domingo, 3 de agosto de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SIMBOLISMO DO NÚMERO DEZ



SIMBOLISMO DO NÚMERO DEZ



A numerologia pitagórica faz referência apenas a nove símbolos e não Dez; isto porque à época de sua criação ainda não havia uma notação para uma posição vazia, a invenção do zero ainda não havia chegado ao Ocidente, portanto também não existia um número que significasse ao mesmo tempo ausência e completude (Dez). Somente através dos fundamentos da Cabala é que conseguimos compreender o significado do número Dez.

O Dez é um número composto por dois outros números mágicos o um e o zero. O um é o número que simboliza: liderança, vitória, força, virilidade e masculinidade. Representa o princípio da unidade, o indivisível, o ilimitado em si mesmo e em sua potência, em uma palavra: DEUS. O zero, não é propriamente um número, mas um conceito matemático que designa a não existência de algo. Por sua forma circular que lembra o oroboro, uma serpente mordendo a própria cauda, representa ao mesmo tempo vazio e eternidade. Da união do um com o zero, surgiu o número Dez.

Dez é a base do sistema decimal. As crianças aprendem a contar nos Dez dedos das mãos. Deus criou o mundo com Dez pronunciamentos. Existem Dez mandamentos e na Cabala Dez sefirot, ou ramos, da Árvore da Vida. São necessárias dez pessoas para recitar um minyan (prece Judaica)”. O dia mais importante do calendário judaico é o Yom Kippur, o décimo dia do novo ano. Dez é o valor da letra hebraica Yod, a primeira letra do nome inefável de Deus. O Dez representa a perfeição da ordem divina. O Alfa e o ômega, início e fim, tudo e nada.

Em numerologia Cabalística, Dez é um número positivo que estimula a independência e a abertura de novas oportunidades na vida. Uma pessoa com o número Dez no nome ou sob sua influência se tornará conhecida pelo bem ou pelo mal, dependendo da ação escolhida. O Dez é capaz de despertar reações extremas de amor ou ódio, de respeito ou medo. Para o Dez não existe meio termo. O Dez contêm o dom da criatividade, porém é preciso saber empregá-lo com sabedoria uma vez que o poder da criação também possui em si o poder para a destruição. Quando o sucesso obtido sob a influência do número Dez é equilibrado com autodisciplina e humildade, a pessoa que alcançou uma posição de destaque saberá reconhecer a importância da matéria sem ser materialista e utilizará a fama e o dinheiro com bom senso.

Quando isto acontece, costumamos dizer: Fulano é Dez!

Por Carlos Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário