domingo, 14 de setembro de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - A cromoterapia no seu dia a dia

A cromoterapia no seu dia a dia

Você já ouviu falar em cromoterapia? A palavra tem origem no grego khrôma, que significa cor e consiste na utilização das cores para a busca do equilíbrio físico e emocional. 

Há relatos históricos de que, no Antigo Egito, a técnica já era usada em benefício do bem-estar humano, já que os sacerdotes tratavam os doentes utilizando as cores das flores e pedras preciosas. No século18, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe conduziu uma pesquisa a respeito das colorações, concluindo que cada uma tem um efeito diferente sobre as pessoas: o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo alegra e o verde relaxa. 

Atualmente, a cromoterapia é aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia alternativa ou complementar para o alívio de dores. O tratamento compreende em ações não invasivas com a utilização de luzes coloridas ou filtros artificiais posicionados entre a luz solar e a pessoa em tratamento. 

Cientificamente, já é comprovado que a luz do sol – que contém o espectro completo de cores – estimula uma série de processos bioquímicos no organismo. E a cromoterapia já encontra aplicações na medicina moderna, como por exemplo, o uso na fototerapia no tratamento de icterícia neonatal, que consiste na exposição do recém-nascido a raios de luzes azuis. Outro exemplo é o tratamento de doenças de pele, como psoríase e acne, por meio da exposição dos pacientes a radiações UV (luzes ultravioletas). 

Que tal aderir à cromoterapia na sua rotina?
No dia a dia, o poder das cores pode ser muito útil, tanto no trabalho como nos momentos de diversão. Para começar a semana com pique total, se vista de vermelho na segunda-feira, pois é uma cor estimulante e revigorante, que traz energia e disposição. 

Na terça-feira, que tal um laranja para trazer mais movimento, coragem e ousadia para o resto da semana? Essa cor também ajuda a trabalhar medos e inseguranças. Na quarta-feira, o amarelo é uma boa escolha, já que trabalha o lado intelectual e ainda oferece concentração e disciplina nas tarefas rotineiras. 

Quinta-feira aposte no verde, que é a cor do equilíbrio e, além do mais, ameniza a ansiedade e ajuda a relaxar. Já na véspera do final de semana, que sempre costuma ser agitada, use uma peça de roupa ou acessório na cor azul, que oferece tranquilidade e calma. 

No sábado, experimente a cor índigo, que trabalha a intuição, traz proteção e purifica os ambientes, ajudando você a recarregar suas energias. Se for curtir o dia ao lado do(a) amado(a), use rosa para trabalhar a afetividade e a comunicação com quem ama. Mas, se está querendo conquistar alguém, confie no vermelho que, além de trazer coragem, estimula seu lado sedutor. 

Quer descansar e refletir no domingo? Lance mão do violeta, que transforma e ajuda na busca do eu interior, além de ser a cor da espiritualidade e do autoconhecimento. Use e abuse do poder das cores! 

Fonte: Unimed do Brasil








Nenhum comentário:

Postar um comentário