quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DESPERTANDO CONHECIMENTO - A FERRADURA TALISMÃ DE SORTE

A FERRADURA TALISMÃ DE SORTE


A ferradura é um talismã poderoso para os ciganos; simboliza a boa sorte, atrai a prosperidade e afasta o azar e as energias negativas.
Além disso, representa o esforço e o trabalho, pois é um objeto usado por animais dedicados ao trabalho árduo, como o cavalo, a mula e o boi.
Por isso, está relacionada à luta pela sobrevivência.
Na Umbanda, a ferradura é associada a Ogum e também possui significado semelhante ao que tem para os ciganos. Seu formato é igual ao da onda mineral.
O ferro é o elemento mineral de Ogum e os sete furos são sete portais para essa dimensão mineral.
História da ferradura como talismã

Foto: sxc.hu
Uma caravana cigana viajava pelas estradas da Romênia e, à noite, os ciganos se reuniam em torno da fogueira, para afastar os mulos, maus espíritos que povoam bosques e colinas.

Mirvana, filha do chefe do clã, bela jovem de 18 anos, olhos de fogo e boca em forma de coração, já fora advertida diversas vezes sobre o perigo de aventurar-se sozinha por esses bosques.

Certo dia, a jovem impetuosa montou um fogoso cavalo e aventurou-se à caça de sonhos pelas verdes colinas.

Quatro espíritos maléficos estavam de tocaia: o mulo da má sorte, o mulo da tristeza, o mulo da doença e o mulo da morte. O mulo da má sorte saiu em perseguição da bela Mirvana, perigo percebido imediatamente pelo cavalo. Enquanto a jovem golpeava com seus calcanhares o flanco do cavalo, o mulo se aproximava cada vez mais ameaçador. A jovem suplicava ao cavalo mais esforço, mas ambos não compreendiam por que a marcha diminuía ao invés de acelerar.

A certo momento, procurando reagir com um salto, o cavalo ergueu uma das patas traseiras, na qual balançava uma ferradura que se atingiu a testa do mulo que, com um grito, caiu imóvel de bruços.

Mirvana apanhou a ferradura salvadora e retornou à caravana, onde foram acesas fogueiras de agradecimento, e a ferradura foi solenemente pendurada do lado de fora de sua tenda.

Os outros mulos decerto teriam vindo vingar o companheiro, mas aquele sinal fora para eles uma advertência e ameaça, lembrando que o cavalo ainda tinha três ferraduras, uma para cada um deles.

Desse dia em diante, todo cigano de diversos clãs, e muitos não ciganos, penduram uma ferradura fora de sua tenda ou na porta de sua casa, para afastar a má sorte e os demais mulos. Assim, a ferradura tornou-se símbolo da boa sorte, boa saúde, longa vida e plena felicidade.
Livro: Os Ciganos na Umbanda
Autores: Alberto Marsicano / Lurdes de Campos Vieira
***
Lachi Bar a todos os filhos do céu, estrelas, vento, terra, estradas, fogo e das águas.

Ferradura da sorte

Considerada por muitas pessoas, um amuleto ligado à sorte e felicidade, por acreditar-se que a mesma nos protege contra mau-olhado e desgraças, a FERRADURA está ligada a uma crença que vem desde a Grécia Antiga. Os gregos consideravam-a um elemento poderoso, pois eram feitas de ferro, metal temido pelos maus espíritos e que no entanto os protegiam contra todo o mal, além do seu formato lembrar a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade.
Os Romanos, por serem herdeiros de boa parte das tradições gregas, adotaram também esta superstição e passaram adiante.
Já os cristãos europeus por sua vez creditavam sua origem a São Dunstan de Canterbury, monge e arcebispo inglês, cuja lenda fala que ele teria colocado ferraduras no próprio demônio e as retirou somente depois de ouvir a promessa de que ele nunca mais se aproximaria do objeto. Daí, o costume da maioria dos católicos de colocar uma ferradura em qualquer cômodo da casa, principalmente na porta. A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, se não a sorte vai embora. Já, em alguns países, como a Espanha, acredita-se que a ferradura deve ser posicionada para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa.






http://taperaurbana.blogspot.com/2010/02/ferradura-da-sorte.html

http://taperaurbana.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário