terça-feira, 16 de maio de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - Faça em casa banhos naturais para espantar de vez o cansaço

BANHOS RELAXANTES

Resultado de imagem para Benefícios dos banhos relaxantes

As plantas utilizadas nos banhos possuem substâncias que atuam no bem-estar e relaxamento
Sabe aqueles dias que você chega em casa esgotado depois de uma longa jornada de trabalho e/ou estudo? Pois bem, essa realidade está cada vez mais presente na vida das pessoas, sobretudo pelo fato das atribulações no trabalho e na própria vida pessoal exigirem muito esforço.
Para relaxar e esquecer um pouco dos problemas, que tal apostar no poder curativo das plantas, preparando banhos relaxantes?
Assim como o preparo dos chás, os banhos têm o poder de trazer o bem-estar para o corpo, sobretudo pela maioria das plantas que são utilizadas possuírem substâncias que atuam diretamente na área que está necessitando de atenção. Dessa forma, uma série de benefícios podem ser agregados a prática. Para tanto, conheça um pouco mais sobre o poder desses banhos.

Benefícios dos banhos relaxantes

Resultado de imagem para Benefícios dos banhos relaxantes
Antes de preparar qualquer tipo de banho de teor relaxante é imprescindível saber qual a erva certa que deve ser usada. Elas podem oferecer benefícios no que diz respeito a eliminação de dores de cabeça, aliviar o estresse e a ansiedade, acabar com dores musculares e ainda trazer melhora para o seu sono.

Banho relaxante de boldo e ipê-roxo

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 1 folha de boldo;
– 1 folha de ipê-roxo;
– 1 folha de laranjeira;
– Pau de canela;
– 1 rodela de maçã;
– 1 folha de louro.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, aqueça a água sem deixar que ela ferva, logo em seguida, desligue o fogo. Adicione todos os ingredientes e deixe descansar por vinte minutos. Para acelerar o processo de infusão das ervas, deixe o recipiente tampado. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todos os ingredientes, para que sobre apenas a água.
Na hora do banho, despeje o líquido preparado em todo o seu corpo, começando pela cabeça. Enxague com água em abundância.

Banho de sálvia, manjericão e canela

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 3 ramos de sálvia;
– 3 ramos de manjericão;
– 3 pedaços de canela em pau.

Modo de Preparo

Com a ajuda de uma panela, coloque a água para esquentar jogando todos os ingredientes na sequência. Antes que a água comece a borbulhar, desligue o fogo e deixe que a mistura repouse por cerca de 20 minutos. Deixe o recipiente tampado durante esse tempo. Ao fim do processo, pegue uma peneira e remova todas as ervas usadas no preparo, deixando apenas o líquido.
O ideal é que a temperatura do banho esteja um pouco morna, por isso, você pode começar a tomar seu banho normalmente, deixando a mistura esfriando mais um pouco. Assim que a água do banho medicinal estiver em temperatura agradável, despeje tudo sobre o seu corpo. O ideal é que comece na altura dos ombros.
Resultado de imagem para Benefícios dos banhos relaxantes