quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Quais as causas da irritação vaginal e como tratá-la de maneira natural

A irritação vaginal pode surgir devido a muitos fatores, que podem ir desde uma infecção até uma alergia. Graças a estes remédios naturais, podemos aliviar e diminuir os seus sintomas.


Um dos problemas mais comuns que toda mulher pode experimentar em qualquer uma das etapas de sua vida é a irritação vaginal.
Trata-se de um sintoma bastante incômodo que pode surgir acompanhado de maus odores, vermelhidão e dor dependendo da causa que a origine.
A região íntima está protegida por uma flora microbiana que se encarrega de manter a umidade para eliminar as bactérias prejudiciais e prevenir possíveis infecções.
A alteração do fluxo vaginal pode desenvolver irritação e, como consequência, diversas condições que podem ser bastante incômodas.

Quais são as causas da irritação vaginal?

A pele da vulva e da vagina é mais delicada e vulnerável do que a das outras partes do corpo, fato pelo qual existe um maior risco de desenvolver diversas condições.
A irritação pode surgir por culpa de uma infecção, uma alteração do pH vaginal ou a alergia a diversos componentes, como os químicos presentes nos produtos de higiene ou o látex dos preservativos.

Vaginose bacteriana

Bacterias
Uma das causas mais comuns é conhecida como vaginose bacteriana (VB) a qual ocorre por um crescimento excessivo de bactérias na vagina, originando sintomas incômodos como ardor, irritação e um corrimento de cor amarelada que pode ter um odor forte.

Cândida albicans

A candidíase vaginal é outro tipo de infecção que ocorre por um fungo chamado Cândida albicans; consiste na proliferação de leveduras na vagina, o que gera um corrimento espesso e esbranquiçado com um forte odor de pão.
Na maioria dos casos ela causa irritação na parte interna e externa, e provoca uma incômoda sensação de coceira e ardor.

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Um dos sintomas que alertam a respeito de uma doença sexualmente transmissível é a irritação vaginal.
Embora esta seja a sua origem apenas em uma pequena quantidade de casos, o melhor a fazer é consultar um médico para evitar possíveis complicações.

Menopausa

Durante a menopausa ocorre uma série de mudanças hormonais que afetam de forma direta a região vaginal, ao alterar o seu pH e causar ressecamento.
Neste caso, é necessário obter ajuda médica para receber um tratamento que permita equilibrar os hormônios para impedir a irritação e reduzir os riscos de infecção.

Alergias

Absorventes
O uso de produtos químicos alergênios é uma causa muito comum da irritação vaginal. Eles podem estar presentes em artigos como:
  • Papel higiênico perfumado
  • Sabonetes e detergentes
  • Produtos desodorantes íntimos
  • Lenços umedecidos
  • Absorventes externos e internos

Remédios naturais contra a irritação vaginal

No caso de infecções ou DSTs, é importante consultar um especialista para receber um diagnóstico preciso antes de dar início a qualquer tipo de tratamento.
A nível geral, existe uma série de remédios caseiros que podem ser úteis para aliviar os sintomas e combater as bactérias de forma natural.

Arnica

Arnica
Esta planta tem uma poderosa ação anti-inflamatória que favorece a cicatrização da pele para aliviar a coceira e a dor.

Como utilizá-la?

  • Prepare uma infusão com as folhas ou o extrato da planta e aplique de forma externa.

Calêndula

A calêndula é um dos melhores remédios para aliviar os problemas associados à região íntima. Ela conta com um efeito antibiótico que ajuda a prevenir e combater as infecções para aliviar as possíveis dores e a inflamação.

Colo utilizá-la?

  • Devemos fazer lavagens vaginais externas com o líquido resultante da sua infusão.

Hamamélis

As propriedades anti-inflamatórias desta planta podem diminuir a coceira e o ardor na região vaginal enquanto combate a infecção.

Como utilizá-la?

  • Deve-se umedecer um pedaço de algodão ou um pano com água de hamamélis e passar nas áreas externas afetadas.

Iogurte com probióticos

Iogurte
O consumo e a aplicação de um iogurte natural com probióticos é um dos melhores remédios para aliviar a irritação.
Este tipo de cultivo bacteriano saudável ajuda a diminuir os agentes patogênicos prejudiciais para restaurar o pH natural da flora vaginal.

Para levar em conta…

Embora muitas mulheres ainda sintam uma certa vergonha na hora de tratar condições relacionadas à sua saúde íntima, é fundamental consultar um médico quando sentir este tipo de incômodo.
A vagina é bastante delicada e deve ser cuidada de forma adequada para evitar o desenvolvimento de doenças e sintomas de maior gravidade.







Um comentário:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir