terça-feira, 22 de agosto de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - QUIROPRAXIA Conhecendo um pouco mais...

QUIROPRAXIA

Conhecendo um pouco mais...

Imagem relacionada

O que é a Quiropraxia?

A Quiropraxia é um recurso terapêutico conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) em que se dedica principalmente ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nas articulações, músculos, tendões
e nervos.

Como surgiu?

A manipulação do corpo humano visando o restabelecimento da saúde e bem-estar foi praticada por diversos povos da antiguidade, mencionada até por Hipócrates e médicos da Grécia antiga. Mas a descoberta da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer em 1895. O termo Quiropraxia é derivado de duas raízes gregas:Quiros (mãos) e Práxis (exercer, praticar), ou seja, “praticar com as mãos”.

Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?

▪ Dores de cabeça, pescoço e tensões musculares.
▪ Dores na coluna lombar, nervo ciático e Hérnia discal.
▪ Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.
▪ Restrições à movimentações, DORT/LER...

Qual a causa desses problemas?

As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do corpo, principalmente da coluna vertebral percam seu alinhamento ou movimento normal. Esses distúrbios funcionais da coluna vertebral podem levar conseqüências como descrito na linguagem dos quiropraxistas pelo termo subluxação. O objetivo é encontrar as subluxações (desalinhamentos) das vértebras para poder ajustá-las no lugar devido.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito após uma entrevista específica (anamnese) e exame clínico que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos, neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados. Estas dados são fundamentais para o tratamento apropriado.

Como é realizado esse tratamento?

O objetivo do tratamento com a Quiropraxia é de conservar o Sistema neuro-músculoesquelético sem a utilização de nenhum medicamento ou procedimento cirúrgico. Por meio de técnicas manuais, incluindo o ajuste ou a manipulação articular, exercícios e orientações posturais, os quiropraxistas visam reduzir as dores e tensões proporcionando uma movimentação normal ou ideal. O tratamento é feito com objetivo de corrigir e previnir problemas articulares. Normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

Quanto tempo dura o tratamento e a recuperação?

O início do tratamento requer mais sessões que podem ser diariamente ou até mesmo 3 vezes na semana, mas geralmente ocorre redução da freqüência conforme o resultado apresentado e a melhora dos sintomas do quadro clínico. É normal que muitos tratamentos durem entre um e quatro meses, mas o objetivo é que a recuperação aconteça no menor tempo possível. Vale lembrar que o tempo de recuperação depende de vários fatores como: idade, estilo de vida, duração do problema, alimentação, atitude e cooperação na prevenção.

Foto de mulher recebendo tratamento de quiropraxiaA Quiropraxia pode ser aplicada em pacientes de que idade?

Independente de jovem ou velho, criança ou adulto, as vértebras da coluna podem se encontrar desalinhadas ou desviadas, o que faz uma compressão nos nervos causando disfunções articulares e outros desequilíbrios significantes para saúde. A Quiropraxia vem melhorando a qualidade de vida das pessoas da 3° idade freqüentemente, pois os pacientes acima de 65 anos correspondem simplesmente uma média de 15% das pessoas atendidas em consultório.

Imagem relacionada

Que benefícios ela pode trazer para as mulheres?

Muitas mulheres que fazem Quiropraxia pela 1° vez para corrigir disfunções nas vértebras ou principalmente para tratar dores na região da coluna lombar ficam felizes com o alívio das dores menstruais também.

A Quiropraxia é ideal para melhorar a performance atlética?

Tratamentos regulares de Quiropraxia podem fazer realmente a diferença entre a 1° e a 2° colocação. Um grande número de quiropraxistas estão cuidando de atletas de elite e equipes esportivas, como por exemplo nos Jogos Pan-Americanos de 2007, nos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atlanta.

Quais os sintomas mais comuns apresentados? E esse tratamento de “quiro” pode ser aplicado no trabalho?

Quando a coluna vertebral sofre desalinhamentos, o que provoca distensão dos ligamentos e músculos, surge o grande problema para o paciente, pois pode provocar o fechamento dos espaços entre as vértebras, pressionando os nervos que passam no local e dificultando o fluxo nervoso. E tendo em vista qualquer tipo de profissão, a Quiropraxia devolve o funcionamento normal da coluna comprometida pela má postura ou esforços que exercem sobre o corpo. Muitas empresas oferecem esses serviços para saúde de seus funcionários.

A Quiropraxia é realmente boa para manutenção da saúde? Como ela é vista em relação à medicina atual?

Sim. Existe muita eficácia com ajustes manuais, contudo as interferências são removidas permitindo que o Sistema Nervoso tenha pleno estado de equilíbrio (chamado de “Homeostase”), assim a quiroprática não visa o tratamento de doenças isoladamente. Milhares de pessoas em toda parte do mundo recebem os maravilhosos benefícios do tratamento de Quiropraxia com a finalidade de melhorar a qualidade de vida. Atualmente, a Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área de saúde, na América do Norte e Europa, sendo a segunda em posição, superada apenas pela Medicina.

Técnicas Complementares – Não têm esse nome a toa!

Resultado de imagem para QUIROPRAXIA Conhecendo um pouco mais...

Existe certa confusão por parte dos pacientes e até mesmo de alguns Quiropraxistas quanto às técnicas de Quiropraxia que lidam diretamente com lesões, doenças, etc.

Comento exaustivamente que a base da Quiropraxia e seu objetivo é Encontrar e Remover as Subluxações (ou Complexo de Subluxação Vertebral Cid 10 M99.1). O que dizer então das incontáveis técnicas que tratam lesões e que foram criadas por Quiropraxistas?  Essas são as chamadas Técnicas COMPLEMENTARES de Quiropraxia, ou seja, que agregam uma nova proposta para complementar o atendimento, visto que muitas pessoas procuram a Quiropraxia para se livrarem de dores, tendinites, e outras condições que podem nem sempre são causadas por subluxações.

Todas as técnicas que têm como o objetivo o eixo da Quiropraxia (encontrar e remover subluxações) são de estudo e aplicação exclusivas de Quirorpaxistas, enquanto que essas modalidades complementares são abertas para os diversos profissionais da área da saúde.

O importante não é o fato de um Quiropraxista agregar técnicas complementares ou não ao atendimento, mas sim o fato de ter em mente e de explicar ao paciente a diferença entre esse complemento que busca aliviar a condição de queixa do paciente e os procedimentos exclusivamente Quiropráticos que buscam corrigir as subluxações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário