sexta-feira, 31 de agosto de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - 10 Benefícios do sexo para a saúde física e mental

Se você precisa de mais motivos para aumentar a frequência do sexo na sua vida, aqui estão dez boas razões.

Resultado de imagem para 10 Benefícios do sexo para a saúde física e mental

O sexo, por mais que seja um assunto do qual pouca gente fala abertamente, é algo que praticamente todo mundo faz. Então nada melhor do que tornar esse assunto mais leve e falar sobre os benefícios do sexo para a saúde física e mental, já que ele não serve apenas para procriação.
Quando uma pessoa faz sexo, uma série de coisas acontecem simultaneamente no seu corpo como uma forma de preparação para o ato sexual. São todas coisas normais, como aumento da liberação de estrogênio nas mulheres ou de testosterona nos homens, da adrenalina nos dois, aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. A endorfina, o hormônio do bem-estar, também entra em ação.
Quando o ato sexual chega ao ápice e ocorre o orgasmo, todas as células nervosas do cérebro descarregam eletricidade e o corpo inteiro relaxa. Todos esses efeitos acabam sendo prolongados, indo muito além do ato sexual. É uma forma de o organismo manter todas essas sensações ativas e beneficiar o corpo e a mente de diversas formas a longo prazo, como as que você verá a seguir.

Benefícios do sexo para a saúde física

benefícios físicos do sexo para a saúde
Crédito: Freepik
Começando pelo que o sexo faz com a saúde física, especialmente quando praticado com uma frequência média, por exemplo semanal.

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Quem tem uma vida sexual ativa tem menor probabilidade de contrair doenças e infecções virais. Isso porque o sexo estimula a produção de anticorpos no organismo.

2. Proteção do sistema cardiorrespiratório

Conforme mencionado anteriormente, o ato sexual faz com que o coração acelere, e assim a pressão é ativada e a respiração fica ofegante. Ou seja, é um excelente exercício físico cardiorrespiratório.

3. Contribuição para o emagrecimento

Em média, uma relação sexual que dura entre 20 e 30 minutos pode queimar até 150 calorias. Esse gasto vai variar conforme a intensidade do ato e a variação das posições, que exercitam mais ou menos determinados músculos.

4. Alívio de dores e enxaquecas

Ao fazer sexo, o corpo libera óxido nítrico, uma substância que ativa a circulação periférica e acalma as enxaquecas relacionadas com dificuldades vasculares. Libera também endorfina e oxitocina, responsáveis pelo alívio das dores musculares e nas articulações.

5. Contribuição para o rejuvenescimento das células

Ao fazer sexo, o corpo reduz a quantidade de toxinas no sangue e nos tecidos, prevenindo o envelhecimento celular.

6. Fortalecimento da musculatura da região pélvica

Existem exercícios específicos para trabalhar a musculatura da região pélvica em homens e em mulheres, como o exercício Kegel, mas o ato sexual é o mais eficiente. É muito importante manter a musculatura dessa região fortalecida para:
  • Prevenir incontinência urinária;
  • Ajudar mulheres na preparação para o parto e na recuperação pós-parto;
  • Melhora cada vez mais o desempenho sexual de homens e mulheres;
  • Reduzir sintomas da menopausa;
  • Reduzir o ressecamento vaginal;
  • Melhorar o funcionamento intestinal;
  • Prevenir infecções vaginais.

Benefícios do sexo para a saúde mental

benefícios mentais do sexo para a saúde
Crédito: Freepik
Como se não bastassem tantos benefícios do sexo no sentido físico, como o ato sexual está diretamente ligado às funções cerebrais, ele também promove benefícios para a saúde mental, que são:

7. Redução do estresse

O ato sexual realmente é capaz de aliviar o estresse por causa da liberação de altas doses de serotonina no corpo, o hormônio da felicidade. Conforme dito no início, ele também libera carga elétrica e outros hormônios que promovem o relaxamento. Ao praticar uma só vez o efeito dura por algum tempo, mas com a frequência, acaba sendo prolongado.

8. Melhora da memória

A prática sexual estimula a produção de neurônios, o que é essencial para conservação da boa memória e a prevenção de doenças cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

9. Aumento da qualidade do sono

Praticar sexo antes de dormir pode ajudar muito a ter um sono de maior qualidade, mais profundo e relaxante. A oxitocina e a melatonina descarregadas no corpo durante o ato sexual são essenciais para uma boa noite de sono.

10. Aumento da autoestima

Por fim, outros dos benefícios do sexo é que esse ato tem o poder de aumentar a autoestima de forma significativa. Especialmente quando é feito com prazer e com alguém com quem se sinta inteiramente à vontade para mostrar o corpo, falar sobre o que gosta ou não nesse momento tão íntimo.

Ter relações sexuais todos os dias faz mal?

Não existe restrição para a quantidade de vezes que uma pessoa pode fazer sexo. Desde que faça porque realmente está com vontade e que use preservativo para não correr o risco de contrair doenças ou de ter uma gravidez indesejada, não há problema algum em ter relações sexuais todos os dias.
Entretanto, é importante ressaltar que a falta da prática sexual não é um problema, pois cada um sabe o que é melhor para si. O sexo não é proibido nem obrigatório. O que pode acontecer é que, na falta dele, a pessoa não receba os benefícios mencionados anteriormente, então pode ficar mais vulnerável nesses sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário