segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DICAS TERAPÊUTICAS - Tratamento para rinite alérgica

Tratamento para rinite alérgica

tratamentos-para-rinite-4.jpg 
Quando nosso corpo é atingido por corpos estranhos, ou substâncias nocivas que estão no ar, o primeiro a responder ao ataque e tentar defender o organismo é o nariz. Através do espirro, as narinas repelem os mal feitores, e diminuem as chances do aparecimento de doenças e intoxicações. Essa é a lógica da rinite alérgica, um dos tipos de alergia mais comum entre as pessoas.

Causas
tratamentos-para%C2%B4rinite-al%C3%A9rgica-3.jpg Thinkstosck
O nariz é uma das principais vias de comunicação do corpo com o meio ambiente, fazendo com que precise estar preparado para receber cargas diárias de partículas e microrganismo maléficos à saúde. Seu interior é sensível a esses invasores, e conta com uma cobertura de pequenos pelinhos que funcionam como um filtro de impurezas.
Algumas pessoas apresentam hipersensibilidade a certas substâncias, como o pó, perfume e pelos de animais. Essa condição faz com que a defesa precise ser reforçada, aumentando a quantidade de espirros diários e a coriza. Essa característica recebe o nome de rinite alérgica, e é transmitida de pais para filhos.

Sintomas

Os principais sintomas da rinite alérgica são espirros excessivos, coriza, obstrução nasal, coceira na garganta e dores de cabeça.

Como evitar

tratamentos-para-rinite-al%C3%A9rgica-1.jpg Thinkstock
A limpeza do ambiente é essencial para quem tem rinite. O pó dos móveis e do chão deve ser retirado, pelo menos, duas vezes por semana. Troque e lave a roupa de cama com frequência e evite o uso cobertores de pelo e almofadas de tecido.

Como tratar

O tratamento mais comum é a ingestão de medicamentos antialérgicos, que funcionam como paliativos, ou seja, aliviam os sintomas, mas não combatem a alergia. Além da alopatia, existem alguns remédios caseiros que ajudam a diminuir o problema.
Quando estiver passando por uma crise de rinite, consuma alimentos ricos em vitamina C, que ajudam a desacelera o processo alérgico. Lave o nariz com soro fisiológico de farmácia, ou faça uma solução de soro caseiro, que leva uma colher de sal e duas de açúcar para cada litro d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário