segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - 5 motivos pouco conhecidos que fazem você engordar

5 motivos pouco conhecidos que fazem você engordar



As informações aqui apresentadas podem ser surpreendentes para a maioria das pessoas, principalmente porque, quando se fala em ganho de peso, o foco sempre são as calorias. Apesar de que as calorias sejam cruciais para o aumento de peso, há uma série de outros fatores ambientais e de estilo de vida que desempenham um papel muito mais significativo, principalmente porque a maioria das pessoas não percebem que elas são afetadas por eles, e, portanto, falham em enfrentá-los. Estes fatores são:
Resultado de imagem para 5 motivos pouco conhecidos que fazem você engordar

1: Antibióticos nos alimentos e em remédios

O que a maioria das pessoas não consegue entender é a forte ligação entre o nosso microbioma e ganho de peso. Provas convincentes sugerem uma ligação complexa entre o uso excessivo de antibióticos e ganho de peso.

Há uma tendência comum das pessoas a tratar todas as suas infecções com antibióticos, tais como quando experimentam um resfriado ou gripe. O problema com o uso excessivo de antibióticos é que eles eliminam as boas bactérias no seu intestino. As bactérias benéficas (probióticas) são, de fato, tão cruciais para a sua saúde que os pesquisadores compararam-as a "um órgão recém-reconhecido."

Os EUA usam cerca de 13 milhões de quilos de antibióticos a cada ano para criar animais. Isso representa cerca de 80 por cento de todos os antibióticos utilizados nos EUA. Na pecuária, os antibióticos são usados tanto para evitar doenças quanto para promover o ganho de peso. A pesquisa sugere que carne banhada em antibióticos tem o mesmo efeito de ganho de peso em humanos que a consomem.

2: Outras drogas causadoras de ganho de peso na pecuária

Outros medicamentos usados para engordar o gado têm efeitos de ganhar peso nos humanos. A ractopamina é um exemplo. Esta droga beta-agonista trabalha como promotora de crescimento, aumentando a síntese de proteínas, assim, tornando o animal mais musculoso. 

Na medicina humana, beta-agonistas também são encontrados em medicamentos para a asma, e o ganho de peso persistente é de fato uma queixa comum entre os pacientes de asma que utilizam Advair (uma droga beta-agonista) - tanto é que o fabricante adicionou o ganho de peso nos efeitos colaterias na pós-propaganda. 

Outros países já proibiram o uso de potenciadores de crescimento em animais, e por boas razões. Estes fármacos têm sido conhecidos por causar infertilidade, defeitos de nascimento, deficiência, e até mesmo a morte.


3: Produtos químicos desreguladores endócrinos

Muitos produtos domésticos comuns contêm desreguladores endócrinos, alguns dos quais são estruturalmente semelhantes aos hormônios, como o estrogênio e, portanto, podem afetar as funções corporais normais de uma pessoa. Exemplos incluem o bisfenol-A (BPA), PCBs, ftalatos, triclosan, defensivos agrícolas, e retardadores de fogo. 

Certos produtos químicos agrícolas, o glifosato, em particular, também podem afetar seu peso por obliteração das bactérias intestinais saudáveis. Uma pesquisa recente mostrou que o glifosato provoca extrema perturbação das funções e ciclos de vida de micróbios e, preferencialmente, afeta as bactérias benéficas, permitindo que patógenos cresçam.

Nos EUA, a grande maioria do glifosato que as pessoas estão consumindo vem de produtos geneticamente modificadas (GM) como açúcar, milho, soja e trigo desidratado convencionalmente crescido. Além de alterar a sua flora intestinal, o glifosato também aumenta os efeitos prejudiciais dos outros resíduos químicos de origem alimentar e toxinas ambientais.


4: Adoçantes artificiais


Mais uma vez, há um equívoco enorme quando se trata de adoçantes artificiais. Eles são comercializados como "diet", no entanto pesquisas sugerem o contrário. 

Foi comprovado que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam a vontade de comer carboidratos, e estimulam o armazenamento de gordura e ganho de peso. Estes adoçantes enganam nosso cérebro em pensar que está recebendo o açúcar, e quando chega sem açúcar, o cérebro sinaliza que precisa de carboidratos. Aí está um ciclo promotor de ganho de peso. 

Um estudo citado em um artigo recente do Democrat & Chronicle, "descobriram que bebedores frequentes de refrigerantes diet tiveram circunferência da cintura aumenta que eram 500 por cento maior do que os não-bebedores de refrigerante diet."


5: Propagandas de junk food dissimuladas


As crianças são o principal alvo para o marketing de comida industrializada (junk food, ou comida sem valor). Vemos isso em filas de supermercados, onde barras de chocolate, doces e refrigerantes estão estrategicamente colocados nos níveis olhos das crianças. Este tipo de marketing deve estar funcionando, pois uma em cada três (1/3) crianças nos EUA hoje são consideradas obesas. Este tipo de estilo de vida é obviamente prejudicial para as crianças, tanto física quanto emocionalmente.

As crianças estão agora expostas ao marketing via licenciamento da marca, posicionamento do produto, escolas, marketing dissimulado, marketing viral, DVDs, jogos e na internet. De acordo com um relatório de 2013 pelo Instituto de Medicina (IOM), crianças com idade entre 2-11 vêem agora uma média de mais de 10 anúncios de alimentos de televisão por dia.

O relator Especial das Nações Unidas sobre o direito à alimentação, Olivier De Schutter advertiu recentemente que "a obesidade é uma ameaça de saúde global maior do que o uso do tabaco." A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) também emitiu recentemente uma declaração de posição sobre a obesidade e o câncer, em que eles também afirmam que "a obesidade está alcançando rapidamente o tabaco como a principal causa evitável de câncer."

Durante a cúpula anual deste ano da Organização Mundial de Saúde, De Schutter pediu às nações que unissem forças para colocar regulamentações mais rigorosas em alimentos não saudáveis, dizendo: "Assim como o mundo se uniu para regular os riscos do tabaco, uma convenção ousada em dietas adequadas deve ser agora concordada."


Como evitar estes fatores engordativos?

Uma das principais formas de evitar o ganho de peso é examinar a qualidade dos alimentos que você está comendo, e não a quantidade (calorias).

Alimentos orgânicos não contém conservantes químicos nocivos, hormônios ou pesticidas que causam ganho de peso. Fique longe de alimentos excessivamente processados pois você só vai ficar frustrado quando descobrir que o alimento que você está comendo está atado com os fatores de ganho de peso acima mencionados.

Se os alimentos estão em propagandas, é quase certo que eles são ruins para você. Quando foi a última vez que você viu um comercial de rabanetes? Couve?



Compre alimentos orgânicos, integrais e cozinhe a partir do zero. Isto irá reduzir automaticamente o consumo de açúcar, que é a causa raiz de resistência à insulina e ganho de peso. Se você compra produtos orgânicos, você também corta a sua exposição a pesticidas e ingredientes geneticamente modificados, e cortando de sua vida os alimentos processados, você automaticamente evita adoçantes artificiais e gorduras processadas prejudiciais.

As gorduras saudáveis são essenciais, então certifique-se que não está consumindo as gorduras erradas. Fontes de gorduras saudáveis para adicionar à sua dieta incluem abacate, coco e óleo de coco, óleos de nozes orgânicos (prensadas à frio) e nozes e sementes cruas.

Opte por recipientes de vidro para evitar desreguladores endócrinos.

Tore o processo uma jornada de aprendizagem, implemente mudanças lentas e divirta-se ao longo do caminho. Comer saudável não tem que ser uma luta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário