sábado, 6 de janeiro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - GEOTERAPIA OU ARGILOTERAPIA - A CURA PELA TERRA


Geoterapia ou Argiloterapia 


Geoterapia ou Argiloterapia - 
Cura pela Terra.

  A Argiloterapia, também conhecida como Geoterapia, pode ser definida como a arte de cuidar da saúde utilizando a argila como elemento-chave; é o uso da terra na medicina natural, para fins terapêuticos.

Geo vem do grego -gê, ês- que significa "terra" e terapia vem do latim therapia e do grego therapeía, no sentido de cuidados, atendimento, tratamento.

Rápido Histórico:


Possivelmente a terra foi o primeiro de todos os remédios, desde que o homem existe.
Hipócrates, antes de Cristo, 
já usava argila.
Há milhares de anos atrás já se conheciam e se confiavam nos seus efeitos curativos.
Os conhecimentos da suas propriedades e seus benefícios foram obtidos através de observações das condutas dos animais que feridos ou com mal estar,mergulhavam na lama melhorando as regiões problemáticas. Até hoje muitos animais fazem isso!
Numerosas civilizações antigas ( egípcios, chineses, árabes, assírios, babilônios, hindus, e mesmo índios das américas) se beneficiaram das qualidades da argila. 

Hipócrates, (460-380 a. C.) médico grego, considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila em seus trabalhos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Assim é que a argila tem seu emprego como terapia em tempos que antecede a era Cristã, o próprio Cristo a empregou na cura do cego. 
“...Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva
e colocou-a sobre os olhos do cego...”João 9 vers. 1

O médico e físico Galeno (130-200 d. C.) descreveu os efeitos terapêuticos da argila, por isso alguns registros sobre o assunto o referenciam como pai da geoterapia. Além de médicos/cientistas, filósofos como Plínio, Paracelso, Aristóteles tbém fizeram, uso desta técnica. Mas foi graças a Gandhi (que tbém era um adepto) e alguns naturopatas do início do século XX, que importantes registros foram deixados sobre tratamentos com argila.

  Enfim, hoje a medicina redescobriu que a geoterapia pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.

A  ARGILA

O que é a Argila?
A argila é formada pela alteração ou metamorfose de certas rochas, formando outras rochas: as rochas sedimentares, compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas, e pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.

Argila em cores
De que é composta a Argila?

Apresenta composição rica em sais minerais, como quartzo e mica, acompanhados de magnésio, ferro, feldspato, potássio, sódio e cálcio bastante semelhante à do corpo humano; e ainda titânio, cobre, zinco, alumínio, níquel, manganês e lítio...

COMO AGE E PARA QUE É USADA  A  ARGILA?
Derramados sobre a pele da região que se pretende curar, os minerais da argila são absorvidos e passam a atuar em várias frentes, regenerando as células, agindo como antiinflamatórios e estimulando a drenagem linfática; sendo indicada por médicos contra inflamações, infecções e até tumores; por ter grandes poderes radioativos e eletromagnéticos.

 É muito usada também nos tratamentos de beleza e cosméticos. Mas,o grande mérito da argila é fortalecer as defesas do corpo.Isto explica por que a argila é uma substância quase universal para o tratamento de inumeras doenças e um agente de desintoxicação e regeneração física.

Como  argila é usada? 
Pode ser ingerida (uso interno) ou aplicada no local,( uso externo).

Uso Interno:
Em pó dissolvida nágua ( observando-se sempre as qtidades, indicações e a necessidade ou não de decantação); em pílulas ou comprimidos.
É indicada para doenças do aparelho digestivo, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo, alergias.

Em forma de pasta 
é aplicada no corpo.

Uso Externo:


Em pó misturado em água e acrescentado (se necessário, também dependendo das indicações) ervas, chás ou óleos essenciais, formando pasta e sendo colocada diretamente no corpo do pacientena parte onde se apresenta disfunção, através de cataplasma, compressas, emplastros, banhos com a argila fria ou quente... conforme a necessidade. É antiinflamatório; anti-séptico; absorvente; anti-infeccioso; anti-traumático; cicatrizante; anti-tumoral; anti-tóxico; emoliente; refrescante; tonificador, vitalizante

Quanto tempo dura a sessão e qual a média de aplicações?
O ideal é fazer as sessões com intervalos de 7 a 10 dias entre cada uma, variando o tempo de aplicação de 15 min (as locais) ou 30 min até horas (2 a 3 hs no máximo). Sempre conforme o caso pois há situações, como dores fortes na coluna, esporão calcâneo, entre outros que podem ser feitas todos os dias e até duas vezes ao dia, por toda semana.
*Lembrando também que, em crianças menores, o tempo deve ser reduzido para 05 a 10 min.

A solução permanece agindo no organismo  por mais de dois ou três dias após cada sessão.

Durante a sessão a pessoa se sente muito bem, pois a argila é realizada a temperatura corporal ambiente.
* É muito importante  beber bastante água, pelo menos oito copos por dia, durante três a quatro dias após cada sessão, já que a água ajuda no processo de drenagem das toxinas e limpeza do organismo

Em forma de cataplasma 
para pequenas partes.

O uso da argila tem alguma contra-indicação?
Segundo Raymond Dextreit, autor do livro -"A argila que cura"- é preciso tomar algumas precauções:
- a argila utilizada nos tratamentos deve ser estéril e virgem,
não conter nenhum aditivo industrial, 
- *não ser manipulada com metal (a não ser o aço-inox) ou plástico, e não aquecer  no microondas
- não ser aplicada em feridas abertas e em paciente que tenha feito uso recente de bebidas alcoólicas ou tabaco.

Alguns autores ainda aconselham:
 - no caso de se aplicar na região do ventre ( plexo solar-caso da medicina chinesa ou alternativa ) deverá ser feito uma hora e meia aduas horas antes ou depois das refeições.
Também é importante * não aplicar na região do coração na pessoa que possui marca-passo.( ou submetida a cirurgia cardíaca, conforme o caso);
evite usar  argila se estiver tomando antibióticos.
- Outros ainda não recomendam que mulheres durante o período menstrual ou durante a gravidez, e pacientes muito debilitados, sejam submetidos a este tratamento.

*Nunca se reaproveita a argila. Se houver doença contagiosa, enterrar profundamente e distante de moradias.

Tipos de argila
As diferenças entre os tipos de argila dependem da sua composição em minerais, o que lhes confere diferentes cores, propriedades e aplicações.
Vejamos:
 

Argila verde - fria -
dissipa energias.
ARGILA VERDE ou Montemolinorita_
Este nome deriva de Montmorillon, França, onde o medicamento mineral foi identificado pela primeira vez. De pH neutro, é rica em silício e diversos oligoelementos( como todas as demais) Efeitos:esfoliante suave, desintoxicante e adstringente.
Segundo a medicina chinesa, a argila verde é friatem poder de dissipar energia; mais indicada em casos crônicos; tem ação mais lenta e profunda; trabalha nas profundezas trazendo para fora processos internos.


A Força e o Calor da
Argila Vermelha

ARGILA VERMELHA:
Rica em silício e ferro. Efeitos: regulador e tensor.
Segundo a medicina chinesa: a argila vermelha é quente, é mais indicada para depressão e debilidade, para casos agudos porque a absorção é mais rápida, se bem que é mais superficial; ela ativa a circulação, expande energia e traz vitalidade ao corpo.

Argila branca -caulim
 é abundante.

ARGILA BRANCA ou Caulim
Abundantes do topo da crosta terrestre (até 10 metros de profundidade). É uma argila composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. É rica em silício e alumínio. Possui um pH muito próximo da pele. Efeito: revitalizador, regulador de queratina, e aumenta a oxigenação das áreas congestionadas.

ARGILA PRETA:
Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânioEfeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor, desintoxicante e renovador celular.

Argila preta é rara e
 poderosa na renovação celular.

As menos comuns

ARGILA AMARELA:
Rica em silício, alumínio, ferro e potássio. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele, sendo adequada para peles secas e frágeis. Ativa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo. Efeitos: desinfiltrante, anti-inflamatória, adstringente, efeito tensor e desintoxicante.

ARGILA CINZA ou Wilkinita :
Contém aproximadamente 60% de silício, o que faz com que tenha grande afinidade com a água.
Possui tbém alumínio. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante. Eficaz para inchaços e edemas. Tem pH alcalino.

Argila cinza-cicatrizante

ARGILA ROSA
A argila rosa é a mais suave de todas as Argilas. É a mistura da argila branca com a vermelha. Consegue agregar o que existe de melhor na argila vermelha mesclando isso com a suavidade da argila branca. É indicada para peles sensíveis, delicadas. Efeitos: possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Vitaliza a peledevolve a luminosidade natural, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele.


- Argila Rosa -
 a mais suave e delicada.

ARGILA MARROM:
Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio. Efeitos: desinfiltrante, adstringente, equilibrador, revitalizador e desintoxicante.

Argila marron também rara.

ARGILA BEJE :

É a mistura da Argila Marrom com a Argila Branca. Desta forma ela incorpora de forma mais suave às propriedades das duas argilas.

A argila bege.

E, ultimamente estão sendo usados outros dois tipos de argila muito importantes:


ARGILA ALARANJADA
É uma argila de cor quente, com efeito tônico que ativa a circulação periférica. Ótima para distúrbios intestinais pois estimula a digestão.Como o intestino é a área das memórias emocionais, o uso dela na região umbilical favorece a desintoxicação fisiológica e também emocional: eliminando as mágoas, repressões e medos. Essa cor representa a felicidade, vitalidade, movimento. Estimula atitudes e iniciativa.

A quente e estimulante
Argila Alaranjada

ARGILA ROXA/VIOLETA
É uma argila refrescante, calmante e com ação rejuvenescedora. Equilibrante e analgésica; usada principalmente,  no pescoço e cabeça (nuca e fronte) traz aconchego, auxilia na transcendência de pensamentos negativos, densos, que geram indecisões e angustias, já que essa é a cor da transcendência, individualidade e da transformação.

A importante  transcendência
 da Argila Violeta

No meu trabalho, uso da Geoterapia sozinha; com massagens; ou aliada ao Reiki ou Respiração (Renascimento) com excelentes resultados, pois se a pessoa Respira ou recebe Reiki, de modo especial enquanto a argila age, pode-se esperar uma resposta bem superior do organismo ao tratamento.
_____  ***  _____
Pesquisado e compilado por geni mafra souza
Compilado de minhas aulas e apostilas de Renascimento
e Terapias Alternativas_Aromaterapia.

Fonte principal

- O Poder da Argila MedicinalMEDEIROS-Graciela M.da S. de, Nova Letra- Gráfica e Editora,
    Blumenau, 2013.
- Guia Prático de Terapêutica ExternaCAMPOS -Dr José Maria, Cultrix/Pensamento, SP, 1999.
A saúde pela argilaMASSON - Robert, editor: Litexa Editora, 1984.
Argila medicinal, CLAUDINO, Hilton, Editora Elevação, São Paulo, SP, 2010

Com o auxílio dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário