sábado, 2 de julho de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Conheça os sintomas e saiba como tratar o mioma uterino

Saiba como tratar naturalmente os Miomas Uterinos. 

Sáude da mulher !



Miomas são tumores benignos, cuja probabilidade em se tornarem cancerígenos é remota. Esses tumores podem ocorrer em diversos orgãos do corpo humano dotados de tecido muscular liso, porém são muito mais frequentes no útero
A ciência até hoje não descobriu as causas que fazem o mioma uterino desenvolver - o que se sabe é que o mioma se origina em uma única célula que começa a se multiplicar desordenadamente e que esse tipo de tumor atinge aproximadamente um quarto das mulheres em idade fértil, e acredita-se que até 50% das mulheres possam apresentar essa doença em alguma época de suas vidas. 
Normalmente, a maior incidência de mioma uterino é nas mulheres com mais de 40 anos, porém, ele pode ocorrer a partir da puberdade. Segundo estatísticas, o tumor tem preferência por afro-descentes, por mulheres que ainda não engravidaram e aquelas que apresentam níveis mais altos de estrogênio no sangue
O tumor também parece ter um componente genético, pois é comum aparecer em mulheres de uma mesma família.
http://www.ervasmedicinaiscuram.com/


Tratamento Caseiro Para Mioma Uterino


Sendo o mioma uterino uma doença bastante comum e assintomática na maioria das vezes, medicina natural oferece outra via para seu tratamento, a fim de contornar cirurgias desnecessárias. O tratamento natural dos miomas implica em banhos de assento com barbatimão, lavagens vaginais e chás medicinais.

1- Banho de Assento: faça um chá com um punhado de cascas de barbatimão que possui propriedades anti-sépticas, cicatrizantes, anti-bacterianas e antifúngicas, e um litro de água. À noite, antes de dormir, coloque esse chá numa bacia e faça um banho ginecológico durante 10 minutos.  Para dormir, use um absorvente ginecológico com esse mesmo chá e retire somente na manhã seguinte.

2- Lavagens Vaginais: devem ser feitas infusões com cavalinhacom sálvia ou com folhas de nogueira e proceder as lavagens diariamente durante duas semanas.

3- Chás Medicinais: devem ser feitos com plantas que tenham a propriedade de purificar o sangueamor-perfeito, angélica, folhas de abacateiro, bardana e chapéu-de-couro; escolhido o chá de sua preferência, tome-o três vezes ao dia, durante duas semanas.

Conheça os sintomas e saiba como tratar o mioma uterino


Em 70% dos casos tumor é assintomático, o que pode levar a um diagnóstico tardio

Durante a fase fértil, que se inicia a partir da primeira menstruação, a mulher não pode deixar de acompanhar de perto tudo o que acontece em relação à sua saúde íntima. Além das consultas de rotina com o ginecologista, é muito importante que ela se conheça bem para saber identificar possíveis problemas. 

Sintomas como sangramentos menstruais mais intensos, cólicas, aumento da frequência urinária, dor durante a relação sexual e aumento do volume abdominal podem ser fortes indícios de um problema que atinge mulheres geralmente a partir dos 35 anos. Trata-se do mioma uterino, um tumor sólido de tecido muscular e caráter benigno que aparece no útero.
Conheça os sintomas e saiba como tratar o mioma uterino - Foto: Getty Images
Conheça os sintomas e saiba como tratar o mioma uterino
O coordenador do Centro de Miomas da Rede D'Or, no Rio de Janeiro, Michel Zelaquette, explica que, apesar de ser benigno, o mioma pode causar infertilidade, especialmente quando localizado na cavidade endometrial ou em situações na qual provoca compressão das trompas. Portanto, quanto antes diagnosticado, melhor. 

Mas, somente cerca de 30% das mulheres que tem mioma, apresentam sintomas. A grande maioria não sente absolutamente nada, o que pode levar a um diagnóstico tardio. Por isso é tão importante que a mulher consulte seu ginecologista, no mínimo, uma vez por ano. 

Zelaquette esclarece que o diagnóstico é sugerido pelo exame clínico do toque vaginal e confirmado pela ultrassonografia transvaginal ou pélvica. Segundo ele, as causas desse tumor ainda não foram completamente identificadas pela ciência.
"Apesar disso, o que já está comprovado é que existem fatores predisponentes para o seu desenvolvimento, como casos anteriores do problema na família. O mioma é mais frequente entre as mulheres da raça negra e naquelas que nunca tiveram filhos", afirma o especialista. Quem já engravidou ou faz uso de anticoncepcional por longa data também tem menos chances de desenvolver o tumor. 

Como tratar 
A partir do diagnóstico, o tratamento para o mioma é definido de acordo com cada caso. Nos tumores iniciais, os procedimentos cirúrgicos nem sempre são as únicas alternativas. De acordo com Zelaquette, nesses pacientes que diagnosticaram precocemente, o tratamento medicamentoso pode ser muito eficiente para estabilizar o crescimento do tumor. Mas, para as mulheres com mioma em estágio mais avançado, muitas vezes o melhor tratamento é cirúrgico.
No entanto, há como alternativa à cirurgia um procedimento que se utiliza de ultrassom de altíssima frequência guiado por ressonância magnética. Essas ondas de ultrassom são capazes de provocar a morte do tumor por aquecimento. "O tratamento é contraindicado para miomas muito grandes, com mais de 12 cm, em pacientes com cicatrizes abdominais e nos casos de múltiplos tumores", explica. 

Por fim, há também o tratamento por embolização. "Trata-se de um cateterismo da artéria do útero onde são inseridas microesferas que interrompem a vascularização do tumor, provocando sua morte", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário