terça-feira, 18 de abril de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que é Yin Yang… - O significado do símbolo Yin e Yang

O que é Yin Yang…
Imagem relacionada
Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão, e é representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa, apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz  muito fraca, é o yin.  
Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas, e achar o equilíbrio entre elas é essencial.
A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - SER LIVRE É NÃO CARREGAR CULPAS E MAGOAS - SEM CULPASSignificado de Yin
Ying é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Ele fica do lado esquerdo da esfera, na cor preta.
Significado de Yang
Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. Está representado pelo lado direito da esfera.
VAMOS ENTÃO CONHECER COM MAIORES DETALHES UM POUCO DA LINGUAGEM DO CORPO….
As alterações do corpo podem ainda causar desequilíbrio da condição interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:
Pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.
Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.
Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sanguínea anormal.
Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excretórias, bem como do sistema nervoso.
Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor. Assim como esses, muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. 
Em alguns casos são simples sinais de alerta para pequenas alterações, em outros, porém, podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequilíbrios que não sabemos ou não admitimos ter.
Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimentação, repouso e atividades em níveis equilibrados, procurando conhecer o melhor possível nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer. Da cabeça aos pés, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebem um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções. 
Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes. Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento crônico pode transformar-se em seu corpo, através das reações químicas comandadas pelo corpo:

O significado do símbolo Yin e Yang









Quem não conhece este símbolo, não é? O Yin e Yang é um conceito criado pela sábia filosofia chinesa. Com a popularidade que ganhou no ocidente, diversos significados foram atribuídos a ele, mas poucas pessoas sabem qual é o seu significado original, mesmo porque não é um conceito simples de entender.  
Se você conseguir captar a essência deste significado terá nas mãos um dos conhecimentos mais preciosos para compreender o funcionamento dos fenômenos universais.O Yin e Yang representam o equilíbrio dinâmico da flutuação cíclica incessante que sustenta o ritmo fundamental do universo.Entenderam alguma coisa? Hehehe! Palhaçada, né! Vamos tentar explicar isso melhor!Primeiro é importante que nós não confundamos a palavra equilíbrio com ausência de movimento, pelo contrário, nada está completamente em repouso, sem ação. 
O que acontece é que alguns movimentos estão em harmonia com o processo em curso e outros não. Esses movimentos que não estão em harmonia causam o desequilíbrio.Todos os fenômenos naturais parecem apresentar um movimento que nunca para, e é esse movimento constante que faz com que os fenômenos existam. Por exemplo, todos os seres vivos vivem porque estão constantemente trocando matéria e energia com o ambiente. Se esse movimento de troca, de vem e vai de matéria e energia cessa, o ser vivo morre. Nossos órgãos fazem isso, estendem e contraem-se. 
Os astros no universo fazem isso, se uniram tanto que ouve a grande explosão do Big Bang, agora estamos expandindo, até o momento em que todos os planetas e estrelas se comprimirão novamente.É como se tudo que existe fosse constituído por duas extremidades, que são chamadas de “polos arquetípicos”. Esses polos fixam os limites para os ciclos de mudança, ou seja, quando o fenômeno chega a um polo, parte para o outro, e esse vem e vai nunca termina, é incessante!
Outro ponto importante para entendermos é que esses polos opostos não pertencem a diferentes categorias, mas são polos de um único todo, são complementares! Um só existe porque o outro existe. Por isso na imagem do símbolo vemos um ponto de um dentro do outro. Nada é apenas Yin ou apenas Yang, todos os fenômenos são uma manifestação da oscilação continua entre eles. Todas as transações ocorrem gradualmente numa progressão ininterrupta. 
É esse fluxo cíclico interminável que mantém todos os fenômenos que conhecemos em funcionamento.Para ficar mais claro, vamos ver algumas características atribuídas ao Yin e ao Yang:
O “bem” não é Yin nem Yang, mas sim o equilíbrio entre eles! O “mal” acontece quando o fluxo entre os polos entra em desequilíbrio.É essa a base do pensamento chinês; todos os aspectos naturais, tanto os do mundo físico quanto os psicológicos e sociais, exibem padrões cíclicos. É com este conceito que age a medicina chinesa. 

Se alguém está doente é porque há um desequilíbrio em seu organismo. 
O médico chinês busca restaurar o equilíbrio Yin e Yang do corpo.
O Yin e Yang nos ajuda muito a perceber o que está levando nossa sociedade a ter tantos problemas. Nos tempos de hoje, a humanidade tem dado muito mais valor às características Yang do que às Yin. 

Temos privilegiado o que é racional ao invés do intuitivo, a competição ao invés da cooperação, o dinheiro ao invés dos sentimentos. Nosso mundo está em desequilíbrio. Não precisamos ser Yin nem Yang, precisamos ser os dois! O problema é que temos sido muito mais Yang do que Yin. Precisamos restaurar o equilíbrio entre os polos, revendo nossos valores e atitudes, deixando nossas ambições um pouco de lado para enxergarmos também princípios de bondade, amizade, tranquilidade e paz que muita gente tem esquecido.