domingo, 11 de março de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - CROMOTERAPIA, CORES QUE CURAM - SAIBA OS EFEITOS DAS CORES NO CÉREBRO

USANDO AS CORES COMO TERAPIA DE CURA 


Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A CROMOTERAPIA - CORES QUE CURAM

A forma como nos comportamentamos, a nossa personalidade é, geralmente representada pelo tipo de cores que escolhemos para o nosso vestuário. Também denuncia muito sobre nós, os locais que frequentamos, tal como os alimentos que ingerimos. As cores, interagem com as nossas emoções e sentimentos e não só podem representar estados de espirito, como também podem ser influências benéficas ou maleficas influenciando significativamente o nosso comportamento e estados de espírito.

As cores que vemos são energia

De acordo com Newton, as cores são resultantes das variações de frequência originadas pelas ondas de luz emitidas pela luz solar.

A cor como terapia :

VERMELHO – na cromoterapia esta cor é utilizada para cura de depressões, anemias, fragilidade emocional, auto-estima, problemas nas pernas, e problemas circulatórios.
LARANJA – serve para bloqueios na expressão de sentimentos, doenças dos órgãos reprodutores, problemas na bexiga, infecções em geral.
AMARELO - curar os problemas do aparelho digestivo ( digestões difíceis, úlceras, problemas de trato intestinal).
VERDE - serve para curar dores em geral, problemas respiratórios , asma, bronquiolites.
ROSA – é usado para problemas do coração, bloqueios emocionais, desgostos amorosos.
AZUL – para dores de cabeça, enxaquecas, nervosismo, ansiedade, stress, insónias.
LILÁS –
 serve para curar o cansaço geral, medos, fobias, traumas.

Forma de terapêuticas possíveis com cromoterapia

  • Vestuário (pode escolher a cor das peças de roupa em função dos problemas de saúde, ou do seu estado de espírito. Assim pode ajudá-lo a tratar-se.)
  • Banho de cor. (Escolha a cor ideal para tratar-se utilizando essências e colorantes misturados no banho. É possível adquirir em lojas de produtos naturais, ou locais onde haja produtos exotéricos.)
  • Pintar as paredes de casa. (Podemos pintar apenas uma parede. Escolher a divisão da habitação onde permanece mais tempo e costuma relaxar. Na maioria dos casos será o quarto.)
Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A CROMOTERAPIA - CORES QUE CURAM

Terapias que usam o poder curativo das cores – a cor como terapia de cura

  • Cromoterapia – nesta terapia é feito um diagnóstico e indica as cores que os pacientes mais precisam para fazer a sua cura, seja ela física ou emocional.
  • Light Colour Beamer – esta terapia visa na utilização da cor através de um punho tipo caneta que projecta uma  cor específica, e envia-se um feixe de luz determinado para a parte do corpo que necessita de tratamento. Aura- Soma – Esta é uma terapia que visa a  utilização de frascos pequenos com cerca de 70 combinações de cores. Cada paciente escolhe aleatoriamente as suas cores preferenciais, e as escolhas feitas pelo paciente indicarão ao terapeuta os traços que ajudarão a definir um diagnóstico.)
  • Elixires - A ingestão de água energizada com determinada cor. Consta essencialmente na utilização de garrafas de vidro com determinada cor, com água, que são colocadas à exposição solar, durante 2horas, para energizar a água com a cor correspondente ao chacka, emoções ou doenças a tratar.
  • Cura Energética da Aura. (Terapêutica realizada através da leitura da aura.)
  • Chamas sagradas (Sacred Flames) É uma terapêutica utilizada através do Reiki.

O que dizem as cores sobre a sua personalidade!

Quando optamos por determinadas cores no nosso vestuário, significa que temos evidenciadas algumas características de personalidade específicas. E quando queremos despertar algumas características em nossa personalidade, podemos recorrer ao uso de determinadas cores que despertam essas características na pessoa.
Vermelho – As pessoas que usam vermelho são líderes, entusiastas, motivadoras, impulsivas, com grande espírito de iniciativa, destemidas,impacientes, por vezes um pouco teimosas e com dificuldade em saber quando parar.

Laranja – São pessoas muito artísticas, criativas, extremamente comunicativas, e tem muita facilidade em fazer amigos , sair com os amigos e viajar são as suas actividades favoritas, não se dão bem com rotinas e abominam que limitem a sua liberdade. São pessoas que mantém sempre uma grande jovialidade, e vivem sempre com uma alegria contagiante.

Amarelo – pessoas muito inteligentes, concentradas, funcionam muito bem por objectivos, precisam de se sentir muito desafiadas intelectualmente. São pessoas sérias , muito exigentes consigo próprias e com os outros e que não gostam de errar.

Verde – São empáticos, muito bons ouvintes, carinhosos, cuidadosos. As pessoas adoram desabafar os seus problemas com eles porque sentem facilmente uma grande confiança. Estão sempre prontos a dizer uma palavra amiga. Calmos, pacientes, são, por vezes, um pouco lentos a realizar as suas tarefas.

Rosa – São doces, meigos, adoram exprimir os afectos, gostam do toque e de se sentirem amados. Adoram agradar e estão muito atentos à opinião das outras pessoas sobre eles. Muitas vezes envolvem-se em causas humanitárias. Para eles, as pessoas e os afectos vêm sempre em primeiro lugar.

Azul Indigo – São corajosos, justiceiros, activos, inspiram outras pessoas à mudança, muito rápidos nas suas decisões, não gostam de ordens e não gostam de seguir rebanhos. São muito autónomos e muito independentes e um pouco intolerantes com as pessoas que passam a vida a queixar-se.

Violeta – São originais, criativos, sonhadores e idealistas, sentem-se muito diferentes da maioria das pessoas. Têm uma perspectiva muito profunda da vida e são muito pouco ligados aos bens materiais. São pouco ambiciosos e muitas vezes sofrem de preguiça e de falta de persistência.

Branco – São pessoas que transmitem calma, serenidade, paz e que trazem até às outras pessoas uma visão mais clara sobre as suas vidas. São pessoas que têm vidas com situações bastante desafiantes e mesmo até extremas para que sirvam de exemplo e de inspiração a outras pessoas com processos de vida semelhantes ao seu.

Dourado – As pessoas que prezam a verdade e a transparência acima de tudo, com uma personalidade muito forte, gostam de sentir que têm a sua vida nas suas mãos. Sabem perfeitamente quem são e têm alguma dificuldade em assumir uma opinião diferente da sua.
Preto – São pessoas desconfiadas, que sentem a necessidade de se proteger. Pessoas fechadas, com dificuldade em pedir ajuda e que gostam de chamar atenção pela diferença. Não gostam de sistemas nem de estruturas pré-concebidas.

CROMOTERAPIA - SAIBA OS EFEITOS DAS CORES NO CÉREBRO

 Cromoterapia: saiba o que é?



















Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde. 

Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia.

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A CROMOTERAPIA - CORES QUE CURAM


Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.
A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina. O vínculo da Medicina ao Egito data de 2800 a.C. com IMHOTEP, considerado o Pai Universal da Medicina, pois foi ele quem escreveu os primeiros livros de Medicina, em rolos de papiros. E também foi ele quem fundou a primeira Escola de Medicina.

        



































Séculos mais tarde, Hipócrates (460-377 a.C.), médico grego, esteve no Egito estudando a matéria Médica com os sacerdotes-médicos, durante três anos. De retorno a Cós, sua cidade natal, fundou a primeira Escola de Medicina da Grécia e elaborou o Juramento Médico baseado nos escritos de Imhotep.
   Também o tratamento médico com o uso de cores iniciou no Egito, conforme pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro La Médicine des Pharaons, onde relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.
   Então, podemos dizer que a Cromoterapia nasceu no antigo Egito; adormeceu milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura.
   Diversos foram os pesquisadores do uso das cores, dos quais citamos:

   JOHN OTT - Médico e Diretor do Instituto Sarasota - Flórida/USA, que pesquisou o efeito das cores sobre tumores cancerosos. Autor do livro Health And Light;

   DINSHAH GHADIALI - Médico indiano, residente em New Jersey/USA, que estruturou a Cromoterapia em bases científicas. Autor de uma Enciclopédia, em 3 volumes, sobre a utilização das cores nas doenças;

   NIELS FINSEN - Médico em Copenhague, Dinamarca.
   Autor do livro Propriedades Actínicas da Luz do Sol. Fundou o Instituto da Luz para a cura de pacientes com tuberculose. Realizou curas surpreendentes em cerca de dois mil pacientes com a aplicação da Cromoterapia, recebendo o Prêmio Nobel, em 1903;

   RENÉ NUNES - Jornalista, Conferencista e Professor, de Brasília - Brasil (falecido em 1995), que se dedicou à pesquisa e aplicação da Cromoterapia em mais de dez mil pacientes, obtendo grande índice de recuperação. Autor de diversas obras, das quais cito Cromoterapia Técnica. Foi o grande divulgador da Cromoterapia como ciência médica-energética no Brasil e no exterior.

   Define-se Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.

   As 7 cores do Espectro são:

       - VERMELHO
       - LARANJA
       - AMARELO
       - VERDE
       - AZUL
       - ANIL
       - VIOLETA

A Cromoterapia está fundamentada em três ciências:
Medicina- A arte de curar;
Física- Ciência que estuda as transformações da energia, em especial no capítulo dedicada à natureza da luz: sua origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, freqüência e velocidade;
Bioenergética- Ciência que demonstra a existência do corpo bioenergêtico, analisando a energia vital.

A Cromoterapia traz benefícios aos portadores de qualquer disfunção, começando por aliviar as dores e finalmente pela recuperação dos pacientes, na maioria das doenças.
   Salienta-se a eficácia da Cromoterapia no tratamento da ENXAQUECA, doença que atinge um terço da população mundial adulta, conforme estatística da OMS (Organização Mundial de Saúde). A causa principal da Enxaqueca é energética (entrada de energia cósmica pela região occipital), mas pode estar aliada a uma disfunção orgânica como tensão pré-menstrual, má digestão, sinusite, problemas de visão, obstrução das carótidas que conduzem o sangue até os neurônios, compressão das vértebras da coluna cervical, etc...
   A Cromoterapia faz o equilíbrio do fluxo energético e trata a causa física, eliminando a dor e restabelecendo a saúde após uma série de aplicações, numa média de dez a quinze.
   A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

Vejam como as cores influenciam até nos alimentos:
Espero que tenham gostado, se sim, por favor compartilhem com seus amigos. Saúde e bem estar é importantíssimo!