quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

EQUILÍBRIO E HARMONIA - A Sinergia dos Chakras e os Óleos Essenciais

A Sinergia dos Chakras e os Óleos Essenciais



O QUE SÃO CHAKRAS?

Chakra é uma palavra sânscrita que significa roda de luz ou vórtice. 
Os chakras não tem aspecto físicos. São centros energéticos que distribuem e regulam o fluxo de energia no corpo humano e se alinham ao longo da coluna vertebral.
Segundo a Tradição Hindu, seguem as sete cores do arco-íris. 
O fluxo de energia dos sete principais Chakras giram no sentido horário
Como estar em harmonia? Como estabelecer equilíbrio, alegria, intuição e criatividade? 
Como tocar a alma para fazermos contato com nosso “Eu superior”?

Com a ajuda do olfato e do sistema límbico, região do cérebro que regula as emoções, a inalação de moléculas aromáticas podem nos deixar alegres, relaxados ou até mesmo estimulados. 
Na aromaterapia, os óleos essenciais trabalham sinergicamente elevando a consciência ser humano para o nível da espiritualidade. Agem holisticamente harmonizando os chakras.
Com esse objetivo a Huit desenvolveu a sinergia de óleos essenciais para cada um dos sete chakras. 
Todos com óleos essenciais puros sem conservantes ou parabenos.

O QUE SÃO ÓLEOS ESSENCIAIS?
São substâncias extraídas de plantas aromáticas, como árvores, flores, resinas, ervas, madeiras cítricos, gramíneas, rizomas, raízes. Estas substancia trazem a essência vital da planta.


CHAKRA BÁSICO ou Raiz
Sinergia dos óleos essenciais Bergamota, Olíbano e Vetiver e Patchouli

LOCALIZAÇÃO: Base da coluna vertebral (cóccix e osso púbico)
Cor: Vermelho

Mantra: LAM
RELACIONADO com: Necessidades básicas de sobrevivência, aceitação, auto-preservação, enraizamento, percepção, medo. Capacidade de estar aterrado no plano terrestre, capacidade de manifestar a segurança e estabilidade para as nossas necessidades básicas de sobrevivência.
QUANDO EQUILIBRADO: Aterrado, estável e seguro. Não desconfia desnecessariamente das pessoas. Está no aqui e agora e conectado a seu corpo físico. 
QUANDO BLOQUEADO: Medo , insegurança, frustração, obesidade , a anorexia nervosa, preguiça, cansaço, falta de disciplina, monotonia, medo da mudança, problemas de joelho, sentimento de impotência, indignidade, falta de auto-confiança, insatisfação com o seu corpo físico e depressão . 
QUANDO EM EXCESSO: Fica materialista e ganancioso. Obsessivo em ser seguro e resistente às mudanças.
O óleo essencial de Patchouli (Conhecido na Índia como Puchaput), afrodisíaco, fungicida, picadas de inseto, cicatrizes, ajuda na terra a centrar a mente através da meditação e Vetiver (Óleo da Consagração) utilizado em práticas sexuais tântricas trabalha artrite, artrose e dores musculares.




CHAKRA SACRAL

Sinergia dos óleos essenciais Laranja Doce, Patchouli, Ylang Ylang e Sândalo

LOCALIZAÇÃO: A dois centímetros abaixo do umbigo e está enraizado na espinha dorsal.
Cor: Laranja
Mantra: Vam
RELACIONADO com: os limites saudáveis da sexualidade, criatividade , intuição, auto-estima, amizade, emoções, O Chakra Sacral é sobre o sentimento e a sexualidade. capacidade de mudar.
QUANDO EQUILIBRADO: os sentimentos fluem livremente, e a pessoa fica aberta à intimidade Com esse chakra aberto não há nenhum problema em tratar a sexualidade sentindo prazer.
QUANDO BLOQUEADO: Falta de energia, frigidez, negação do prazer, culpa, emoções excessivamente sensíveis, apego obsessivo, dependência emocional, rigidez nas atitudes e medo da mudança. A pessoa não fica aberto aos outros e à vida
QUANDO EM EXCESSO: Emocionalmente explosivo, manipulador, excesso de sexo, vicio do prazer e manipulação sedutora.
O Óleo Essencial Ylang Ylang usado para o principio feminino, rege a sensualidade, trabalha a ansiedade acumulada e suscetibilidade ao julgamento do outro.





CHAKRA SOLAR
 Sinergia dos óleos essenciais Limão, Bergamota, Alecrim, Sálvia e Juniper


LOCALIZAÇÃO: Plexo solar .
Cor: Amarelo 
Mantra: RAM
RELACIONADO com: as emoções. Este terceiro chacra proporciona a todos nós mais problemas do que qualquer outro, porque é essencialmente a “sede da vida emocional”.
QUANDO EQUILIBRADO: As polaridades de energia positiva e negativa localizam-se no chacra do plexo solar que, quando equilibrado é bipolarizado, significando que o positivo (masculino Yang) e o negativo (feminino Yin) estão perfeitamente harmoniosos.
QUANDO BLOQUEADO: Quando as emoções estão em desequilíbrio decorrem úlceras, problemas digestivos e males do fígado, baço e pâncreas.
Quando uma pessoa cruza os braços na frente do plexo solar,está adotando uma postura defensiva protegendo seus sentimentos.





CHAKRA CARDÍACO

Sinergia dos óleos essenciais Litsea Cubeba, Lavanda, Sálvia Esclarea, Abeto, Olíbano e Sândalo

LOCALIZAÇÃO: Atrás do osso do peito e entre as omoplatas
Cor: Verde
RELACIONADO com: O Chakra do Coração é sobre o amor, a bondade e a afeição.  Amar a si mesmo e aos outros, dar e receber. Conexão entre corpo, mente e espírito, Simpatia e compreensão

QUANDO EQUILIBRADO: A pessoa é piedosa e amigável. e tem relacionamentos harmoniosos. Amor incondicional, o amor-próprio, equilíbrio, o perdão, devoção. compaixão, espiritualidade, desejo de cuidar dos outros e ver o lado bom nas coisas.
QUANDO BLOQUEADO: Pena de si mesmo , paranoia , indecisão , medo de deixar ir, medo de se machucar, indigno de amor, sofrimento, antisocial , frio, tímido , crítico, julgador, intolerante, solidão, depressão, medo da intimidade e relacionamentos, falta de empatia, narcisismo , amargura. Frio e distante com os outros
QUANDO EM EXCESSO: Sufoca as pessoas com seu amor exigente e egoísta . Ciúme, co- dependência, excessivamente possessivo.





CHAKRA LARÍNGEO
 Sinergia dos óleos essenciais Euclipto glóbulos, Palma Rosa e capim Limão


LOCALIZAÇÃO: No “V” da clavícula e na parte inferior do pescoço
Cor: Azul

RELACIONADO com: comunicação, expressão da criatividade.
QUANDO EQUILIBRADO: Comunica-se bem na fala e escrita, equilíbrio, inspiração musical ou artística, auto-disciplina, fala própria verdade. Transformação e cura.
QUANDO BLOQUEADO: Timidez, é quieto, fraqueza, medo de expressar pensamentos, voz fraca, dificuldade de colocar sentimentos em palavras. Contar mentiras bloqueia esse chakra.
QUANDO EM EXCESSO: Tende a falar demasiadamente, geralmente domina as pessoas e as mantêm em distância. É um mau ouvinte, faz fofocas e gagueja.






CHAKRA FRONTAL
 Sinergia dos óleos essenciais Litsea Cubeba, Lavanda, Sálvia Esclarea, Abeto, Olíbano e Sândalo


LOCALIZAÇÃO:  Acima dos olhos, no centro da testa

Cor: Índigo.RELACIONADO com: Habilidade psíquica, intuição, percepção, purificação do negativo, eliminação do egoísmo.
QUANDO EQUILIBRADO: Sintonia com seu Eu Superior seu próprio mestre, telepatia, viagem astral e vidas passadas. Introspecção. Não teme a morte.
QUANDO BLOQUEADO: Medo do sucesso, não- assertivo, egoísmo, insensibilidade , falta de imaginação, dificuldade em visualizar, dificuldade de enxergar o futuro, não lembrar sonhos, negação. Rígido no pensar, pode ser confundido facilmente.

QUANDO EM EXCESSO: Vive no mundo de fantasia, pesadelos , obsessões , delírios , dificuldade de concentração, dores de cabeça. Em caso de muito desequilíbrio alucinações são possíveis






CHAKRA CORONÁRIO
Sinergia dos óleos essenciais Sândalo, Abeto, Benjoim e Olíbano

LOCALIZAÇÃO: Atrás da parte superior do crânio .

Cor: Violeta
RELACIONADO com: Espiritualidade, iluminação, pensamento, sabedoria, consciência, despertar e conexão espiritual.
QUANDO BLOQUEADO: Frustração, nenhuma alegria, sentimentos destrutivos cinismo Espiritual, dificuldades de aprendizagem, crenças rígidas, apatia, materialismo, ganância, dominação dos outros.
QUANDO EM EXCESSO: Intelectualização, fanatismo espiritual, confusão, dissociação do corpo. Viciado em temas espirituais ignorando as necessidades materiais. 



Procure harmonizar-se com a natureza através de produtos naturais. Este será sempre o caminho mais eficaz.

por Leylah Navarro Lins
de Univeso Huit

Nenhum comentário:

Postar um comentário