sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SAÚDE E EQUILÍBRIO - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - O que é TOC

Trantorno Obsessivo compulsivo - TESTE - Avalie a possibilidade de você ser portador de TOC:

 
Resultado de imagem para TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - O que é TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo? - TESTE - Avalie a possibilidade de você ser portador de TOC:


O que é TOC - Trantorno Obsessivo compulsivo? 

Resultado de imagem para TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - O que é TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo? - TESTE - Avalie a possibilidade de você ser portador de TOC:
 
O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo é mais facilmente identificado como manias. Aquelas manias esquisitas que algumas pessoas têm como lavar as mãos 20 vezes por dia, não dormir enquanto não olhar se a porta está trancada 5 vezes,  não conseguir se controlar porque tem que arrumar, alinhar os quadros, até da casa dos outros.
Também se refere a pensamentos fixos de estar contaminado por alguma bactéria, pensamento fixo de que alguém que você gosta pode morrer. Duvidas esmagadoras quanto a “será que Deus existe?”, “será que estão pensando mal de mim”. 
Tudo o que as pessoas chamam de manias tem um nome técnico, em psicologia isso se chama TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo.
 
Depressão x TOC
É muito comum que quem tenha estes sintomas acaba escondendo por sentir vergonha. Ele sabe que os outros não vão entender porque ele precisa abrir a porta do carro três vezes antes de entrar. Não tem sentido, mas ele se sente compelido a agir assim e pode sentir-se deprimido por ter perceber-se disfuncional.
 
O TOC é dividido em Obsessões e em Compulsões
Obsessão se refere a pensamentos invasivos, pensamentos que invadem a mente até mesmo sem a pessoa querer pensar naquilo. Você não agüenta mais, mas aquela bendita idéia te aparece na cabeça.
Compulsão se refere aos comportamentos. As coisas que a pessoa faz, que são absolutamente sem sentido, mas a pessoa se sente compelida a fazer.
 
Rituais x TOC
Essa doença que faz a pessoa se entregar em rituais. Esses rituais tem alguns temas comuns. Como por exemplo:
- Limpeza. Vem do medo da contaminação. A pessoa fica avessa à sujeira de uma forma muito exagerada. A pessoa passa a limpar, lavar, desinfetar tudo o que ela acha que possa estar sujo.
 - Repetição. A pessoa repete um certo número de vezes o mesmo comportamento. Por exemplo para chegar até a porta ela sente que tem que dar cinco passos, se não der os cinco passos sente compulsão a voltar e fazer novamente até estar correto.
- Verificação. A pessoa passa horas verificando se as coisas estão da forma que ela considera ideal, nos lugares certinhos, por exemplo copo no exato.
- Acumulo. A pessoa passa a acumular coisas inúteis, objetos sem utilidade, até mesmo quebrados, sujos. Tem gente que guarda lixo em casa de forma a não sobrar espaço para passar pelos corredores. Eventualmente a televisão mostra algum caso de TOC. Um foi referente a uma senhora de idade, que além de não sair de casa ela também não deixava ninguém entrar pois tinha vergonha se si mesma, mas ainda assim não consegue se conter.

- Ordem e simetria. Se refere a sensação de que as coisas tem que estar naquela ordem que a pessoa considera a correta, ou tudo simétrico. Exemplos: Se ela tomou um gole de água vai ter que tomar outro só para formar um numero par, se passou pela porta os ombros tem que estar alinhados com o batente.
Enfim, muitos comportamentos ilógicos nos faz desconfiar do diagnóstico de TOC.
Perdas x TOC

O problema com essa doença é que a pessoa perde muito tempo, e sofre muito.
Quem tem TOC perdeu a capacidade de se colocar limites. Tudo parece que funciona sem um fim. 
Enquanto que uma pessoa normal pode deixar para pensar em um problema mais tarde uma pessoa com TOC não é dona da sua própria mente, não consegue parar de manifestar um comportamento mesmo que considere inadequado ou absurdo.
O sofrimento é ainda maior quando a pessoa tem pensamentos obsessivos e impróprios, que podem ser pensamentos de conteúdo sexual, coisas que nem ela gosta de pensar, mas a bendita idéia invade a mente dela como se tivesse vontade própria.
  
Como é a terapia para o TOC

O tipo de terapia que tem mais resultado para esse tipo de transtorno é a TCC, Terapia Cognitiva Comportamental.
Nessa linha terapêutica, nós os psicólogos, damos uma séria de exercícios, ensinamos como a pessoa pode passar a ter controle sobre seus próprios pensamentos e comportamento, coisa que, com o TOC, não é possível. 
 
 
Como identificar o TOC
O TOC é um transtorno de Ansiedade facilmente identificado quando apresenta: Preocupação excessiva com germes, contaminações ou doenças; Lavar as mãorepetidamente; Verificar portas, janelas, gás, fogão, etc, de forma repetida; Ter a mente invadida por imagens ou palavras que não deseja; Dúvidas, repete várias vezes a mesma tarefa ou pergunta; Simetria, os objetos devem estar alinhados, organizados ou perfeitos; Guardar coisas inúteis, jornais, caixas, embalagens.
 
 
TESTE - Avalie a possibilidade de você ser portador de TOC:

Resultado de imagem para TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - O que é TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo? - TESTE - Avalie a possibilidade de você ser portador de TOC:
 
Assinale as frases que correspondam a sua realidade:
 
...Preocupo-me demais com germes, contaminações sujeira, pó ou doenças

...Lavo as mão a todo momento e de forma exagerada

...Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho

...Troco as roupas demasiadamente pois sempre tenho a sensação e que elas estão sujas

...Não toco em certos objetos, corrimão, trinco de porta, dinheiro, etc, sem lavar as mãos depois

...Evito certos lugares, banheiros públicos, hospitais, cemitérios, por considera-los pouco limpo ou achar que posso contrais doenças

...Não sento na cama ou sofá com roupas que usei na rua

...Verifico portas, alarmes, janelas, gás, geladeira, fogão, etc, de forma repetida ou excessiva

...Minha mente é invadida por pensamentos ruins, impulsos, imagens ou palavras que não desejo, ou considero impróprias e me provocam aflição. Tento afasta-los masnem sempre consigo

...Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar

...Dedico tempo demasiado à preocupação com simetria das coisas. Os objetos devem estar alinhados,

...Organizados ou perfeitos, e fico aflito quando estão fora do lugar ou com falhas

...Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido, tocar, contar, repetir números, palavras, frases, com medo de que algo ruim aconteça.

...Sou supersticioso com certos números, cores, lugares ou datas.

...Guardo coisas inúteis, jornais velhos, caixas vazias, rótulos, embalagens, e me preocupo demais em armazenar, colecionar ou poupar

Resultado: Marcando uma ou mais destas afirmações é provável que você seja portador de TOC. 
Para que o TOC fique caracterizado os sintomas devem causar desconforto ou interferir de forma significativa em sua rotina, desempenho profissional ou nas relações sociais
 Resultado de imagem para TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - O que é TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo? - TESTE - Avalie a possibilidade de você ser portador de TOC:

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo
Marisa de Abreu - Psicóloga   CRP 06/29493-5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário