sábado, 7 de outubro de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - EXERCÍCIO PARA ATIVAÇÃO DA CONSCIÊNCIA - 10 Formas para tornar-se mais consciente

EXERCÍCIO PARA ATIVAÇÃO DA CONSCIÊNCIA



A ATIVAÇÃO DA CONSCIÊNCIA OU MASSAGEM PSÍQUICA É UM EXERCÍCIO QUE CONSISTE EM IR SE CONCENTRANDO EM CADA PARTE DO CORPO COMEÇANDO SEMPRE PELOS PÉS E TERMINANDO NA CABEÇA. É UMA FORMA DE ATIVAR A ENERGIA POSITIVA EM TODO NOSSO SER. SE FAZ SENTADO OU DEITADO COM OS BRAÇOS E AS PERNAS SEPARADAS.

FAÇA TRÊS RESPIRAÇÕES NEUTRAS, ISTO É, INSPIRE PELO NARIZ LENTA E PROFUNDAMENTE E EXALE, TAMBÉM LENTAMENTE PELO NARIZ, CONTINUAMENTE, SEM RETER O AR NOS PULMÕES. ESTE TIPO DE RESPIRAÇÃO É PARA RELAXAR. QUALQUER EXERCÍCIO SEMPRE DEVE COMEÇAR COM ESTE TIPO DE RESPIRAÇÃO. NA CONTINUAÇÃO, FAÇA TRÊS RESPIRAÇÕES POSITIVAS, OU SEJA, INSPIRE PELO NARIZ LENTA E PROFUNDAMENTE, RETENHA O AR NOS PULMÕES TODO O TEMPO QUE SEJA POSSÍVEL, SEM FORÇAR NADA, ENTÃO, SOLTE O AR DEVAGAR, PELA BOCA OU NARIZ.

O PASSO SEGUINTE É LEVAR NOSSA ATENÇÃO PARA AS PLANTAS DOS PÉS, VÊ-LAS ILUMINADAS COM UMA LUZ BRANCA PURÍSSIMA; PENSAR QUE É LUZ DE VIDA E AMOR, LUZ DE PAZ. DEPOIS SUBIMOS ESSA LUMINOSIDADE PARA OS TORNOZELOS, COMO SE FOSSE UMA LUZ FOSFORESCENTE QUE VAI ACENDENDO (ILUMINANDO) O NOSSO CORPO, E À MEDIDA QUE VAMOS AVANÇANDO POR ELE, VEMOS OS TORNOZELOS, OS CALCANHARES, AS PANTURRILHAS E O PEITO DOS PÉS. NOS DETEMOS UNS SEGUNDOS NOS PÉS... DEPOIS, SUBIMOS ESSA LUZ PELAS PERNAS ATÉ OS JOELHOS. NOS DETEMOS UNS SEGUNDOS EM AMBAS AS PERNAS ILUMINADAS ATÉ OS JOELHOS... DEPOIS, SUBIMOS PARA AS COXAS, VIRILHA E BAIXO VENTRE. SUBIMOS PELO ABDÔMEN ATÉ A CINTURA, O TÓRAX, ATÉ A GARGANTA. NOS DETEMOS UNS SEGUNDOS EM TODO O CORPO ILUMINADO ATÉ A GARGANTA...

EM SEGUIDA VAMOS PARA A PARTE DE TRÁS: ILUMINAMOS OS GLÚTEOS, A CINTURA, SUBIMOS PELA COLUNA ATÉ A NUCA. NESTE MOMENTO NOS CONCENTRAMOS NAS PALMAS DAS MÃOS, FAZENDO SUBIR A LUZ ENTRE OS DEDOS ATÉ O DORSO, PULSOS, ANTEBRAÇOS E BRAÇOS ATÉ OS OMBROS. EM SEGUIDA NOS CONCENTRAMOS NO ROSTO, NA BOCA POR DENTRO E POR FORA, NO NARIZ POR DENTRO E POR FORA, NOS OLHOS, NAS ORELHAS, EM TODO O CRÂNIO E COURO CABELUDO.

A PARTIR DESTE MOMENTO VISUALIZAREMOS SOBRE A NOSSA CABEÇA, A UM METRO DELA, UM CENTRO DE LUZ E FORÇA VIBRATÓRIA, COMO SE HOUVESSE UM CHAPÉU SOBRE A CABEÇA. DESTE CHAPÉU SAI UM RAIO DE LUZ BRANCA PURÍSSIMA ATÉ O CENTRO DE NOSSA CABEÇA, BEM ALI NA PINEAL. SEGUIMOS DESLOCANDO ESSE RAIO PARA BAIXO E ADIANTE PARA A PITUITÁRIA. DESCEMOS O RAIO DE LUZ PARA A TIREÓIDE NA GARGANTA, PARA O TIMO, EXATAMENTE ENTRE O POMO-DE-ADÃO E O OSSO ESTERNO. SEGUIMOS PARA O PÂNCREAS, NO LADO ESQUERDO DE NOSSA CINTURA, DEPOIS PARA AS SUPRARENAIS (SOBRE OS RINS NAS COSTAS), E DAÍ PARA AS GÔNADAS.

FICAMOS UNS MOMENTOS SENTINDO TODO O NOSSO CORPO ESTIMULADO E CHEIO DE LUZ E ENERGIA. ESTA LUZ TRANSBORDA E PREENCHE TODO O AMBIENTE ONDE ESTAMOS, SEGUE IRRADIANDO E PREENCHENDO DE LUZ TODA A CIDADE, O PAÍS, O CONTINENTE E TODA A TERRA.
FICAMOS ENVIANDO ESTA IRRADIAÇÃO DE LUZ A TODOS OS SERES SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, CREDO OU CLASSE. DEPOIS DEIXAMOS DE IRRADIAR E FICAMOS EM ATITUDE RECEPTIVA UNS MINUTOS.

QUE A PAZ ESTEJA CONTIGO.


NOTA: SE PERCEBER QUE ESTE EXERCÍCIO O ESTIMULA DEMAIS, NÃO O PRATIQUE ANTES DE DORMIR, MAS SE AO CONTRÁRIO, TE RELAXA, ENTÃO PODES PRATICÁ-LO DEITADO EM POSIÇÃO PARA DORMIR. SE NÃO CONSEGUES DORMIR, RECOMENDA-SE TOMAR UM COPO D’ÁGUA FRESCA AO FINAL.

 por Adrian Perez de Vera
Tradução Verônica D'Amore

10 Formas para tornar-se mais consciente


O que significa tornar-se mais consciente? É a realização progressiva do domínio consciente sobre sua mente.

O desafio é que requer consciência para aumentar a consciência. Mas você não precisa se preocupar com isso porque você já tem a semente. Pense nisso como o fogo. Você tem uma chama, e você quer transformar a chama em um enorme incêndio. Como você faz isso? Abastecendo com combustível. A lista a seguir inclui exemplos de como você pode adicionar combustível a sua chama de consciência para elevá-la exponencialmente.

Então, aqui estão 10 maneiras de aumentar a sua consciência:

1. Verdade

A verdade aumenta a sua consciência. Falsidade abaixa.

Em primeiro lugar, aceite a verdade. Tudo o que você tem medo de saber diminui a sua consciência. Suba na balança para ver o quanto você pesa. Tenha uma longa conversa com sua esposa sobre o status de seu relacionamento. Tome um olhar profundo para a sua carreira. Em todos os casos, aceite o resultado. Não basta reconhecer o status atual e rejeitá-lo. Realmente aceite isso como verdade. Pense sobre o que significa essa verdade. Também aceite os seus sentimentos sobre a verdade, se você gosta deles ou não.

Em segundo lugar, fale a verdade. Se a honestidade é um desafio para você, é porque você não está sendo honesto o suficiente consigo mesmo. Mentiras que você diz aos outros são sombreadas por mentiras que você diz a si mesmo. Tome nota das áreas onde você se sente incapaz de honestidade genuína, e cave fundo o suficiente para descobrir o porquê. Você vai descobrir que escondeu uma parte de si mesmo que esteve se recusando a aceitar. Você não mente sobre as partes de si mesmo que você aceita 100%.

Quanto mais você for capaz de aceitar e falar a verdade, o mais consciente você se torna. Eleve sua consciência, descobrindo e despejando todos os vestígios de falsidade de sua vida. Permita que este seja um processo gradual. À medida que aumenta a sua consciência, a honestidade genuína virá mais facilmente para você.

Sim, pode haver conseqüências quando você mudar de mentiras e meias-verdades para toda a verdade, mas as pessoas altamente conscientes sabem que cruzar essa ponte vale bem o efeito. Um ajuste de curto prazo não é nada comparado a alegria de viver honesta e abertamente. É muito mais fácil e menos estressante ser você mesmo e permitir que outros façam o mesmo. Nem todo mundo vai apreciar o verdadeiro você, especialmente se eles já se acostumaram a uma versão falsa, mas isso não importa uma vez que você aceite e valorize a si mesmo.

2. Coragem

Coragem aumenta a sua consciência. Covardia abaixa.

Coragem é o guardião entre o crescimento inconsciente e crescimento consciente. Enquanto você permanecer no lado inconsciente, a vida vai continuar jogando problemas em você até você acelerar e assumir o comando. Quando você enfrentar o seu medo, o medo desaparece, e os problemas se transformam em oportunidades. Mas, quando você agir a partir de seus problemas, o medo só aumenta.

Um poderoso princípio orientador a adotar é, "O que eu temo, eu tenho que enfrentar." Quanto mais medos você enfrentar, mais consciente você se torna. Conforme você dominar esta lição, eventualmente, a coragem se torna menos necessária. Depois de desenvolver a coragem de enfrentar qualquer medo que a vida apresenta para você, você pára de atrair tantas experiências baseadas no medo em sua vida. É por isso que a coragem é a linha divisória entre o crescimento inconsciente e crescimento consciente. O domínio de coragem lhe dá o poder de decidir como você vai crescer em vez de ser uma vítima dos caprichos do destino.

3. Compaixão
 
Compaixão aumenta a sua consciência. Crueldade abaixa.

Uma ótima maneira de se tornar mais consciente é a busca por sinais de crueldade inconsciente e desconexão em sua vida. Isto pode ser muito difícil de fazer, uma vez que também requer coragem. Nós, naturalmente, resistimos frente a nossa própria crueldade, mas está lá à espera de ser descoberta.

A compaixão é a raiz do amor incondicional, um sentimento de conexão com tudo que existe. Você se sente ligado a si mesmo? Aos outros? Aos animais? Com todos os seres vivos? Com tudo o que existe? Quanto mais você desenvolver esta conexão, mais consciente você se torna.

4. Desejo

Desejo aumenta a sua consciência. Apatia abaixa.

Quando você tiver clareza sobre o que você deseja, como estabelecer uma meta, você eleva a sua consciência. Clareza concentra sua mente e lhe dá o poder de pensar e agir de forma inteligente. Você pode sentir este efeito sempre que você pensa sobre algo que você definitivamente quer.

Por outro lado, quando o seu desejo não é claro, sua consciência fica confusa. Seus pensamentos não têm foco e direção, e você simplesmente roda no automático.

Esforce-se para tornar-se mais claro sobre o que você realmente deseja mais, e sua consciência vai se expandir.

5. Atenção

Atenção aumenta a sua consciência. Distração abaixa.

Melhorar sua capacidade de concentração vai tornar você mais consciente. Pegue uma pedra, dê-lhe a sua atenção total e completa, e observe o que acontece.

Mas permita que sua mente mantenha-se repleta de distrações, e sua consciência vai afundar. Uma mente distraída é uma mente sem poder.

A meditação é uma ótima maneira de praticar a atenção e concentração. Sente-se calmamente, respire profundamente, e foque a sua mente enquanto você faz o seu melhor para afastar os pensamentos que distraem. Isto é simples de aprender, mas pode levar uma vida inteira para dominar.

6. Conhecimento

Conhecimento aumenta a sua consciência. Ignorância abaixa.

Em primeiro lugar, conheça a si mesmo. Pense profundamente sobre sua vida, e mantenha um diário para registrar seus pensamentos. Faça perguntas a que você não sabe as respostas, e então procure por essas respostas.

Olhe ao seu redor, também, e absorva conhecimento como uma esponja. Interaja com o seu ambiente com um sentimento de curiosidade e admiração. Estude-o. Aprenda com ele. Experimente com ele.

Esforce-se para compreender a realidade, incluindo o seu papel nela, com a maior precisão possível. Quanto mais precisas suas crenças sobre a realidade, mais consciente você se torna.

7. Razão

Razão eleva sua consciência. Irracionalidade abaixa.

A lógica é uma ferramenta poderosa de consciência, quando utilizada corretamente. Ela empresta estrutura e substância ao pensamento.

No entanto, o grande desafio da lógica é a prevenção de falsos pressupostos. Um único pressuposto falso pode jogar fora uma vida de conclusões lógicas. Então desafie todas as suas crenças, e nunca tenha muita certeza sobre aquelas que repousam sobre nuvens.

8. Pessoas conscientes

Pessoas conscientes elevam sua consciência. Pessoas inconscientes a abaixam.

Procure outros que você perceba estarem em um nível superior de consciência do que você. Converse com eles, faça perguntas, e desfrute de sua presença. Permita que suas idéias e sensibilização infectem você, e você vai encontrar-se expandindo em todas as direções. Você vai se tornar mais honesto, mais corajoso, mais compassivo, e assim por diante.

Mas passe tempo com as pessoas que estão em um nível inferior de consciência, e você vai afundar gradualmente ao seu nível. Os seus pensamentos irão infectar você também, fazendo com que você se torne mais desonesto, mais medroso, mais apático, etc.

Esforce-se para encontrar um equilíbrio entre gastar tempo com aqueles que elevam sua consciência em relação ao tempo gasto com aqueles que você pode ajudar. Aprenda com aqueles que são um pouco mais conscientes, e ajude aqueles que são um pouco menos conscientes do que você. Desta forma você serve o bem maior de todos, expandindo a consciência em todos os lugares.

9. Energia

Energia aumenta a sua consciência. Doença abaixa.

Cuide do seu corpo físico, pois é o seu principal meio de interação com o mundo. A energia dá-lhe um fluxo contínuo de experiências vitais. Mas sem energia deixa sua consciência morrer de fome.

Coma com uma consciência do que você está consumindo. Faça exercícios com uma consciência de como você está afetando seu corpo e mente. Antes de colocar qualquer coisa em seu corpo, considere o seu efeito sobre a sua energia, não apenas no curto prazo, mas a longo prazo também. Sempre pergunte a si mesmo: "Será que isto vai produzir energia ou doença?"

10. Intenção

A intenção de elevar sua consciência a eleva. A intenção de reduzir a sua consciência a abaixa.

A consciência tem a capacidade de se auto-expandir ou auto-contrair, assim como você tem a capacidade de crescer ou de cometer suicídio. Em um determinado momento, você tem a liberdade de escolha.

Por genuinamente expressar a intenção (ou oferecendo a oração), "Tenho a intenção de me tornar mais consciente e consciente", você irá iniciar a expansão de sua consciência. Manter a intenção de melhorar em qualquer uma das nove áreas anteriores irá produzir um efeito semelhante.

Alternativamente, você é perfeitamente livre para reduzir sua consciência a qualquer momento. Embora seja improvável que você escolha fazê-lo diretamente, você pode conseguir o mesmo efeito indiretamente, diminuindo o seu desempenho em qualquer uma das nove áreas anteriores. Ao escolher mentir, sucumbir ao medo, cometer atos de crueldade, permanecer ignorante, e assim por diante, você colocar para fora a intenção de reduzir a sua consciência. E, assim, fazendo você iniciar um processo que irá atrair mais a mentira, o medo, a crueldade, ignorância, etc em sua vida.

Cada pensamento que você mantém serve para expandir ou contrair sua consciência. Não há neutralidade. Então escolha sabiamente.

Por: Steve Pavlina

Nenhum comentário:

Postar um comentário