segunda-feira, 12 de março de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - TARÔ TERAPÊUTICO UM CAMINHO PARA O AUTOCONHECIMENTO

O Tarô é um dos grandes espelhos do pensamento inconsciente.

Constitui um roteiro onde a Imagem, a Psique e a Alma descobrem sua origem e sua finalidade.


Tarô - O Maior espelho do Inconsciente.

Longe de ser um oráculo de adivinhação, o Tarô é um instrumento psicológico (e divino) que nos ajuda a refletir, a nos conhecer melhor, a modificar nossos pensamentos, atitudes e comportamento; transmutando nossas possibilidades para crescermos como pessoa e evoluirmos como Espírito; Alma Imortal; criada pela INFINITA LUZ para a Felicidade.
 

A viagem do Louco pela vida.

Os arcanos maiores do Tarô - 22 cartas com imagens que designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades- é como uma representação das diferentes etapas da jornada do indivíduo, rumo à transformação e à integração de si mesmo.

O Tarô nos mostra a "viagem que o Louco"- cada um de nós - faz pela vida!

Tarô de Marselha-22 Arcanos Maiores

A eficiência da terapêutica do Tarô é simples: as lições do oráculo, quando aceitas e vividas, modificam o estado vibratório do corpo energético, imprimindo no perispírito um novo tom, uma cor própria da Nova Era.

Quando o consulente aceita - sempre usando a razão, o discernimento e a intuição - as recomendações do Tarô (sua conversa com a Alma) cria para si um código de conduta ética que se reflete imediatamente em tudo o que vive e produz.

Tarô terapêutico - Lição de Vida

Aquele que tira do Tarô as lições necessárias, naturalmente se modifica e passa a ser um pólo de consecução, de atração do Bem e do Belo, não de forma milagrosa, mas sim porque exercita a Lei de Ação e Reação.

Cada vez que buscamos no Tarô uma informação que nos ajude a mudar o que incomoda, a dar o passo certo no caminho mais apropriado, a equilibrar, ajustar, harmonizar e acertar, estamos infalivelmente curando nossos problemas.

ARCANOS MAIORES Explicados por JUNG 

Carl Gustav Jung (1875 -1961)


A psicologia analítica, desenvolvida por Carl Gustav Jung(1875 -1961) psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica; também conhecida como psicologia junguiana; é a que mais pode contribuir para a orientação teórica deste trabalho.

Isso porque Jung estudou, inclusive, os arcanos do tarô e várias outras formas dos chamados eventos extrafísicos, ou seja, casos que não podem ser comprovados pela ciência tradicional e que não são aceitos pela mesma, sendo consideradas mitos ou inverdades.

Tarôs antigos.

De fato, os eventos analisados por JUNG, como o tarô, a sincronicidade e tantos outros, não poderiam ser comprovados pela ciência empírica, cega as manifestações energéticas do homem e que não o considera como um todo, ou seja, como um ser holístico.

Segundo Jung, além do consciente individual, existe o coletivo, que chega a nós através dos séculos, pelos nossos antepassados (memória genética). Elementos emotivos importantes estão nos arquétipos, em imagens universais, e que todos trazemos dentro de nós como modelos.


As imagens dos arcanos representam os Arquétipos.

Por inconsciente coletivo podemos compreender uma psique mais profunda, comum a todos os humanos e sem distinção de cultura, raça ou religião. Essa psique seria formada por padrões de estruturação da personalidade nas diferentes fases da vida (infância, adolescência, relação conjugal e profissional, velhice, preparação para morte) chamados de arquétipos.

Os pássaros fazem os ninhos por instinto

A explicação dos arquétipos seria a do “modo como os pássaros fazem o ninho, por exemplo, é um código inato, assim como certos fenômenos simbióticos entre insetos e plantas. Da mesma maneira o homem nasce com certo funcionamento, certo padrão que a torna especificamente humano. Este padrão está expresso nas imagens arquetípicas, ou formas arquetípicas”, que se apresentam desenhadas no 22 arcanos maiores do Tarô.


Cada figura dos 22 arcanos maiores pode nos
apontar um fato ou problema e suas possíveis soluções.

Para cada uma das cartas do tarô Terapêutico ( 22 arcanos maiores do Tarô) com cada uma de suas representações arquetípicas, é possível relacionar um ou mais...problemas na vida da pessoa, e mostrar-lhe os possíveis caminhos para chegar a solução.

Este importante meio de demonstração dos arquétipos mundiais, presentes em todas as culturas, nos mitos, contos e religiões de diferentes maneiras, pode ser útil e ajudar a esclarecer processos inconscientes que, na sua maioria, não conseguem ser facilmente acessados pelos clientes em outras terapia.


Escolas de Sábios da Antiga Grécia

MEDITANDO com  o TARÔ

Por todos esses motivos, os arcanos maiores do Tarô também se apresentam como excelente ferramenta de MEDITAÇÃO,um excelente exercício; se você possuir um Tarô; ou hoje em dia, bem fácil você conseguir as gravuras ou figuras necessárias a MEDITAÇÃO com o Tarô,  via net.

Pode ser realizada apenas olhando fixamente as imagens que você vê na carta - uma carta de cada vezuma por semana, ou uma a cada quinze dias, sendo feito a meditação todos os dias, de 5 a 15 min, pelo menos.

O SOL  arcano 19 - Namur

Outra forma é olhando as imagens, meditar no Conselho ou Frase_chave que cada um dos 22 arcanos maiores nos apresentam; neste caso precisa conhecer melhor o assunto.

Em qualquer um dos métodos que escolher, comece pelo Louco (arcano zero) ou pelo Mago (arcano 1) ou pela carta que mais lhe atrair... por exemplo se você está triste,depressivo, ou com problemas urgentes a resolvercomece pelo SOLou opte pelo MUNDOou pela ESTRELA, a TEMPERANÇA...que são cartas lindas e fortes para "levantar o astral", sair da tristeza, fortalecer os corpos.

O Mundo arcano 21 - Mitológico

Para ajudar na solução de problemas opte pelo MAGO, ou a TEMPERAÇA; IMPERATRIZ, PAPISA, o ERMITÃO... lembrando de trocar de arcano a cada semana ou 15 dias...

* Evite fazer o excercício com a Lua, a Torre, o Ceifador ( ou morte), o Ermitão, o Dependurado (enforcado), o Julgamento; se você se achar chateado, triste, depressivo, cansado, com insônia... porque (se você não estiver preparado) poderá piorar a situação...

A Estrela - arc. 17 - Mitológico

Essa "Meditação" ou exercíco, se bem feita, com persistência e consciência; diariamente, pelo tempo indicado acima, além de lhe ajudar a clarear a mente para a resolução de problemas, pois melhora a intuição; ainda pode provocar com o tempo: Expansão da Consciência, podendo-se chegar a atingir a Clarividência e a Consciência Cósmica.(claro que isso com tempo e muita persistência!)


Arcano I do Tarô- O Mago

_ TARÔ _
Um alfabeto simbólico?
Um alfabeto mágico, arquetípicos do ser humano?
diagrama da vida terrestre? mensagem do inconsciente?
uma fonte entre a alma e o espírito? ou será 
um legado de homens sábios? 

O Ermitão-9º Arcano maior do Tarô.

Tarô é autoconhecimento, é terapia,
é psicologia, é meditação;
 é evolução!
A Forma de melhor usá-lo, é você quem decide!

ALGUNS TARÔS ANTIGOS ...

Entre os mais antigos exemplares, encontra-se o 
célebre jogo pintado para a família Visconti-Sforza, 
de Milão, que pode datar dos anos 1430-50.

 

De outro conjunto, conhecido por “Tarot de Charles VI”, 
restaram 17 cartas, conservadas na Biblioteca Nacional de França, 
que parecem datar da segunda metade do séc. XV.
          

As 50 lâminas do Tarô de Mantegna (c.1465) têm um fino 
acabamento gráfico. Suas 5 séries de 10 cartas, porém, 
não mantêm equivalência nem com seu contemporâneo 
Visconti-Sforza, nem com o que hoje se
denomina Tarô Clássico.

 

Etteilla e o seu tarô “egípcio” (1783)


Jean-Baptiste Alliette (1738–1791), ocultista francês, mais conhecido por Etteilla, está entre os primeiros escritores que publicaram livros com regras para utilização do tarô na cartomancia, levando o Tarot para um público amplo, mesmo para os "não iniciados", em 1785. Isso depois que um pastor protestante (suiço/francês) Antoine Court de Gébelin ter publicado a ideia de que "o Tarô era um antigo livro egípcio de sabedoria arcana"; embora não se sabe ao certo de onde veio essa incrível arte de se comunicar com a alma humana!

Em 1791 Etteilla produz seu próprio baralho de Tarô, sendo a primeira pessoa que se tem notícia que torna-se profissional em cartomancia.



Compilado por Geni Mafra Souza.
Dos meus estudos, apostilas, livros e atendimento por mais de 30 anos.

Pesquisado em diversos livros e sites entre eles:

Site de onde são também grande parte das imagens, em especial os conjuntos de cartas do tarô antigo, na pessoa de seu criador Constantino Riemma, a quem sou muito Grata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário