quarta-feira, 17 de outubro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - 5 Benefícios da semente de girassol

Saiba como esse ingrediente pode trazer diversas vantagens para seu corpo e para sua saúde

benefícios semente de girassol

As sementes de girassol são muito comuns de ser encontradas em diversos estabelecimentos, sendo de fácil acesso para diversas pessoas. Ainda assim, poucos imaginariam que a semente de girassol é extremamente benéfica para o corpo humano, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Benefícios da semente de girassol

É de se imaginar que tenha gerado muita curiosidade um ingrediente tão comum ser tão benéfico. Então, confira abaixo quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu organismo.

1. Reduz os níveis de colesterol

Esse ingrediente possui elevado teor de fitoesteróis, compostos capazes de reduzir o colesterol.
Carregadas com gorduras boas monoinsaturadas e poli-insaturadas, elas equilibram os níveis de colesterol, aumentando o bom e diminuindo o ruim.

2. Ajuda a prevenir o câncer

A semente de girassol possui um alto teor de Vitamina E, selênio e cobre, que têm propriedades antioxidantes.
É comprovado que esses antioxidantes previnem os danos celulares, fator que, muitas vezes, pode gerar câncer. Além disso, esses nutrientes protegem os tecidos dos danos dos radicais livres, mais um fator causador dessa doença.
Ela pode também reduzir o risco de certos tipos de câncer, como o de cólon, próstata e mama. Isso devido seu alto teor de fitosterol e lignanas, compostos que podem inibir o crescimento de células cancerosas.

3. Protege a saúde mental

semente de girassol benefícios
Crédito: Unsplash
Essa semente tem um efeito positivo sobre o humor, diminuindo as chances de depressão, pois esse ingrediente contém triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a produzir a serotonina, um importante neurotransmissor.
Quando a serotonina é liberada em nosso corpo, alivia a tensão, acalma o cérebro e promove o relaxamento. Sendo assim, o consumo dessa semente contribui para o bem-estar, gerando um estilo de vida mais leve e, consequentemente, mais saudável para a mente.
Outros benefícios dessa semente para o cérebro são gerados pela colina, um composto encontrado nela. Ele ajuda a melhorar a memória e a função cognitiva.
magnésio também faz parte de sua composição e ajuda a diminuir a frequência de ataques de enxaqueca, diminui a pressão arterial e previne ataque cardíaco, dor e fadiga.
Por fim, o potássio presente nas sementes de girassol ajuda a contrabalançar o efeito do sódio no sangue e reduz a pressão arterial, reduzindo o risco de desenvolver hipertensão.

4. Fortalece a imunidade

A semente do girassol é excelente para o fortalecimento da imunidade, contendo um alto teor de zinco, o que ajuda a manter o sistema imunológico saudável.
Ela também é rica em vitamina E, que é útil na melhoria do sistema imunológico. Além disso, a vitamina C presente nesse grão fortalece o combate a doenças geradas pelo enfraquecimento do sistema imunológico.

5. Protege a pele

A semente de girassol também é rica em cobre, o que faz com que esse ingrediente seja muito importante para a produção de melanina no corpo humano.
A melanina consiste em partículas minúsculas que protegem sua pele dos danos da radiação ultravioleta.

Propriedades nutricionais

Por possuir benefícios tão surpreendentes, essa semente também possui propriedades nutricionais muito poderosas, benéficas para a manutenção de diversas funções corpóreas.
  • Vitamina E;
  • Cobre;
  • Vitamina B1;
  • Selênio;
  • Fósforo;
  • Manganês;
  • Vitamina B6;
  • Magnésio;
  • Folato;
  • Vitamina B3.

Como comer

semente de girassol como comer
Crédito: Pexels
No mercado, você encontrará opções de sementes de girassol com e sem casca, fica à sua escolha, sabendo que a parte de fora da semente não é comestível.
Se optar pela versão sem casca, é só escolher em qual receita vai adicioná-las ou se vai misturá-las com frutas ou comê-las pura.
Se comprar a semente com casca, você pode descascá-las uma por uma, quando for comer como aperitivo, por exemplo, dando leves mordidas até que elas se abram. É um bom exercício para passar o tempo.
Quer um jeito mais rápido para descascar? Passe-as num processador ou liquidificador sempre na função pulsar. Faça isso por algumas vezes até que as cascas tenham soltado das sementes. Depois, para não ter que catar uma por uma, coloque-as na água; as cascas boiarão e as sementes, não.

Como fazer o chá

Para usufruir dos seus benefícios, o chá de semente de girassol é ótimo, sendo muito prático de ser feito e nutritivo.
Ingredientes
Semente de girassol: 2 colheres (sopa) torradas;
Água: 1 litro.
Modo de preparo
  1. Leve ao fogo os dois ingredientes e deixe ferver;
  2. Após isso, desligue o fogo;
  3. Espere amornar e coe;
A indicação de consumo é de quatro xícaras deste chá ao longo do dia.

Cuidados a ter

Embora seja muito benéfica, a semente de girassol possui efeitos colaterais, se consumida em excesso.
Isso porque essas sementes aumentam o risco de doenças do sistema nervoso e rins, o que ocorre devido a absorção demasiada de cádmio, prejudicial para esses órgãos.

Como plantar

Para ter esse nutriente sempre que quiser, em sua própria casa, é muito fácil. Veja como plantar o girassol, que vai embelezar seu quintal e dar sementes para o consumo frequente e moderado.
As sementes geralmente são semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 4 cm, pois as mudas de girassol normalmente não toleram bem o transplante, demorando de 1 a 2 semanas para germinar.
A colheita das sementes para consumo apenas pode ser feita de 70 a 90 dias após o plantio. A partir desse ponto, os benefícios dessa semente já podem ser usufruídos em sua casa.
Quer uma receita bem diferente com esse ingrediente para o almoço? Teste essas almôndegas que estão no vídeo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário