domingo, 12 de outubro de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Melão - vitamina A,C, B e Potássio - Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos

Melão - vitamina A,C, B e Potássio




 MELÃO (Cucumis meio)
  
Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém:
Calorias - 31 kcal
Proteínas - 0,85 g
Gorduras - 0,15 g
Vitamina A - 2800 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg
Vitamina C
  
B. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS Emoliente, Alcalinizante, Diurética, Laxante, Mineralizante, Calmante, Antilítica, Tenífuga.

O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções, e Niacina, que combate problemas de pele.

Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.


Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas.

 Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos. Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre.

 Os de polpa amarela são uma excelente fonte de Anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico.

 As sementes contém óleos como lisina e histidina (óleos graxos poliinsaturados), usados em muitos países em substituição a amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.

Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.

 Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de Anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.

C. INDICAÇOÉS FRUTOS
Gota, artritismo, colite, obstinação intestinal, litíase renal, nefrite, cistite, uretrite, acidoses, febre tifóide, hepatite, cirrose hepática, litíase biliar, dismenorréia.

 Uso interno: suco, 1 copo três a cinco vezes ao dia.

SEMENTES
— Teníase. Uso interno: mastigar certa porção das sementes, pela manha, em jejum, e 1 hora depois usar um laxante.

D. HABITAT/CULTIVO
— Planta de origem africana, tem-se notícia de que já era cultivada pelos egípcios por volta de 2000 a.C. Foi introduzida no Brasil, através da Bahia, no século XVI. O frio não lhe faz bem, crescendo e produzindo melhor sob temperaturas que variem entre 25°C e 30°C.

Os solos fracamente ácidos, arenosos ou areno-argilosos, bem drenados
e ricos em matéria orgânica são os de sua preferência.



Valor Nutritivo de 100 gramas de
Melão
Nutriente
Unidades
Valor por 100 gramas de
porção comestível(*)
 Macro Componentes
  Água
g
89      
  Energia
kcal
35      
  Energia
kj
146      
  Proteína
g
0      
  Lipídeos (total)
g
0      
  Carboidratos por diferença
g
8      
  Fibra dietética (total)
g
0      
  Cinzas
g
0      
 Minerais
  Cálcio, Ca
mg
11      
  Ferro, Fe
mg
0      
  Magnésio, Mg
mg
11      
  Fósforo, P
mg
17      
  Potássio, K
mg
309      
  Sódio, Na
mg
9      
  Zinco, Zn
mg
0      
  Cobre, Cu
mg
0      
  Manganês, Mn
mg
0      
  Selênio, Se
mcg
0      
 Vitaminas
  Vitamina C, Ácido Ascórbico 
mg
42      
  Tiamina (B-1)
mg
0      
  Riboflavina (B-2)
mg
0      
  Niacina
mg
0      
  Ácido Pantotênico (B-5)
mg
0      
  Vitamina B-6
mg
0      
  Folato (B-9)
mcg
17      
  Vitamina (B-12)
mcg
0      
  Vitamina A, IU
IU
3224      
  Vitamina A, RE
mcg_RE
322      
  Vitamina E
mg_ATE
0      
USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 13 (November 1999)



A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.


Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:

Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
www.wikipedia.com
www.brazilianfruit.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário