleo escolhido deve ser 100% puro e apresentar valor terapêutico. Para não arriscar, peça conselho ao seu médico sobre qual óleo de ylang-ylang você pode usar internamente e tenha em mente que a ingestão deve ser feita apenas em doses pequenas.
A aplicação de quantias elevadas do óleo das flores da planta pode causar reações tanto quando ingerido, quanto quando é aplicado topicamente.

Quem sofre com problemas de pressão arterial baixa deve evitar o ylang-ylang, tendo em vista que ele já traz um efeito hipotensivo. Pessoas que tomam remédios para controlar a pressão ou têm alguma condição que afeta o coração devem consultar seu médico antes de começar a usar a planta medicinal ou qualquer outro tipo de produto à base de ervas.

O óleo essencial da planta é considerado seguro para crianças, grávidas e mulheres que estejam amamentando seus bebês quando usado em pequenas quantidades e caso tratar-se de um produto de alta qualidade.

Antes de utilizar a planta medicinal como auxiliar para o tratamento de qualquer tipo de condição de saúde, não deixe de consultar o seu médico de confiança como forma de se certificar que a ylang-ylang realmente contribuirá com o seu caso em particular e que não fará mal à sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário