terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É TEMPO QUARESMAL?

Qual o sentindo da quaresma?

QUARESMA 15
A palavra quaresma se origina do número quarenta, que aparece várias vezes na Sagrada Escritura, destacando o sentido de um tempo para a conversão e purificação.
No Tempo da Quaresma, a Igreja reflete sobre as práticas que nos levam às mudanças no modo de pensar e agir.
CINZAS 15






O tempo quaresmal tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, antes da ceia do Senhor. Durante estes quarenta dias os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
Nas celebrações, principalmente as dominicais, as leituras bíblicas, próprias para este tempo, abordam práticas e formas de cada fiel viver melhor sua caminhada com e para Deus. A Liturgia da Quaresma está repleta de ações de misericórdia e de incontáveis graças, e nestes dias, até os corações mais endurecidos se abrem à penitência, ao refletir “quão triste e amargo é ter abandonado o Senhor Deus”.  (Jr 2,19).
Todo fiel que deseja viver bem o tempo da quaresma deve participar das celebrações e praticar as obras de misericórdia, alcançando assim as virtudes santificadoras.

CANTAR A QUARESMA

Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade. Sl 50,3
Cantar a Quaresma é antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo. É um canto de penitência e conversão, um canto sem “glória” e sem “aleluia”, um canto sem flores e sem vestes da alegria, um canto das profundezas… do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor. (Sl 129); um grito penitente de quem implora e suplica: Tende piedade de mim…

RECONCILIAÇÃO E PENITÊNCIA

ORAÇÃO 15

Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! II Cor 5,20
Reconciliação significa restabelecer um relacionamento com Cristo que nos reconciliou com Deus e uns com os outros. Essa atitude criará uma melhor oportunidade para a restauração do relacionamento com Deus. A participação no Sacramento da Reconciliação, no qual a bondade de Deus consente um novo início à nossa vida. É sempre uma graça imerecida poder ouvir do sacerdote o perdão que Deus nos concede: Eu te absolvo dos teus pecados.
Somos convidados neste tempo penitencial a retirar o pecado de nossos corações. Temos que expressar através de nosso testemunho de vida os sinais de nossa reconciliação com o Altíssimo.
O sacramento da Reconciliação permite que se realize em três níveis: Reconciliação com Deus, reconciliação com o nosso próximo e reconciliação conosco mesmo.

 ORAÇÃO

Senhor, ensina-me a rezar. Lc 11,1
PAI NOSSO 15
Pequei contra Ti somente, pratiquei o que é mau aos Teus olhos. 
Sl 51,6 .
A oração é a base da nossa espiritualidade. Temos que aprender a falar com Deus através da oração. É pela prática da oração que adquirimos forças para repudiar o pecado em nossas vidas.    No período da Quaresma de modo especial, a oração da Via-Sacra é uma boa proposta, para que se possa percorrer os caminhos dolorosos do Senhor. A meditação em cada estação da Via-Sacra permite que se reviva o que Jesus Cristo passou para nos salvar. Este é um momento para profunda comunhão com o divino.

JEJUM

JEJUM 15
Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Mt 6, 16
O jejum é uma prática nobre e difícil. Por meio dela, reservamos um tempo para falar com Deus, aprendemos a autodisciplina, a humildade e gratidão.  Mediante o jejum e as pequenas mortificações do dia a dia, aprendemos a controlar os desejos desordenados de nossa classe. Hoje, a nossa Mãe Igreja nos solicita o jejum e a abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, mas por tradição, toda sexta-feira do ano é dia de penitência e, por isso, também nesses dias pode ser praticado o jejum. O Domingo não é um dia de jejum, mesmo no tempo quaresmal. Nosso jejum deve ser discreto e fecundo.

ESMOLA

CARIDADE 15
Reparta seu pão com quem tem fome e suas roupas com quem está nu. Dê como esmola tudo o que você tem de supérfluo, e não seja mesquinho. Tb 4,16    
Por meio da esmola nos aproximamos do irmão que sofre, compartilhando com ele aquilo que possuímos, Existem várias formas de exercer a esmola, mas em todas elas, temos que agir com caridade. É a prática da caridade que nos ensina que o exercício da esmola pode e deve se construir, em nós, em luz, em força e em identidade com Cristo.

Oração para o Tempo Quaresmal

Pai Nosso,
Que estais no céu,
Durante esta época
De arrependimento,
Tende misericórdia de nós.
Com nossa oração,
Nosso jejum
E nossas boas obras,
Transformai
O nosso egoísmo
Em generosidade.
Abri nossos corações
À vossa palavra,
Curai-nos das feridas do pecado,
Ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
E a dor em vida e alegria.
Concedei-nos o que vos pedimos,
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário