quinta-feira, 20 de setembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É O CANDOMBLÉ? ENTENDA SUAS ORIGENS E PRINCÍPIOS

O QUE É O CANDOMBLÉ? 

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Atualmente, com a grande aceitação da diversidade religiosa e do intercâmbio de doutrinas e figuras, o candomblé encontra seu espaço entre as muitas crenças ocidentais. Com suas origens no continente africano, o candomblé foi trazido ao Brasil junto aos escravos, os quais desembarcaram em terras tupiniquins logo após o descobrimento.

Religião afro-brasileira baseada no culto aos antepassados, o candomblé consiste, basicamente, na homenagem e culto à divindades e encarnações de forças naturais buscando, em seus rituais, trabalhar as questões terrenas, responsáveis pela felicidade dos seres, bem como a preservação do meio como um todo. Com seus rituais tradicionalmente realizados em locais chamados de casas, roças ou terreiros – como ficaram mais conhecidos -, estes funcionam como uma espécie de templo para a prática religiosa. Tal tempo pode ser regido em duas linhas mais comuns, a Matriarcal ou Patriarcal, limitando sua liderança apenas a indivíduos do sexo masculino ou feminino; templos mistos também podem ser aceitos na crença, ainda que a prática seja menos comum.
A realização dos rituais feitos no terreiro é conduzida pela Mãe de Santo ou pelo Pai de Santo, que são os líderes do terreiro e responsáveis pelo “despacho do Exu”. Toda cerimônia é realizada com músicas tocadas em tambores em um ritmo de dança, com duração superior a 2 horas. Entre os princípios do candomblé, o respeito à vida e a preservação da felicidade dos seres da natureza (o que inclui os humanos) está entre seus maiores objetivos, visando proporcionar o equilíbrio do meio para que todos possam ser felizes em sua plenitude.
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CANDOMBLÉ E A IGREJA CATÓLICA

Durante muito tempo a prática do candomblé foi marginalizada, já que nesse período a igreja católica, detentora do apoio do governo, proibia diversos rituais fora do círculo católico – inclusive o africano -, considerando sua prática um ato criminoso. Isso fez com que os escravos louvassem suas entidades, como Orixás, Inquices e Vodus secretamente, ocultando-os em santos do catolicismo, dando origem a diversas similaridades entre as crenças na atualidade. Como exemplo, Ogum tem sua associação direta a São Jorge e Iemanjá, a Virgem Maria.

CANDOMBLÉ E UMBANDA

Algo muito comum é que exista uma confusão entre o candomblé e a umbanda, onde uma das poucas semelhanças é o fato de ambas serem rejeitadas pela igreja católica. No entanto, é preciso compreender que existem diferenças fundamentais entre as duas.
Antes de mais nada, é preciso dizer que o candomblé tem suas origens dentro do continente africano; já a umbanda, até o momento é dita como uma religião de origem brasileira, surgindo oficialmente por volta de 100 na região do Rio de Janeiro, como uma mistura do próprio candomblé com religiões como o catolicismo, kardecismo, budismo e o islamismo.
Tanto a umbanda quando o candomblé possuem seus orixás, que são as divindades de cada crença. Entretanto, enquanto na umbanda acontecem incorporações de espíritos, sendo eles encarnados ou desencarnados através de pessoas denominadas médiuns, no candomblé isso não acontece. Nesta prática não ocorre a incorporação de espíritos, pois seus Orixás incorporados são vistos como divindades da natureza.
Ainda sobre as entidades, no candomblé o culto é direcionado aos Orixás como deuses e não espíritos. Nele, os cânticos entoados nos rituais são feitos em línguas africanas (ioruba ou banto), de acordo com a origem do terreiro. Nos cultos de umbanda, os cânticos são todos em português.

ORIXÁS DO CANDOMBLÉ: CONHEÇA OS 16 PRINCIPAIS DEUSES AFRICANOS

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Os Orixás são as divindades máximas do candomblé, onde cada um deles representa uma força da natureza. Desse modo, os praticantes dessa religião mostram seu respeito, temor e amor por essas forças naturais. Conheça os orixás do Candomblé.

QUEM SÃO OS ORIXÁS DO CANDOMBLÉ?


O candomblé possui cerca de 16 Orixás, desde que considerados também os chamados Ibeji, conhecidos como os Orixás infantis. Cada um deles atua em sua própria simbologia, possuindo caraterísticas próprias, representações e ocupações; á eles também são atribuídos dias específicos da semana para os cultos nos terreiros. Ainda que seu número pareça fixo, até os dias atuais não foi possível enumerar todos os deuses e representações desta crença, podendo ser estipulado um número até mesmo superior a 400 entidades, se consideradas todas as tribos africanas praticantes.

EXU

O primeiro dos Orixás do Candomblé tem a segunda feira como seu dia de celebração e, apesar de ser visto por muitos de fora do candomblé como uma entidade maléfica, ele na verdade é um mensageiro do Orixás, executando o que lhe é comandado, independente das consequências.

OBALUAIÊ

Outro Orixá celebrado durante as segundas-feiras com a saudação “Atotô!”, ele é a divindade da medicina, possui sincretismo às figuras de São Roque e São Lázaro e está sempre olhando pelos doentes.

OGUM

Destinado à terça feira, esse é o orixá guerreiro representado por São Jorge em sincretismo com a Igreja Católica. Com a saudação “Ogunhê!” junto ao ato de curvar-se, ele simboliza a luta pela vida e a força física e espiritual.

OXUMARÊ

Representado por São Bartolomeu no catolicismo, Oxumarê é o Orixá da riqueza e fortuna, sendo também conhecido como o ciclo da vida. Celebrado durante as terças-feiras, a saudação de sua chegada é “Arroboboi!”.

IROKO

Iroko é uma entidade pouco presente e tem sua manifestação restrita, sendo ela muito ligada a outro Orixá, Xangô. Representa o tempo e é ligado no catolicismo a São Pedro Nolasco, sendo celebrado na terça-feira sob a saudação “Iroko y Só! Eeró!”.

IANSÃ

Representa a força natural feminina dos ventos e das tempestades, comemorando seu dia às quartas-feiras. Seu sincretismo na igreja católica é a figura de Santa Bárbara e tem como saudação o grito de guerra “Epahey Oyá”.

XANGÔ

Esse orixá é uma figura muito popular mesmo entre os leigos do candomblé, representado na igreja católica pelo santo São Jerônimo, sob a personificação da justiça. Comemorado na quarta-feira, sua celebração tem um como grito de saudação “Kao Kabiesilê!”.

OBÁ

Essa é a representação de outra forma do poder dos ventos, através da senhora dos redemoinhos, sendo sua santa católica a famosa Joana d’Arc. Também celebrada em uma quarta-feira, a saudação de Obá é “Xiré Yá!”.

OXÓSSI

Representado por São Sebastião na Igreja Católica, tem seu dia na quinta-feira e sua saudação é “Okê aro!”. Oxóssi é o grande senhor das matas, protetor dos animais e seres que lá habitam, atuando também como o Orixá da caça.

LOGUN EDÉ

Filho de Oxum e Oxóssi, este é o famoso Orixá caçador e, justamente por isso, seu representante na igreja católica é o poderoso Santo Expedito. Sua saudação é dita “Olorikim!” e tem sua comemoração feita na quinta-feira.

OSSAIM

Representado por São Benedito na igreja católica, ele divide a quinta-feira com as celebrações de Oxóssi e Logun Edé, sendo muito respeitado como o Orixá das plantas e saudado com “Ewê ô!”.

OXALÁ

O maior e mais conhecido de todos os orixás do Candomblé, tem seu nome usado em diversas expressões populares. Sua saudação é o “Êpa Babá!” e representa sua fama na igreja católica através do Senhor do Bonfim. Devido a sua grande importância, Oxalá tem o dia de sexta-feira reservado somente para si.

OXUM

Outro grande e conhecido Orixá, Oxum é o representante do amor, da maternidade e da fertilidade. Essa característica materna faz com que a divindade seja representada pela grande mão da igreja católica, Nossa Senhora Aparecida. Seu dia é o sábado e é saudada com o dizer “Ora yê yê ô!”.

IEMANJÁ

A figura popular da grande deusa e senhora dos mares, Iemanjá é a mãe de todos e o espelho do mundo. Seu dia é celebrado aos sábados, junto a Oxum e através da Nossa Senhora da Conceição (ou também pela Virgem Maria, variando de acordo com a região de celebração). Sua saudação é “Odô iyá!”.

NANÃ

Um dos mais antigos Orixás do Candomblé e representada por Sant’Ana, Nanã é a deusa associada aos idosos, à maternidade e aos castigos como forma de educar, tendo seu dia celebrado às terças-feiras. Sua saudação se pronuncia “Salubá!”

IBEJI (ERÊS)

Aos domingos também pode ser celebrado o dia de Ibeji que, na verdade, são orixás crianças representados por São Cosme e São Damião. Dizem que são amigos de todas as crianças e, normalmente suas celebrações estão acossadas a presença de muitos doces brinquedos. São saudados por “Omi beijada! Beijiróó!”.

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