sábado, 21 de maio de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 12 Benefícios do Chuchu – Para Que Serve e Propriedades - MARAVILHOSO VAMOS COMER CHUCHU...

Chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão!

Chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão!

Apesar de ser conhecido como um alimento “sem graça”, o chuchu possui muitos benefícios medicinais que podem ser aproveitados com a sua ingestão ou com o consumo do chá. Com sabor muito suave, seus benefícios envolvem o emagrecimento, o tratamento da pressão alta e o equilíbrio da vitamina C no organismo. Resistente às diversas variações climáticas, o chuchu cresce bem em qualquer lugar onde é plantado, e é facilmente encontrado em diferentes regiões do Brasil.

Chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão!

Propriedades medicinais do chuchu
Tanto a polpa como a semente, as folhas e os brotos, são ricos em nutrientes, mas os três últimos possuem grandes concentrações de aminoácidos e vitamina C. Possui ação diurética e, na forma de chá, o chuchu é eficaz no tratamento de problemas cardiovasculares, além de ser usado como anti-inflamatório. O chá feito com as folhas combate a hipertensão, mantendo a pressão arterial sob controle.

Resultado de imagem para Chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão!
 

Propriedades do chuchu

Cru, o chuchu pode ser esfregado em feridas para que essas não deixem marcas, tendo propriedades cicatrizantes. Rico em fibras, o chuchu é essencial na alimentação, uma vez que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, além de ser um alimento com baixo valor calórico, ajudando àqueles que desejam emagrecer.

Além disso, o chuchu é rico em vitaminas A, C e do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e outros. Possui propriedades antioxidantes, estimulantes, fortalecedoras e diuréticas. Seu consumo é benéfico no fortalecimento dos ossos, no combate à fadiga e depressão, além de evitar o envelhecimento precoce da pele.

Como preparar o chá de chuchu?
O chá de chuchu pode ser preparado com o miolo de cinco deles. Em 1 litro de água, coloque os miolos do chuchu e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe no fogo por mais, aproximadamente, vinte minutos em fogo brando. Coe e deixe esfriar, consumindo durante todo o dia, de três em três horas.


Com as folhas, também pode ser preparado o chá, excelente para tratar a pressão alta. Use a proporção de quatro folhas para cada litro de água. Coloque a água e as folhas em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe por mais aproximadamente dez minutos, desligando o fogo em seguida. Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. O chá pode ser consumido várias vezes ao dia.
As saladas são as receitas que mais marcam presença nas dietas. Com promessas de baixa caloria e pouca representatividade para o ganho de peso, o chuchu pode ser um alimento que ajuda na manutenção do peso, além de garantir sabor diferenciado às receitas. Descobrir para que serve e quais são as suas propriedades ajuda na montagem do cardápio, além de favorecer à ingestão adequada de todos os nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo. Não subestime a funcionalidades desse alimento que é caracterizado por muitas pessoas como apenas “sem gosto”, fique por dentro dos benefícios do chuchu e abuse de suas propriedades medicinais e convenientes para a boa forma.
Rico em água, o chuchu é um ingrediente barato e que pode ser facilmente incorporado à alimentação, independente da faixa etária. Ele é combinado com carnes ou apenas folhas e saladas de modo geral. Os benefícios do chuchu são justificados pela presença de diversos nutrientes, e estes podem ajudar não só a saúde, mas também na manutenção de peso. Ao consumir 100 gramas de chuchu, você estará adicionando apenas 20 calorias ao seu cardápio, o que pode ser um argumento mais que convincente para a adoção desse alimento. Ele ainda é livre de colesterol, contém baixo percentual de gorduras saturadas, e suas fibras dietéticas podem contribuir com o equilíbrio do sistema digestório. As vitaminas também são excelentes promotoras da saúde, principalmente quando aliadas a minerais nutritivos.

Informações nutricionais do chuchu

Porção de 100g de chuchu cozido:
Energia24 calorias
Carboidratos5,1 g
Proteínas0,6 g
Gorduras0,5 g
Fibras2,8 g

Benefícios do Chuchu – Para Que Serve

Veremos a seguir os principais benefícios do chuchu, entendendo para que serve exatamente com relação a saúde e boa forma.

1- Intestino

Muitas pessoas sofrem com funcionamento irregular da flora intestinal, e além de conter muita água, o que beneficia o sistema digestório, os benefícios do chuchu ainda garantem a redução de impactos causados por prisão de ventre. Ele é rico em fibras, e exercícios abdominais podem auxiliar no estimulo à eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo. A unidade do chuchu pode conter quase 4 gramas de fibras, o que é mais que 10% da porção diária recomendada.

2- Manutenção de peso

Se você deseja ficar de olho nos números que aparecem na balança, saiba que o chuchu pode ajudar você a prevenir o aumento das medidas. Essa funcionalidade ocorre devido à porção de água e fibras contidas no chuchu. As fibras oferecem saciedade e induzem à eliminação de radicais livres e toxinas que podem causar inchaços abdominais e desconfortos. O chuchu pode ser uma opção para lanches, já que não possui muitas calorias, ajudando não só na preservação do corpo atual, mas também favorecendo o controle de ingestão calórica, apoiando em dietas de perda de peso, principalmente se houver a combinação de alimentação saudável com a prática de exercícios físicos regular.

3- Diabetes

As fibras dietéticas ajudam não só no bom funcionamento do intestino, mas também pode ajudar no equilíbrio de açúcar na corrente sanguínea. Os benefícios do chuchu podem ser especialmente úteis para diabéticos, pois ele pode auxiliar na prevenção de ocorrência de hipo ou hiperglicemia.

4- Sistema cardiovascular

Os benefícios do chuchu servem também para contribuir com a saúde de seu coração. Ele é fonte de Folato, que pode ser identificado como uma vitamina de complexo B, a qual age na prevenção de acúmulo de homocisteína, aminoácido que, se houver excesso, pode gerar diversos prejuízos. Ele pode reduzir a possibilidade hipertensão, além de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais, derrames e demais doenças cardíacas. O Potássio contido no chuchu ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Esse benefício é muito importante para gestantes.

5- Treinos mais intensos

Se você estiver bem, os seus treinos terão qualidade superior, por isso, sabendo que a vitamina C contribui com a redução de fadigas, o chuchu, como fornecedor desta, pode ser funcional para que você se sinta melhor disposto para as atividades físicas. Se você se mantiver saudável e com “gás” para um treino de melhor qualidade, você queimará mais calorias, levantará cargas maiores, o que beneficiará a redução de peso e hipertrofia. Uma excelente opção para lanche é o omelete de chuchu, pois pode garantir porções interessantes de proteínas e gorduras a serem utilizadas como fonte energética.

6- Tireoide

O chuchu é apontado como funcional para ajudar aquelas pessoas que lidam com dificuldades de controle de peso devido a desequilíbrios como hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Os nutrientes do chuchu podem ajudar a manter níveis estáveis de Iodo, o qual pode contar com o apoio do Cobre, assim, controlando a produção e absorção de hormônios. O Zinco pode auxiliar no controle de ganho de peso, pois controla a conversão de T4 em T3.

7- Pele

Se você busca benefícios estéticos, saiba que o chuchu pode ajudar na ação de hormônios importantes para a saúde dos tecidos. Ele contém Zinco, que é um mineral que auxilia no controle da oleosidade da pele. O benefício ainda se estende para o tratamento de manchas de pele.

8- Osteoporose

O chuchu é fonte de vitamina K, promotora da saúde dos ossos, junto ao Cálcio, podem atuar na prevenção de osteoporose e doenças que atingem os ossos e articulações.

9- Anemia

De olho no fortalecimento do corpo, a vitamina C contida no chuchu pode favorecer o seu sistema imunológico, o que ajuda no fortalecimento do corpo, evitando casos de anemia. É importante adotar não só uma dieta voltada para objetivos estéticos, pois o corpo deve se manter saudável, por isso, consumir o chuchu regularmente e aliado a outros alimentos ricos em nutrientes pode prevenir quadros de anemia.

10- Memória

O condicionamento físico desse mantido em excelência, mas é fundamental manter a mente saudável, para que a execução de atividades de raciocino e logica não sejam comprometidas, por isso, o chuchu pode convencer novamente de ser mantido na dieta, pois ele é rico em vitamina B6, a qual contribui positivamente para os exercícios de memorização. Com uma boa memória, você poderá melhor controlar seu cardápio, não esquecerá os horários das refeições, os exercícios, e do descanso. O chuchu pode ser conveniente para a prevenção e controle de doenças como o Alzheimer.

11- Cãibra

Esse é um desconforto que atinge muitas pessoas, principalmente em treinos com movimentos mal executados. Pode ser difícil de imaginar para que server o chuchu na hipertrofia, mas ele pode ser importante para a saúde dos músculos, evitando cãibras. Os efeitos positivos são garantidos pelo Magnésio, mineral funcional para a prevenção desses incômodos.

12- Câncer

A vitamina C, nutriente fundamental para um corpo forte, permite que o chuchu seja reconhecido como contribuinte para a prevenção de tumores cancerígenos. A composição do alimento permite que o corpo se mantenha protegido contra os radicais livres. É dito que o chuchu contém até 17% da porção de vitamina C que é recomendada para ingestão diária.
Contraindicações
O consumo de chuchu não possui contraindicações na literatura.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Por Natália Petrin em Vegetais

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar