sábado, 21 de maio de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - CHÁ VERDE E SEUS BENEFÍCIOS

FAZ BEM A SAÚDE...
O chá verde tem se tornado uma bebida muito popular em todo o mundo por causa de seus benefícios de saúde imensamente poderosos.
O segredo do chá verde está no fato de ele ser rico em polifenóis, principalmente em uma substância chamada de epigalocatequina galato (EGCG). O EGCG é um poderoso antioxidante responsável pela maioria dos benefícios da bebida.
Se você não tem o hábito de beber chá verde, a hora de mudar é agora. Principalmente em razão desta época do ano, onde o frio do inverno lhe convida para uma boa xícara de chá.
E se o frio não é o bastante, confira 10 benefícios espetaculares que o chá verde pode fazer pela sua saúde.
1. Evita o acúmulo do mau colesterol nas artérias e ajuda a prevenir contra doenças cardiovasculares.
2. Retarda o crescimento do câncer de mama. Uma nova pesquisa publicada no mês passado na revista Experimental Cell Research, descobriu que o chá verde inibe o metabolismo celular em tumores de câncer de mama.
3. Aumenta a taxa em que a gordura é queimada em seu corpo. Segundo estudo realizado pela Universidade Tufts, Nos EUA, O chá verde ativa genes da queima de gordura no abdômen, acelerando a perda de peso em 77%.
4. O chá verde, aparentemente, ajuda a regular os níveis de glicose, retardando o aumento repentino de açúcar no sangue depois de comer. Isso pode evitar altos picos de insulina e armazenamento de gordura.
5. O EGCG é 200 vezes mais potente que a vitamina E quando o assunto é destruir os radicais livres que danificam a pele. Isto ajuda a reduzir rugas e outros sinais de envelhecimento.
cha02
6. Retarda a deterioração causada pela doença de Alzheimer e Parkinson. Estudos realizados em ratos mostraram que o chá verde protege as células do cérebro de morrer e restaura as células cerebrais danificadas.
7. Estudos sugerem que a catequina, antioxidante presente no chá verde, pode destruir bactérias e vírus que causam infecções de garganta, cárie e outras doenças dentárias.
8. Teanina é um aminoácido encontrado naturalmente em folhas de chá. É esta substância que proporcionar um efeito relaxante e tranquilizante ao corpo.
9. Antiviral e antibactericida. As catequinas do chá são fortes agentes antibacterianos e antivirais que os tornam eficazes para tratar de tudo, desde a gripe até doenças cardiovasculares.
10. Em um estudo de abril de 2010, publicado no Cancer Prevention Research, mostra que o EGCG foi um dos responsáveis por suprimir o crescimento de células de câncer de pulmão.

Consumo

A maioria dos estudos científicos recomendam beber três xícaras de chá verde por dia. Insira gradualmente o chá verde em seu hábito alimentar até chegar a quantidade recomendada. Lembre-se, manter o equilíbrio é essencial na alimentação.

Efeitos nocivos?

Até o momento, o único efeito colateral negativo do chá verde encontrado pela ciência foi a insônia, principalmente em razão da bebida conter cafeína. No entanto, o chá verde contém menos cafeína do que o café, podendo ser consumida dentro dos padrões recomendados.
ALERTA:

O chá verde é um poderoso aliado da boa saúde. Mas, algumas pessoas devem consultar um médico antes de inclui-lo na dieta. "O uso do chá não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas. Ele pode interagir com alguns remédios comumente ingeridos por esse grupo de pessoas"Mas, como sempre, é preciso procurar um médico para analisar se o consumo é permitido.

O jeito certo de fazer


É muito fácil preparar o chá-verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar. 

Gostinho bom

Para deixar o chá-verde mais gostoso, coloque nossas dicas em prática: 

1. Na hora de preparar o chá-verde, não exagere na dose da erva. Use 1 col. (sopa) rasa para 1 litro de água - fica menos amargo. Só depois que você se acostumar ao sabor, acrescente mais uma colher para a mesma quantidade de água. 

2. Preparar o chá-verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá mais gostosinho. Ou, ainda, pingue algumas gotas de limão no chá pronto. 

3.
 Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.
OS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE 
1- Acelera o metabolismo 

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. "São propriedades que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras", diz a nutricionista Daniela Jobst. De acordo com a nutricionista, a recomendação diária, nesse caso, varia de cinco xícaras a um litro. Mas para obter os resultados de perda de peso, o consumo deve levar no mínimo três meses seguidos. "A temperatura do chá não interfere no resultado, podendo ser quente ou fria", explica. 

2- Protege o coração"O chá verde ajuda a proteger a saúde do coração, diminuindo as chances da formação de coágulos nas artérias, graças aos flavonoides que carrega"", explica a nutricionista Daniela Jobst. Os flavonoides também mantêm as artérias mais flexíveis, suavizando os impactos das constantes mudanças da pressão arterial. Para sentir esse efeito, é necessário consumir ao menos três xícaras da bebida por dia. 

3- Bebida antienvelhecimento 

Por ter um poderoso efeito antioxidante, o chá verde impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células. "Nutrientes como carotenos, vitaminas C e E, presentes nas folhas, favorecem a elasticidade da pele e previnem as rugas"

4- Reduz o colesterol ruim 

Um estudo feito pela Universidade do Paraná mostrou que pessoas que tomam chá verde têm mais chances de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue, o LDL, se comparadas as pessoas que não consomem a bebida. Segundo o estudo, o chá verde sozinho não deve ser usado como medida para o controle do colesterol, mas deve ser um aliado de uma alimentação com baixo teor de gorduras saturadas e grande quantidade de vitaminas e minerais.  
5- Fortalece o sistema imunológico

O chá verde contém polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. "Todas essas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos"

6- Protege contra o câncer

A prevenção contra o câncer é outro benefício do chá verde. "Além da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células aconteça de maneira desregular, o chá verde é rico em bioflavonoides. Essas duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores"
Esse resultado foi observado em um estudo feito pela Universidade do Estado de Luisiana, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, pacientes diagnosticados com câncer de próstata que tomaram quatro cápsulas por dia de um ativo denominado Polifenol E - um montante equivalente a cerca de 10 xícaras de chá verde tiveram uma redução na proliferação de células cancerígenas em até 30%.  

7-Afasta a depressão

Segundo um estudo publicado American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que tomam chá verde com frequência estão 44% menos propensas a ter depressão. Essa propriedade está ligada ao aminoácido chamado theanina, encontrado no chá verde e que tem efeito tranquilizante. De acordo com os cientistas, é preciso tomar de três a quatro xícaras do chá diariamente para observar tal proteção.