sexta-feira, 3 de junho de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ESTRESSE: O ASSASSINO SILENCIOSO - 10 maneiras de afastar o estresse

ESTRESSE - PORQUE SOMOS TÃO ESTRESSADOS?





art by Marco Brambilla


E o que é estresse? Não há ainda uma definição para o mesmo nos compêndios de patologia médica. É o dicionário Aurélio que nos diz que o estresse (em bom português) é "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase" (equilíbrio).

Hoje o termo estresse é amplamente usado na linguagem atual e nos meios de comunicação. Designa uma agressão, que leva ao desconforto, ou as conseqüência desta agressão. É uma resposta a uma demanda, de modo certo ou errado.

Segundo a colocação dada ao estresse por este autor, num congresso realizado em Munique, em 1988, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar". (...)


O Que Provoca o Estresse ?

São os grandes problemas da nossa vida que, de modo agudo, ou crônico, nos lançam no estresse. Diversos pesquisadores notaram que a mudança é um dos mais efetivos agentes estressores. Assim, qualquer mudança em nossas vidas tem o potencial de causar estresse, tanto as boas quanto as más. O estresse ocorre, então, de forma variável, dependendo da intensidade do evento de mudança, que pode ir desde a morte do cônjuge, o índice máximo na escala de estresse, até pequenas infrações de trânsito ou mesmo a saída para as tão merecidas férias.

Certos eventos em nossas vidas são tão estressantes, que caracterizam a situação de trauma (lesão ou dano) psíquico. Recentemente as ciências mentais reconheceram uma nova síndrome, batizada de Distúrbio de estresse pós-traumático, uma verdadeira doença, pertencente ao estudo da angústia.


(...) vejam-se os crescentes índices de violência urbana e as suas vítimas, que vivem quadros de desespero permanente, quando não atendidos adequadamente em serviço psiquiátrico de reconhecida competência na área. Bombas, acidentes automobilísticos ou aéreos, desabamentos, assaltos com extrema violência, sequestros prolongados, estupros, etc. são causas comuns do distúrbio de estresse pós-traumático. O tratamento costuma ser demorado, mas tende a um bom prognóstico.

(...) Assim, reconhece-se que o estresse tem três fases, que se sucedem quando os agentes estressores continuam de forma não interrompida em sua ação:

A fase aguda
Esta é a fase em que os estímulos estressores começam a agir. Nosso cérebro e hormônios reagem rapidamente, e nós podemos perceber os seus efeitos, mas somos geralmente incapazes de notar o trabalho silencioso do estresse crônico nesta fase.

A fase de resistência
Se o estresse persiste, é nesta fase que começam a aparecer as primeiras consequências mentais, emocionais e físicas do estresse crônico. Perda de concentração mental, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíacas, suores frios, dores musculares ou dores de cabeça frequentes são os sinais evidentes, mas muitas pessoas ainda não conseguem relacioná-los ao estresse, e a síndrome pode prosseguir até a sua fase final e mais perigosa:

A fase de exaustão
Esta é a fase em que o organismo capitula aos efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.

Problemas Causados pelo Estresse
O estresse pode ser causador e/ou agravador de uma série de doenças, que vão da asma, às doenças dermatológicas, passando pelas alérgicas e imunológicas; todas elas relacionadas de alguma forma à ativação excessiva e prolongada do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Na área do sistema digestivo, é sabido por todos que o estresse pode desencadear desde uma simples gastrite, até uma úlcera: o famoso cirurgião Alípio Corrêa Neto, da USP e da Escola Paulista de Medicina (hoje Universidade Federal de São Paulo), dizia que se alguém afirmasse, há 20 anos atrás, que a úlcera péptica era psicossomática (leia-se somatoforme), ririam dele; hoje, se deixasse de dizê-lo, ririam dele.
Mas, é principalmente a nível de coração, ou mais precisamente, a nível das coronárias, que o estresse pode ser um matador silencioso. 




Outros sintomas


No campo clínico (somático) os distúrbios ainda ditos 'neuro-vegetativos' são comuns: quadro de astenia (sensação de fraqueza e fadiga), tensão muscular elevada com cãibras e formação de fibralgias musculares (nódulos dolorosos nos músculos dos ombros e das costas, por exemplo), tremores, sudorese (suor intenso), cefaléias tensionais (dores de cabeça provocas pela tensão psíquica) e enxaqueca, lombalgias e braquialgias (dores nas costas e nos ombros e braços), hipertensão arterial, palpitações e batedeiras, dores pré-cordiais, colopatias (distúrbios da absorção e da contração do intestino grosso) e até dores urinárias sem sinais de infecção.

O laboratório clínico fornece outros detalhes indicativos da intensa ativação patológica no estresse: aumento da concentração do sangue e do conteúdo de plaquetas (células responsáveis pela coagulação sangüínea), alteração do nível de cortisol, alterações de catecolaminas urinárias e alterações de hormônios hipofisários e sexuais, além dos aumentos de glicemia (açucar no sangue) e colesterol, este por conta do LDL, ou o 'mau colesterol'.

Sintomas psíquicos

Os problemas ansiosos com a sintomatologia clínica, além de irritabilidade, fraqueza, nervosismo, medos, ruminação de idéias, exacerbação de atos falhos e obsessivos, além de rituais compulsivos, aumentam sensivelmente. A angústia é comum e as exacerbações de sensibilidade com provocações e discussões são mais freqüentes.

Do ponto de vista depressivo, a queda ou o aumento do apetite, as alterações de sono, a irritabilidade, a apatia e adinamia, o torpor afetivo e a perda de interesse e desempenhos sexuais são comumente encontrados.
Existem também as "fugas", que todos conhecemos. Quando não se apela para a auto-medicação com ansiolíticos (um perigo!), a pessoa refugia-se na bebida e mesmo no consumo de drogas ilícitas de uso e abuso, além de aumentar a quantidade de cigarros fumados, quando for fumante.

São estas as condições da derrocada à qual o estresse leva a pessoa, principalmente quando esta tiver uma personalidade hiperativa.




Como Diminuir o Estresse ?

Em um excelente artigo sobre estresse, principalmente no trabalho (e a maior parte de nós trabalha), o psiquiatra Cyro Masci sugere medidas profiláticas iniciais, secundárias e terciárias. Mas, em resumo, quando possível, devemos parar para pensar; para nos darmos a liberdade de termos um tempo para refletir sobre cada um de nós e seus esquemas pessoais, familiares, sociais, de trabalho, de estudos e até econômico-financeiros. Devemos reformular a vida, procurando reduzir as áreas geradoras de estresse. Um bom psiquiatra pode nos ajudar nesta tarefa.



10 maneiras de afastar o estresse


O estresse é prejudicial não só para sua saúde, mas também afeta as relações com nossos entes queridos. Mas você pode deixá-lo de lado com atividades muito simples. Confira estas dicas.


Muitas vezes haverá a necessidade de uso concomitante de um tratamento medicamentoso, geralmente através dos modernos antidepressivos serotoninérgicos (ISRS) com ou sem ansiolíticos e/ou beta-bloqueadores por um tempo definido: começo, meio e fim.

Quando já existe um quadro orgânico instalado, desde uma simples gastrite a asma ou alteração cardiorrespiratória, a busca de atendimento clínico é fundamental. A correção da alteração clínica é imprescindível. E esta pode ir de um simples a complexo tratamento ou resumir-se somente às necessárias mudanças do modo de viver, incluindo lazer ou uma pequena prática esportiva constante (porque não uma caminhada diária?, que faz bem a qualquer um de nós).
Mas, a principal atitude ainda é um alerta ao modo de viver e de trabalhar com as vivências e com as emoções que a vida nos proporciona. E aí está verdadeira e milenar sabedoria.


  • Vivemos em um ritmo acelerado e parece que faltam horas no dia para podermos completar nossos afazeres. O trabalho, a casa, as tarefas das crianças, as finanças da família, a saúde e até mesmo fatores como o trânsito ou o clima, adicionam estresse a nossas vidas, o que afeta a saúde, pois há irritabilidade, cansaço e mau humor; danificando todo o tempo de qualidade que passamos com nossos entes queridos.
    Para evitar que a tensão arruíne sua vida, lhe ofereço dez conselhos superfáceis que irão lhe ajudar a relaxar:
  • Medite

    A meditação é uma série de exercícios que levam a um estado de concentração absoluta e a afastar qualquer pensamento, para nos concentrarmos na respiração, na contemplação de um objeto, uma imagem ou na repetição de uma frase positiva. Uma boa ideia é dar-se alguns minutos sozinha para meditar, seja no conforto de sua casa ou em um parque; inclusive você pode reservar alguns minutos no trabalho ou, se puder e preferir, matricular-se em uma aula de ioga ou meditação. Depois disso com certeza você irá se sentir muito mais tranquila.
  • Ouça música

    A música tem um grande poder, por isso, se você estiver à beira de um ataque de nervos, coloque suas músicas favoritas e você verá como a tensão diminui rapidamente. O melhor desta atividade é que você pode realizá-la praticamente em qualquer lugar, seja no carro, transporte público, em casa e até mesmo no trabalho, pois cada vez mais é comum ver os funcionários com fones de ouvido. Foi comprovado que a música melhora a produtividade. Então, coloque ritmo a sua vida.
  • Dance

    Além de ouvir música, dançar ao ritmo de sua música favorita é outra atividade para reduzir o estresse. Se você estiver em casa, aumente o volume e pratique seus melhores passos. O melhor é que, além de se acalmar, você com certeza irá contagiar os outros membros da família com sua energia, e isso irá acabar em um bocado de diversão.
  • Pratique exercícios

    Sim, é cansativo e dá trabalho ser constante, mas melhora sua saúde, ajuda você a entrar em forma e melhora seu estado de ânimo graças às endorfinas que você libera ao se exercitar. Então quando você estiver muito brava, triste ou estressada, pratique qualquer esporte, faça uma rotina simples ou saia para correr, e você verá como os pensamentos negativos vão embora com o suor.
  • Caminhe

    Se você se sentir estressada, dê um passeio tranquilo por algum parque ou uma área tranquila perto de sua casa. Às vezes, estar trancados quando estamos muito mal-humorados só piora o sentimento, mas ao dar um passeio e respirar ar fresco o desconforto desaparece, seja estando sozinha com seus pensamentos ou saindo com alguém para poder conversar.
  • Leia

    Os livros nos fazem esquecer os problemas diários e nos transportam para outros mundos nos quais não há crise econômica, não existe o chefe irritante, as crianças são uns anjinhos e os afazeres desaparecem. Portanto, sempre que tiver um tempinho, talvez no trajeto do trabalho e voltando para casa (se você utilizar transporte público), antes de dormir ou um pouco nos finais de semana, pegue seu livro favorito e desfrute de muitas histórias. Se tiver a oportunidade, acompanhe sua leitura com uma bebida quente e veja como sua tranquilidade volta magicamente.
  • Faça carinho no seu cachorro

    Acredite ou não, ter um animal de estimação ajuda a reduzir os níveis de estresse, pois, de acordo com alguns estudos, os cachorros podem servir como suportes emocionais, e ao acariciá-los ou ter contato direto com eles nossa tensão arterial diminui. É comum também que quem tenha animal de estimação converse com ele, sem medo de ser repreendido ou ouvir sermões, e talvez ao falar possamos encontrar a solução para os problemas ou desabafar e, além disso, demonstrar ao nosso bichinho o quanto o amamos.
  • Aprecie a paisagem

    Existe algo mais perfeito do que o que foi feito pela mãe natureza? A beleza de uma árvore, uma flor, um animal, um rio, pode ser extremamente tranquilizante e contemplá-los nos dará um alívio imediato.
  • Respire fundo

    Pode parecer um conselho muito simples, mas você deve tentar. Quando sentir o estresse em cada parte do seu corpo, pare, respire fundo durante um ou dois minutos, e pronto. Isto acontece porque ao encher os pulmões de ar, a pressão arterial diminui e o estresse é liberado.
  • Abrace seus entes queridos

    Não há melhor maneira de terminar o dia do que com carinho sincero de nossa família. Se algo lhe deprime, abrace-os ou demonstre a eles seu carinho. Esse contato fará com que os problemas pareçam menores do que são e os rostos irritados se tornem sorrisos, pois nada é tão forte e relaxante quanto o amor de sua família.
    Quando sentir que você não aguenta mais, pois teve um dia pesado, siga alguns desses conselhos simples e tudo voltará ao normal. Mas conte-nos, como você costuma relaxar?
    Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 Formas de alejar el estrés, de Lizette Morante.
DR. VLADIMIR BERNIK, Médico psiquiatra
Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm