domingo, 23 de março de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - TUDO QUE NOS ACONTECE ESTÁ RELACIONADO AO EQUILIBRIO OU DESEQUILIBRIO DOS CHACRAS!! EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS


CHACRAS PRINCIPAIS
ESPECIFICIDADES E CORRELAÇÕES BÁSICAS
 
 

DESIGNAÇÃO – COROA
LOCALIZAÇÃO – Topo do crânio – um pouquinho acima.
ESPECIFICIDADES – Empatia e indagação dos propósitos e significados da Vida; união com o divino – sensação que acontece em fases mais adiantadas ou mesmo próximas do “fim da Vida”, geralmente, quando emerge conflito com doenças que acarretam risco de Vida); harmonia nas emoções, no corpo e no espírito.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Actividades do córtex cerebral e do sistema nervoso; a dotação correcta de energia / activação do Chacra da Coroa equilibra as funções dos hemisférios cerebrais e da glândula pineal.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Instabilidade recorrente ou, mesmo, permanente; ausência de sentido e significado da Existência; incapacidade para explorar e desenvolver os potenciais próprios.
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Imaginação erótica exacerbada; necessidades de carinho e atenção; sentimentos de popularidade e indispensabilidade;
2. Hipoactividade – Auto imagem negativa e falta de ternura; ocorrência sentimentos de incompreensão e desconfiança.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Perturbações mentais e emocionais graves e, eventualmente, problemas da visão.


DESIGNAÇÃO – TERCEIRO OLHO
LOCALIZAÇÃO – Entre as sobrancelhas.
ESPECIFICIDADES – Percepções intuitivas e criativas e boas capacidades de visualização; centro da clarividência, da clariaudiência e do magnetismo pessoal; a activação correcta deste chakra ajuda ao equilíbrio funcional do hemisfério cerebral direito.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Conexões com os sistemas imunológico e endócrino, com os olhos, ouvidos e o rosto, em geral.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Futilidade e aparência enganosa; rigidez mental e obstinação; incapacidade de discernimemto.
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Preocupação excessiva, impaciência e intolerância; depreciação dos comportamentos dos outros;
2. Hipoactividade – Ambiguidade e superstição; inveja centrada nos talentos alheios.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Perturbações funcionais do sistema endócrino; envelhecimento precoce; sinusite; cataratas e patologia associada ao globo ocular.


DESIGNAÇÃO – LARÍNGIO
LOCALIZAÇÃO – Garganta – sobre a tiróide, ao nível da 5ª cervical.
ESPECIFICIDADES – Controlos do metabolismo e das funções do hemisfério cerebral direito; criatividade superior; comunicação verbal e expressão de ideias, expressão de sentimentos e da verdade.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Estruturas anatómicas do pescoço – garganta, esófago, boca, dentes, tiróide e paratiróides; sistema respiratório, funções dos brônquios e do aparelho vocal.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Dissociação / dificuldades de contacto com o Eu; discurso mascarado e inacessibilidade; chamadas frequentes de atenção sobre si mesmo.
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Negativismo, insolência e dogmatismo; discurso ríspido;
2. Hipoactividade – Subordinação aos outros; resistência à mudança; melancolia e teimosia.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Problemas crónicos da garganta – gripes, rouquidão e laringites recorrentes – disfunção e / ou neoplasia da laringe ou da tiróide.


DESIGNAÇÃO – CARDÍACO
LOCALIZAÇÃO – Região média do externo / centro do peito.
ESPECIFICIDADES – Expressão do Amor por si mesmo e pelos outros; qualidades intuitivas; fusão da personalidade inferior / egocêntrica e da personalidade superior / espiritual; regulação do sistema imunológico.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Estruturas anatómicas do pescoço – garganta, esófago, boca, dentes, tiróide e paratiróides – sistema respiratório e funções dos brônquios e aparelho vocal.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Fortes ligações ao passado; hostilidade; vulnerabilidade afectiva; amargura, tristeza e depressão; egoísmo e recusa em receber para não ficar em dívida.
OBS – A ausência de Amor – poderosa força criadora e transformadora – no coração e nos relacionamentos humanos transforma-nos em seres doentes. Dificuldades crónicas nas expressões de Amor pelos outros pode contribuir para a manifestação de sintomas físicos associados ao coração e pulmões, ou para a deficiência imunitária que susceptibiliza o indivíduo para infecções ou doenças de alguma gravidade.
A investigação considera a probabilidade de o cancro da mama poder ser estimulado por conflitos existentes ao nível do chakra do coração – centro da energia emocional. A mama é a expressão simbólica de nutrição e carinho, pelo que, da incapacidade para dar carinho ou da falta de afectos durante a infância podem resultar, tarde ou cedo, patologias da mama – desequilíbrio nos fluxos energéticos do Chacra Cardíaco.
Os bloqueios energéticos do Chacra do Coração podem ser gerados, simplesmente, por sentimentos de amargura, desgosto, ressentimento, raiva, falta de Amor-próprio, ou por ofensas que a pessoa considere injustamente perpetradas contra si.
Também aqueles que não aceitam um relacionamento romântico ou deixam de amar alguém por medo de poderem sair magoados de um relacionamento – de ficarem com “o coração em pedaços” – podem incrementar o desequilíbrio energético no chakra.
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Falta de escrúpulos; inveja, avareza, atrevimento;
2. Hipoactividade – Insegurança; incapacidade para amar e ser amado; falta de compaixão.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Anomalia funcional do coração e dos pulmões, em geral; reumatismo e inflamações cutâneas; doenças coronárias, insuficiência cardíaca ou prolapso da válvula mitral (deficiência que provoca o refluxo sanguíneo); bronquite crónica e asma brônquica, pneumonia, enfisema e cancro do pulmão.


DESIGNAÇÃO – PLEXO SOLAR
LOCALIZAÇÃO – Centro do abdómen.
ESPECIFICIDADES – Associação ao poder pessoal; sede do ego – desejos e emoções; funções do hemisfério cerebral esquerdo.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Estômago, pâncreas, fígado, baço, glândulas supra-renais e bexiga.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Passado conturbado e mal integrado; mente egoísta e exacerbada sede de poder.
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Teimosia, crítica excessiva e tirania comportamental; desejo de mudança constante;
2. Hipoactividade – Distanciamento, isolamento, insegurança; sentimentos de rejeição.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Dificuldades circulatórias e calcificações; úlcera duodenal ou das paredes do estômago; fadiga; degeneração das glândulas supra-renais.


DESIGNAÇÃO – ESPLÉNICO
LOCALIZAÇÃO – Zona imediatamente abaixo do umbigo.
ESPECIFICIDADES – Centro da energia emocional e das expressões de sensualidade e sexualidade – relações de natureza sexual com os outros; regulação das funções hormonais das células de Leydig.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Glândulas sexuais, aparelho e órgãos reprodutores e de excreção (rins, bexiga, intestinos); sistema muscular.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Fortes ligações com o sexo e o dinheiro; medo do outro (vulgarmente procedente da infância); emoções descontroladas – ansiedade, ciúme, inveja.
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Egoísmo, ganância, arrogância e susceptibilidade emocional;
2. Hipoactividade – Introversão; subordinação à vontade alheia; desconfiança.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Colite e síndromes de irritabilidade intestinal / cólon irritável; diarreias e neurastenia; edemas e diabetes; tumores malignos da bexiga e do útero, e da cervical; doenças da próstata e disfunção sexual.


DESIGNAÇÃO – RAÍZ
LOCALIZAÇÃO – Base da coluna vertebral – região coccígea e dos genitais.
ESPECIFICIDADES – Conexões com a segurança e sobrevivência individuais; aspectos específicos da sexualidade e vitalidade básica; relacionamentos pessoais; ligação à terra; imunidade a diferentes tipos de doença.
CORRESP. NÍVEL FÍSICO – Aparelhos reprodutivo e circulatório; região pélvica; funções dos membros inferiores.
CAUSAS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO – Desejo de aquisição e posse material e afectiva; ambição desmedida; inquietação; falta de interesse / baixa motivação;
EFEITOS DE BLOQUEIO ENERGÉTICO
1. Hiperactividade – Agressividade física e beligerância; obsessão sexual;
2. Hipoactividade – Insegurança; medo crónico; paranóia; prudência excessiva; manipulação psicológica.

EVIDÊNCIAS PSICOSSOMÁTICAS – Febre e desordens do sistema sanguíneo; inflamações do fígado e da bexiga; pielonefrites; lesões nas pernas e nos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário