domingo, 11 de março de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Geleia real: para uma saúde de ouro - 3 Produtos de Abelhas e Seus Benefícios

Geleia real



geleia real é produzida por glândulas que ficam nas mandíbulas das abelhas operárias e é um alimento extremamente necessário para manter a abelha rainha viva e garantir a sobrevivência da colmeia.
Contém diversos aminoácidos muito importantes, açúcares, vitaminas e minerais. Por isso, tem sido muito estudada como um importante suplemento alimentar e como potencial auxiliador em diversas doenças.

Benefícios da Geleia Real:

Resultado de imagem para Geleia real: para uma saúde de ouro


  • Ação hipotensora e vasodilatadora, ou seja, diminui a pressão e auxilia a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a passagem do sangue;
  • Redução dos níveis de colesterol sérico;
  • Aumento na produção de colágeno na presença de ácido ascórbico, melhorando a cicatrização e evitando o envelhecimento precoce da pele;
  • Atividade antitumoral (ascíticos – acúmulo de líquido);
  • Alto poder antioxidante, principalmente contra a (peroxidação) oxidação do óleo linoleico (-6), além de eliminar radicais livres;
  • Propriedades imumodulatórias pela produção de anticorpos e proliferação de células imunocompetentes, reduzindo a ocorrência de doenças infecciosas;
  • Auxilia a evitar a fadiga, principalmente após a prática de atividade física, pois diminui o esgotamento de glicogênio na musculatura e aumenta a produção de lactato sérico;
  • Potente propriedade antialérgica;
  • Anti-inflamatório;
  • Potencial promoção da regeneração hepática e proteção citoprotetora sobre os hepatócitos, ou seja, melhoram a saúde do fígado regenerando seu funcionamento normal até a nível celular;
  • Cicatrizante, diminuindo o tempo de cura de feridas, inclusive em pessoas diabéticas e inibindo a exsudação na ferida (liberação de líquido). Para esse efeito, deve-se aplicar a geleia real pastosa sob a ferida.

Recomendação de uso

6mg por kg que a pessoa tenha, ou seja, uma que pese 70kg deve ingerir 420mg por dia, uma pessoa com 90kg deve ingerir 540mg por dia.
geleia real pode ser ingerida na forma pastosa ou em cápsulas, contudo, na forma pastosa deve ser mantida em baixas temperaturas constantemente, sendo indicado manter sempre no congelador.

Contraindicações

O uso da geleia real é contraindicado para pessoas que possuem sensibilidade a produtos com mel ou apresentam qualquer tipo de alergia.

3 Produtos de Abelhas e Seus Benefícios

Resultado de imagem para Geleia real: para uma saúde de ouro

As abelhas são maravilhosas e absolutamente críticas para a vida terrestre, por seu papel essencial na polinização das plantas. Albert Einstein é frequentemente citado dizendo "Se a abelha desaparecer da superfície da Terra, o homem não terá mais do que quatro anos de vida." Recentemente, houve um declínio nos números de abelhas na América do Norte devido a um fenômeno conhecido por Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC). Há muitos fatores sugeridos como causa do DCC, como pesticidas, patógenos e práticas de apicultura, mas nenhum fator isolado mostrou ter consistência suficiente para sugerir ser a única causa. 
Além de seu papel na polinização, as abelhas também nos fornecem maravilhosos produtos nutricionais. Não só a doçura do mel, mas também os enormes benefícios à saúde oferecidos pelo pólen, própolis e geleia real das abelhas. Historicamente, estes produtos de abelhas são altamente valorizados dentro da indústria de produtos naturais, mas atualmente parece que muitos vendedores esqueceram do valor destes alimentos para melhorar a saúde. Aqui está uma breve descrição destes produtos:
  • Pólen de abelhas vem da célula germinativa masculina das plantas em florescência. À medida que a abelha melífera viaja entre as flores, fertiliza a célula germinativa feminina. As abelhas permitem a reprodução de mais de 80% dos grãos, frutas, vegetais e legumes do mundo. O pólen é coletado e trazido até a colmeia, onde as abelhas adicionam enzimas e néctar ao pólen. É importante reconhecer que uma colher de chá de pólen é o fruto do trabalho de oito horas por dia, durante um mês, de uma única abelha.
  • Própolis é a substância resinosa coletada pelas abelhas dos brotos de folhas e cascas de árvores, especialmente árvores da espécie do álamo e coníferas. As abelhas usam o própolis, juntamente com a cera, para construir a colmeia. Própolis tem atividades antimicrobianas que ajudam a colmeia a bloquear a entrada de vírus, bactérias e outros organismos.
  • Geleia real é uma substância espessa e leitosa produzida por abelhas operárias para alimentar a abelha rainha. As abelhas operárias misturam o mel e pólen com enzimas nas glândulas de suas gargantas para produzir geleia real. Acredita-se que a geleia real é um suplemento nutricional útil devido ao tamanho superior da abelha rainha, força, resistência e longevidade comparada a outras abelhas.

História e Uso Popular

O uso de produtos de abelhas para fins medicinais é tão antigo quanto a própria apicultura. Textos chineses de mais de 2000 anos incluem muitas citações de produtos de abelhas. Hipócrates também escreveu sobre eles. O  mel era tão valorizado durante os tempos romanos que era frequentemente utilizado ao invés de ouro para pagamento de impostos.
Dos produtos de abelhas, o própolis era o mais valorizado como agente medicinal. Hipócrates prescrevia própolis para ajudar a cicatrizar feridas, assim como úlceras externas e internas. As abelhas fabricantes de própolis também eram imortalizadas em vasos no Antigo Egito, onde o sinal da abelha frequentemente era entrelaçado com os títulos de reis e usado como tema de ornamentos apresentados como recompensas por conquistas. Os antigos egípcios consideravam as abelhas e o própolis como a fonte de saúde e vida eterna. No século dezessete, própolis era um ingrediente principal de unguentos cicatrizantes na farmacopeia europeia.

Benefícios Nutricionais

Pólen é frequentemente lembrado como o "alimento mais perfeito da natureza." É especialmente rico em proteínas (normalmente contendo 35-40% de proteína total) e é uma proteína completa, significando que contém todos os oito aminoácidos essenciais. Na verdade, o pólen é mais rico em conteúdo proteico do que qualquer alimento de origem animal, e cerca de metade do seu teor de proteína está na forma de aminoácidos livres prontos para serem usados diretamente pelo corpo. O pólen também fornece níveis significativos de vitaminas B, vitamina C, carotenos, minerais, DNA, RNA, numerosas moléculas flavonoides, e hormônios de plantas.
Própolis geleia real têm qualidades nutricionais semelhantes ao pólen, mas níveis consideravelmente maiores de compostos biologicamente ativos. A geleia real contém aproximadamente 12% de proteínas, 5% a 6% de lipídeos, e 12% a 15% de carboidratos.

Pesquisas Científicas

Os benefícios à saúde dos produtos de abelhas são muito aclamados, mas não pesquisados o suficiente. Existem algumas confusões sobre os usos do pólen, própolis e geleia real para promover saúde.
Aplicações Clínicas dos Produtos de Abelhas
Pólen
  • Alergias
  • Suporte antioxidante
  • Aprimoramento de energia
  • Sintomas da menopausa
  • Suporte para quimioterapia e radioterapia
Própolis
  • Resfriado comum
  • Infecções gastrointestinais
  • Aprimoramento imune
  • Anti-inflamatório tópico
  • Infecções do trato respiratório superior
  • Vaginite
Geleia Real
  • Níveis de colesterol elevados
  • Aprimoramento de energia

Pólen

Poucas pesquisas foram realizadas sobre pólen, provavelmente porque as recompensas financeiras para justificar tal investimento são pequenas. As pesquisas que existem são limitadas, mas impressionantes. Por exemplo, estudos em animais mostram que o pólen pode promover crescimento e desenvolvimento; melhorar a qualidade do sêmen; aumentar a porcentagem de fertilidade; proteger contra danos de radicais livres e oxidativos; e proteger contra os efeitos de radiações nocivas, assim como exposição tóxica a solventes químicos.
Em um estudo em humanos, um extrato de pólen também mostrou produzir melhora significativa em sintomas da menopausa (dores de cabeça, incontinência urinária, vagina seca, diminuição da vitalidade) em estudos duplo-cegos. As melhorias foram obtidas mesmo quando os extratos de pólen não produziram efeito estrogênico, uma consideração importante para mulheres que não podem tomar estrogênios de nenhum tipo.

Própolis

O uso primário de própolis tem sido para melhoria do sistema imune e infecções. O própolis tem atividades antimicrobianas inerentes que protegem a colmeia de vírus, bactérias e outros organismos. O própolis mostrou considerável atividade antimicrobiana em estudos in vitro. O própolis também estimula o sistema imune, de acordo com estudos preliminares em humanos. Estudos in vitro e em animais também mostraram que o própolis também exerce algumas propriedades antioxidantes, de proteção hepática anti-inflamatórias, e anticancerígenas.
Um uso principal do própolis é proteção contra e diminuição da duração do resfriado comum. Um estudo preliminar em humanos relatou que o extrato de própolis reduziu infecções do sistema respiratório superior em crianças. Em um estudo duplo-cego de 50 pacientes com resfriado comum, o grupo que tomou extrato de própolis ficou livre dos sintomas mais rapidamente do que o grupo placebo.
As propriedades antimicrobianas do própolis também podem ajudar a proteger contra infecções parasíticas no trato gastrointestinal e infecções vaginais por fungos, baseado em estudos preliminares.

Geleia Real

Algumas pesquisas sobre geleia real encontraram um efeito diminuidor do colesterol. Especificamente, 11 estudos em humanos foram publicados, 8 dos quais eram duplo-cegos. Dos oito estudos duplo-cegos, quatro usaram uma preparação oral e uma forma injetável foi usada nos outros quatro estudos. Resultados de uma análise detalhada dos estudos duplo-cegos indicam que, com as preparações orais, apesar dos resultados do delineamento dos estudos e da falta de padronização com as preparações comerciais usadas, a geleia real pode diminuir os níveis de colesterol total em cerca de 14% em pacientes com elevações moderadas a severas nos níveis de colesterol sanguíneo (valores iniciais variando de 210 a 325 mg/dl). Resultados ainda melhores podem ser observados ao usar produtos de geleia real de qualidade superior.

Recomendações de Dosagem

  • Pólen: normalmente 1 a 3 colheres de sopa por dia
  • Própolis: 100 a 500 mg três vezes ao dia
  • Geleia real: 50 a 250 mg de geleia real uma a duas vezes ao dia

Efeitos Colaterais

Reações alérgicas são os efeitos colaterais mais comuns com produtos de abelhas. Se houver alergia conhecida a árvores coníferas e da espécie do álamo, o uso de produtos de abelhas deve ser evitado. As reações alérgicas podem variar de leves (ex., leve desconforto gastrointestinal) a severas (ex., asma, anafilaxia [choque], sangramento intestinal, mesmo morte em pessoas que são extremamente alérgicas a produtos de abelhas). Nenhuma interação medicamentosa é conhecida.
Resultado de imagem para Geleia real: para uma saúde de ouro
Referências:
FUJII, A.; et al. Augmenation of wound healing by royal jelly (RJ) in Streptozotocin-Diabetic rats.Japan J. Pharmacol. V. 53, p. 331-337, 1990.
GUO, H.; et al. Strutures and properties of antioxidant peptides derived from royal jelly protein. Food Chemistry, v. 113, n. 1, p. 238-245, 2009.
KAMAKURA, M.; et al. Antifatigue effect of fresh royal jelly on mice. J. Nutr Sci. Vitaminol, v. 47, p.394-401, 2001.
KAMAKURA, M; et al. Fifty-seven kDa protein in royal jelly enhances proliferation of primary cultured rat hepatocytes and increases albumin production in the absinee of serum. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 282, n. 4, p. 865-874, 2001.
OKAMOTO, I.; et al. Major royal jelly protein 3 modulates immune responses in vitro and in vivo. Life Sciences, v.73, n.16, p.2029-2045, 2003.
ŠVER, L.; et al.A royal jelly as a new potential immunomodulator in rats and mice. Comp. Immun. Microb. And Infec.Diseases, v. 19, n.1, p.31-38, 1996.
TOWNSEND, G. F.; et al. Activity of 10-hydroxydecemoic acid from royal jelly against experimental leukemia and ascetic tumours.Nature, v.183, p.127-1271, 1959
por Dr. Michael Murray
Por: