quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

DESPERTANDO O CONHECIENTO - Naturopatia

Naturopatia, para vida saudável!


naturopatia ou medicina naturopata  é o ramo da medicina alternativa que se baseia nos poderes curativos da natureza, incluindo suas habilidades inerentes de cura. Os profissionais da naturopatia buscam identificar e tratar as causas subjacentes das doenças e tratar a pessoa como foco em métodos holísticos, realizando o tratamento do paciente como um todo (corpo, mente e espírito), sendo as terapias da naturopatia sendo prescritas de forma particular, de acordo com as condições específicas de saúde de cada paciente, levando em conta os atributos físicos, psicológicos e bioquímicos de cada pessoa.

anvisa-regulamenta-uso-de-medicamentos-f

A medicina da naturopatia implica em associar da melhor forma uma grande variedade de modalides de cura natural, incluindo a terapia FAO, medicina ayurvédica, acupuntura, fitoterapia, medicina herbal chinesa, homeopatia, medicina ortomolecular, massoterapia, irrigação e limpeza do cólon (hidrocolonterapia) exercícios físicos, medicina da energia vital (Reiki, Frequencias de Luz, Eteriatria, Apometria…), aconselhamento nutricional (dietas personalizadas), aconselhamento psicológico, cromoterapia, iridologia, reflexologia, terapias intravenosas, aromaterapia e demais terapias curativas, incluindo a medicina convencional, indispensável na maioria dos casos.

Ainda pouco conhecida no Brasil, a naturopatia cada vez mais se expande para todas as partes do mundo, onde em alguns países, vários médicos naturopatas possuem formação em medicina convencional e medicina natural. 

Apesar da naturopatia normalmente ser um terapia “não invasiva”, muitos profissionais da saúde utilizam recursos da medicina tradicional e moderna, incluindo exames de sangue, radiografias e outras ferramentas tradicionais de diagnóstico, a fim de definir o melhor tratamento individual para o paciente. Ressalta-se que apesar de poder melhorar a condição ou até mesmo curar doenças comuns e crônicas, com redução dos riscos e efeitos colaterais adversos, a naturopatia enfatiza a prevenção de doenças e a conscientização do paciente em querer adotar hábitos de vida mais saudáveis.

A medicina naturopata tem como princípio o uso favorecido da “auto-cura” e da adoção de uma vida cotidiana com hábitos mais saudáveis. Alega que o corpo, sob determinadas condições mais favoráveis e saudáveis, consegue a restauração e cura de forma mais fácil. A abordagem holística da Naturopatia acredita que o corpo está conectado com a mente e uma alma sobrenatural sendo necessária a existência de harmonia entre corpo, mente e alma para atingir uma predisposição saudável.

Vários tratamentos de cura ou melhora dos sintomas de distúrbios e doenças crônicas, mentais, físicas e degenerativas são atualmente aplicados através da naturopatia, abrangendo artrite, enfisema, asma, síndrome do cólon irritável, eczema, depressão, ansiedade, câncer, alergias, condições severas de dores de cabeça e enxaquecas, dor de garganta, dores musculares, infecções nos ouvidos, distúrbios intestinais, distúrbios ginecológicos, gripes, resfriados, dentre outros.

 


A naturopatia foi fundada a partir dos princípios e filosofias de Hipócrates, ensinados em sua Escola de Medicina, por volta de 400 a.C, na Grécia antiga. A naturopatia moderna foi introduzida pelo Dr. Thomas Allinson, na Escócia, durante o final do século XIX, e pelo Dr. Benedict Lust, fundador da Escola Americana de Naturopatia. A naturopatia começou a ganhar popularidade no começo do século XX, sendo adotada por pessoas interessadas em mudar sua mentalidade, estilo de vida e hábitos alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário