domingo, 11 de agosto de 2013

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - A CAMINHADA ATRAVÉS DA KABBALAH

A CAMINHADA ATRAVÉS DA KABBALAH


         
Nos mistérios do homem  descobrimos os mistérios de D'us, kabbalah é o conhecimento que busca a sabedoria, a partir do entendimento, um entendimento da vida através do que está implícito e não explicito. Nossa ligação com D'us e com toda a sua criação está inserida na ligação que temos com Ele através da Torá ( livro sagrado, conhecido como Pentateuco). É através da palavra, das letras que nos ligamos em D'us.
Pelo seu estudo nos descobrimos e passados do estado inferior de consciência (Katnut) para um estado superior (Gadlut), do denso ao sutil, do corpo para a alma. Nos descobrimos caminhantes do deserto, libertos de nossas escravaturas e em busca da terra prometida, terra de leite e mel.
A kabbalah é uma linha de vontades, pensamentos e ações, que modificam nossa relação com a vida, com o Todo, nos coloca no caminho da totalidade, do viver aqui na terra e trazer a espiritualidade, transformando o mundo material na vasilha que irá conter a santidade, e para isto é nos coloca em um deserto interno, nos cega para fora, abre nosso ouvido para ouvirmos nosso coração, nossas verdades, nossos mistérios, para que possamos nos reconhecer e reconhecer nossa inteligência corpórea, nossos instintos que nos desviam, que pecam, que se distraem na caminhada.
Aprendemos nesta caminhada a ler entre linhas, buscar o que não esta escrito, mas está pairando sobre as letras. Nos descobrimos um texto de letras e códigos. Caminhamos em ciclos, ciclos de tempos, para podermos nos perceber em nossa multiplicidade de significados, são muitas as leituras que podemos fazer da vida, e dos textos, são muitos significados que D'us nos dá. Ele é um, em muitos.
Seu conhecimento tem como objetivo um  único casamento, o homem e D'us, mas para chegar nele, precisamos de muitos casamentos, talvez de muitas vidas, muitos ciclos. Necessitamos casar as partes fragmentadas do nosso eu, nos descobrir metade, pois vivemos no mundo da dualidade, para que realmente possamos buscar a alma gêmea, a outra metade. Assim, deverias comer a metade que comemos, comprar a metade do que compramos e ocupar a metade do espaço que ocupamos, para que a outra metade possa aparecer, manifestar-se. Descobrir seu masculino ou feminino. Segundo um texto cabalístico, pergunta-se “- O que está fazendo D'us agora? Afinal fez o universo em seis dias, e agora? D'us está fazendo Shiduchim, casamentos, D'us é um casamenteiro. Mas D'us acha difícil fazer estes casamentos e por isto é que demora para juntar os pares, e as pessoas são tão impacientes que não esperam que D'us as junte, e se juntam por sua própria conta. ”, “Para D'us é tão difícil fazer um casamento como separar as águas do mar vermelho, pois as águas tendem a se unir e os seres humanos a se separarem.”
Como entender a linguagem Kabbalística?
Kabbalah é uma filosofia, lida com aquilo que é, e está, oculto, mas sem perder de vista a realidade, o racional, material, já que o mundo espiritual e material não existem separados. O que ela quer é compreender a essência de tudo, de cada ato, objeto, pensamento, intenção, emoção, buscando ver a alma, dos corpos, pois nem sempre os corpos são aquilo que sua essência o é.
Sua compreensão existe somente quando nos erguemos espiritualmente, abandonando a persona, os “outros” para um mundo mais flexível, de diferentes realidades, livres de conceitos estáticos. E para isto é preciso desamarrar e libertar-se daquilo que não nos deixa ver, sentir e ouvir.
Para entender a linguagem kabbalística é preciso sentir o objeto existente não mais separado, mas fazendo parte do Criador, de tudo. Nada está fora de D'us, pois o nada (Ein), é D'us, na visão da Kabbalah. Precisamos perceber que nossa realidade é um todo e de que existe um propósito maior. Isto é: caso tenhamos um problema, um trauma, aquilo e as situações que vivemos devido ao problema, estão sempre interligados com um sentido maior, não de sofrimento, mas de aprendizagem, o sofrimento surge pela “ignorância” e falta de sensibilidade, normalmente necessitamos suprir nossos desejos de forma imediata sem se quer questionarmos se aquele desejo é realmente nosso e necessário. Ao entrarmos em contato com os nossos sentimentos estaremos enxergando a verdade (Emet).
Os conceitos cabalísticos exigem a consciência da força direta que emana das palavras, sendo que sua compreensão deve estar despida de seus significados, para que ganhem novos significados, transformando-se a cada instante. Cada palavra é dinâmica, possui ação, pois estão inseridas em D'us . São as palavras que guardam o segredo da criação, é através delas que D'us  se exterioriza, emana, manifesta a asua ação. É preciso falar para criar. A linguagem cabalística guarda uma dimensão mágica interior e muitas vezes obscura.
Perceber que existe uma criação intra-D'us facilita a sua compreensão, logo, as leis e normas são bem compreendidas, pois ao estarmos dentro do universo de “um outrem” devemos respeitar seu funcionamento.
Compreender Kabbalah como uma filosofia de perguntas e respostas, do tipo: - “A Kabbalah aceita isso? Aquilo?”, ou como um almanaque de receitas miraculosas para resolver nossos problemas não é compreender seu verdadeiro significado.
A Kabbalah pertence a cada geração, a cada instante de vivência e compreensão, é dinâmica como nosso corpo e universo.
Para que possamos compreende-la é preciso compreender que sua linguagem é simbólica.

ADRIANA FINKELSTEIN
 Profa de Kabbalah, Astróloga, Taróloga

contato@escoladekabbalah.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário