sexta-feira, 28 de abril de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O PODER DOS MUDRAS - PARA UMA VIDA EQUILIBRADA

Á PRATICA DOS MUDRAS TRÁS EQUILÍBRIO EM TODOS OS SENTIDOS!



Mudras

( um guia prático  )





Ganesha Mudra 


Ativa o quarto chakra ( coração ) . Fortalece conexões interpessoais, coragem, auto – confiança . A cor vermelha e o elemento fogo.

Ushas Mudra 


Ativa segundo chakra ( sexual ) . Equilibra sistema hormonal, concentra e nutre a energia sexual e a eleva através chackras superiores. Aqueçe o corpo. Estimula a criatividade, desperta a mente.

Pran Mudra 


Ativa o chakra base. Gera auto – confiança, vitalidade , diminui fatiga, acalma os nervos e melhora a visão. Aperfeiçoa clareza mental, estabiliza a mente. Gera coragem para começar novos projetos.

Shunya Mudra  


Melhora audição , cura dores de ouvidos e outros males do aparelho auditivo. Ajuda a superar o passado, melhorar relacionamentos, e a perdoar.

Kubera Mudra  


Mudra devocional, dedicado à Kubera ,o Deus hindu da riqueza. Gera tranqüilidade, auto –confiança e repouso. É usado em conjunção com visualização para materializar desejos e ajudar a tomar decisões. Elimina mucosidade.

Uttarabodhi Mudra  


Conjura a energia espontânea e brilhante do planeta Uranos. Usado para incitar novas idéias e inspiração. Atua no sistema nervoso, condução de prana no organismo e também nos pulmões. Conecta mundo espiritual e matéria.

Shakti Mudra  



Mudra devocional, dedicado à Shakti, manifestação da energia vital e Divindade Tantrika que representa o feminino . Tem efeito calmante e aumenta atividade na parte baixa do sistema respiratório. Combate insônia. Relaxa o pélvis, alivia cólicas. A cor verde.

Mukula Mudra 


Regenera o prana. É usado diretamente sobre a parte do corpo que necessita de cura , fortalecimento ou relaxamento. Da mesma forma, alivia dor. Usado em conjunção com visualização cromática e pranayama ( respiração ) .

Shivalinga – Mudra devocional. 

Shiva é parte da tríade de Divindades fundamentais do hinduísmo; representa a força transformativa e destrutiva do Universo. Divindade Tantrika que simboliza e força masculina. Também é fundador do Yoga e protetor dos Yogis. Shiva cria as condições necessárias para que o novo surja, através da destruição do velho, criando assim as pré - condições necessárias à continuidade da vida no Universo. O Mudra pode ser usado contra cansaço, insatisfação , inquietação, depressão. Promove a cura física através da Luz Divina.

Kalesvara Mudra 

Devocional, dedicado à Kalesvara, Divindade que rege o tempo. Ajudar superar vícios e criar novos hábitos. Ajuda a encontrar soluções, estimula a memória e tirar a mente do passado. Acalma a mente.

Atmanjali Mudra 


Cria harmonia, equilíbrio, repouso, silêncio, paz. Equilibra os hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Expressa reverência, gratidão, e auxilia a prece e meditação. Acalma a mente e gera clareza mental. Esse Mudra deve ser feito na altura do Chakra do Coração.

Dhyana ( ou Samadhi ) Mudra 


O estado de hiper – consciência pode ser alcançado através da meditação, contemplação, e identificação com a Unidade Suprema ( somos Deus nesse momento... ) Esse Mudra é feito com as duas mãos ou apenas a esquerda. Deve servir como uma âncora que lhe conecta com Divino.

Apan Mudra 



Esse Mudra ajuda na remoção de toxinas do corpo, e auxilia o fígado e o sistema urinário. Apan Mudra também tem o poder de equilibrar a mente . Fomenta paciência, calma, confiança, equilíbrio mental, e harmonia. Ajuda em encarar novos desafios, e a realizar desejos.

Kundalini Mudra – 

A mão esquerda forma a base do Mudra, a direita forma a parte superior. Esse Mudra simboliza a unificação do ser individual e o Cosmos. É associado com a união das polaridades energéticas do corpo , o despertar da kundalini ; com as práticas Tântricas. 

Uma advertência 

Provocar o movimento de ascensão da kundalini sem a liberação dos chakras superiores pode acarretar sérios problemas físicos e emocionais. Em termos biológicos, o corpo humano está predisposto a esse processo gradual entre a idade de 40 aos 42 anos. 
Esse fenòmeno é sinalizado pela oposição do planeta Uranus ao Uranus natal no Mapa Astrológico Natal da entidade. Nas mulheres, esse fenômeno bem sucedido acarreta na liberação do chakra da garganta. Nesse momento mulheres tendem a tomar seu poder e manifestar a sua vontade no mundo. 
Para os homens, o despertar da kundalini implica na liberação do chakra do coração. Homens se tornam mais confortáveis com seus sentimentos e com seu lado feminino. 
O deslocamento e desdobramento temporário da energia sexual da serpente pode acarretar uma natural perda da potência sexual, especialmente para os homens. Isso é completamente temporário! O intuito desse processo é “espalhar” a “Luz Líquida do Sexo” ( veja bibliografia ) por todo o corpo. 
A partir daí, o ato sexual é sentido de forma integrada à energia Cósmica, e os seres passam a ser capazes utilizar todos os centros energéticos do corpo no ato sexual .
E recomendável usar esse Mudra durante essa época, assim como outros Mudras energizanters, dado que esse processo pode acarretar em exaustão total do corpo físico, assim como outros sintomas tais como pânico, depressão e ansiedade. 
Para se aprofundar melhor no assunto recomendo:

“Liquid Light of Sex “ – Barbara Hand Clow, Bear & Co, 1996
“Kundalini and the Chakras” – Genevieve Lewis Paulson , Llewellyn Publications, 2002


Garuda Mudra 


Garuda é uma figura mitológica presente nos mitos do hinduísmo, originariamente uma águia. Pássaro solar brilhante como o fogo, é a montaria do deus Vishnu, que é ele próprio de natureza solar. Garuda é Nagari, inimigo das serpentes ou Nagantaka, destruidor de serpentes.
Deve ser usado numa sequência progressiva à altura do primeiro, segundo, e terceiro chakra.
Garruda Mudra é muito poderoso e deve ser praticado na dose certa. Estimula a circulação, revigora os orgãos e equilibra o prana. Relaxa e alivia dores menstruais, dores de estômago e dificuldades respiratórias. Ajuda invigorar a exaustão física e flutuações emocionais. Não deve ser usado por pessoas com pressão alta, a não ser com supervisão de um terapeuta.

Tse Mudra 

Esse mudra é usado para eliminar o medo ou tristeza excessiva; atrair boa sorte e alegria, aumenta o magnetismo pessoal e aumentar poderes da intuição e da mente. 
Coloque ambas as mãos no quadril; segure a respiração e forme o mantra OM na sua mente sete vezes e ao mesmo tempo sinta a vibração do som no ouvido direito. A seguir expire profundamente, abra as mãos e sinta todas as preocupações, medos, e infelicidades deixando o seu corpo.

Lotus Mudra 


Esse Mudra pertence o chakra do coração e simboliza a pureza. Amor, compaixão, afeição, comunicação são parte desse centro. Pratique esse Mudra se você se sentir explorado, sugado, mal entendido, ou só. Se abra para o Poder Divino e receba o que necessita – e muito mais.



Boa prática ... aproveitem!


Bibliografia :

“Aprendendo 49 importantes Mudras e os Cinco Raios Secretos”
Grande Fraternidade Branca do Brasil, 2003

“Mudras & Hand Synbolism – The Power of Mudras “
Luxamore, 2003 – http://www.indotalisman.com/

“Mudras – Yoga in your Hands”
Gertrude Hirschi – Samuel Weiser, Inc. 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário