quarta-feira, 19 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - O YIN-YANG PARA A VIDA: SAIBA COMO PRIORIZAR O EQUILÍBRIO

O YIN-YANG PARA A VIDA

O Yin-Yang para a vida: saiba como priorizar o equilíbrio

Antes de descrevermos o conceito de Yin-Yang e o que ele representa em nossas vidas, é fundamental que saibamos voltar às suas origens, o Taoismo.

O CAMINHO DO TAOISMO

Yin-Yang
O Taoismo, inicialmente difundido pelo mestre Lao Tzi, é uma forma de se enxergar o mundo que percorre a China até os confins da Terra. O nome desta tradição vem de tào (道), que significa “Caminho”. Entretanto, nos primeiros textos do mestre, ele escreve: O Tao que pode ser ensinado não é o Tao eterno. É a partir desta frase enigmática e particular que nos vemos inseridos numa grandiosa tradição de perpetuidade, onde o Caminho que percorremos pela vida deixa de sê-lo quando por ele passamos. Essa noção de eternidade foi desenvolvida através do chamado Yin-Yang.

O YIN-YANG E O SEU SIGNIFICADO

Um dos principais conceitos que regem o Taoismo é o Yin-Yang, dois corpos que se complementam numa junção infindável. O Yin é visto como a forma da passividade, mostrando-se noturno numa simbologia deveras etérea; representa a Lua, pondo-se como o símbolo feminino vestido pelas nuvens silenciosas da paz. E o Yang, por outro lado, se mostra como o princípio ativo, o imponente Sol que clareia o dia através de seu belo canto e luminosidade.
A confusão se origina quando pensamos que o Yin é mais fraco e que o Yang prevalece. Isso seria impossível, pois acabaria com o equilíbrio de ambas as partes. Assim como a noite precisa da aurora para repousar, o Sol também necessita do anoitecer para descansar seus raios. Ambos os elementos se complementam de maneira tão perfeita e homogênea que no momento em que pensamos em diferenciá-los, nos perdemos priorizando um dos dois, ignorando seu perfeito arranjo.
Isto é o que este princípio veio nos ensinar. A cada momento em que nos vemos imersos pelas circunstâncias da vida e reclamamos de algum revés, precisamos nos lembrar que sentimos este desalinho graças à existência das coisas boas. Ao invés de focarmos nas energias negativas que afligem a nossa alma, devemos nos voltar para as boas que também são atraídas por aquelas. Nunca nos disseram que este Caminho nos seria fácil, muito pelo contrário, todos nós sofremos em algum momento de nossas vidas. Mas o Yin-Yang, pela sua constituição universal das forças bivalentes, nos mostra que sempre podemos aprender com os caminhos que percorremos e que o equilíbrio é o que mantém nossas mentes vivas e em harmonia. Ele também nos educa para que possamos ser melhores pessoas, para que saibamos o momento de cantar e expressar toda a nossa graça, como também para apreciarmos o nosso silêncio de serão e a calmaria ao fim da tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário