terça-feira, 5 de setembro de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dores nas costas e relação emocional

Dores nas costas e relação emocional

a conexão entre a coluna e os demais3
A medicina holística considera que a dor nas costas é uma consequência dos sentimentos negativos que vamos acumulando. 
Para podermos compreender um pouco melhor tudo isso, seria bom aprendermos algo mais sobre as partes da coluna. As vértebras se dividem em cervicais, dorsais e lombares. Alguns acrescentam a área do sacro e do cóccix.
Quando há um problema em alguma delas, os sintomas não apenas aparecem nas costas. Estas são as relações entre as vértebras, as emoções e as doenças.

A influência e enfraquecimento de nossos pensamentos e emoções têm um impacto direto nas dores nas costas. Sentimentos como medo, insatisfações ou aborrecimentos constantes, o pessimismo, a baixa auto-estima, dúvida ou até mágoa podem enfraquecer e desencadear sintomas físicos por todo o corpo, causando diversas doenças.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dores nas costas e relação emocional

As emoções e as dores nas costas
Muitas vezes, passar longos períodos de tempo com estresse, com medos reprimidos ou com essa ansiedade que não podemos controlar de modo adequado devido ao trabalho ou a assuntos pessoais resulta em doenças como, por exemplo, o colón irritável ou problemas de coluna.
Mas como pode isso acontecer, e como algo que é gerado essencialmente no cérebro pode ter impacto nesse eixo quase perfeito que forma a nossa coluna vertebral?
O conceito de coluna se refere a esse suporte vertical que permite aguentar um peso, enquanto que a palavra vertebral engloba todo esse complexo conjunto de ossos curtos e articulados entre si, que formam a espinha de todos os seres vivos vertebrados.
As nossas costas são, na realidade o eixo mais importante do corpo, um pilar ósseo e muscular que nos proporciona vida e resistência, e sobre o qual, por vezes, acrescentamos um peso “extra” com nossas emoções negativas.
As emoções negativas produzem alterações metabólicas. E isso é algo que devemos ter muito claro: a alteração de nossos hormônios e neurotransmissores provoca o aumento do cortisol no sangre, do ritmo cardíaco… E tudo isso produz alterações em vários órgãos.
Quando acontece um aceleramento geral, tudo isso se traduz em tensão muscular, em músculos rígidos que alteram o equilíbrio dos nervos e dos ligamentos.
A coluna vertebral não fica isenta de todas estas variações e, por isso, é frequente que a dor emocional seja traduzida também em dor cervical ou lombar.
Veja abaixo de que modo esse tipo de problemas e realidades se distribuem ao longo de nossas costas.
Dor na região cervical
A dor nas costas não se concentra só na zona lombar. Um dos problemas mais comuns está relacionado com as dores localizadas nas cervicais.
As vértebras cervicais vão desde a C1 até a C7, e a primeira de todas elas recebe o nome de Atlas por ser o suporte da cabeça e aquela que nos proporciona o equilíbrio.
Para que exista bem-estar na região das cervicais é necessário equilíbrio e harmonia de movimentos. É uma zona que precisa sempre de uma flexibilidade muscular adequada para que não surjam problemas.
Esta região cervical é a mais afetada pelo estresse laboral e pelas preocupações. É um tipo de estrutura musculoesquelética superior que se vai ressentir, principalmente, pelo trabalho diário e pelas ansiedades menos intensas e específicas de seus dias.
Para combater este tipo de dor, vale a pena se mentalizar de que todas as manhãs precisa enfrentar o dia com mais calma e equilíbrio. O ideal é realizar exercícios suaves e harmônicos mexendo a cabeça em círculos, e repetindo o mesmo, depois, com seus ombros.
Dor na região torácica
É a chamada região dorsal, que vai desde a D1 até a D12, e que acolhe grande parte das nossas costas, a área torácica e o coração. É uma região muito relacionada com as emoções.
De que forma as emoções afetam esta parte de nossas costas? É fácil de entender e, certamente, que alguns destes aspectos serão familiares:
Uma pessoa deprimida, desanimada ou triste tende a manter o olhar para baixo e um eixo corporal inclinado.
A atividade física se torna limitada, passamos muito tempo sentados, com o pescoço projetado para frente e com o diafragma não funcionando com a agilidade que deveria.
Tudo nos pesa, a respiração se torna mais lenta, a circulação do sangue não é a mais adequada e é muito provável que sintamos dor de cabeça, dor de estômago ou pressão no peito.
Tudo isso deriva desse eixo postural incorreto e dessa sobrecarga na região dorsal. É importante produzir movimento no nosso corpo: sair para passear, tomar sol, etc.
Fornecer equilíbrio às nossas costas e desabafar nossas emoções negativas são fatores chaves para combater a dor nesta região torácica.
Dor na região lombar
A zona lombar de nossas costas vai da L1 a L5. É uma parte muito exposta a inflamações das vértebras, que podem traduzir-se também em dor ciática e, inclusive, afetar órgãos como os rins ou a bexiga.
Esta parte do nosso corpo, além de ser afetada pelo desgaste e pelas más posturas, é também afetada por emoções relacionadas com os medos, a ansiedade ou mesmo com a pressa.
É frequente em pessoas que se preocupam muito com os outros e se descuidam delas próprias. Passam muito tempo de pé, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, enquanto têm a sensação que não vão conseguir fazer tudo, que não vão acabar bem, que não têm tempo para si mesma.
No final sentem como se tivessem as costas quebradas ao meio. A dor nas costas é um problema que devemos aprender a tratar, levando, primeiro, uma vida mais relaxada, onde nos priorizemos, e tomando sempre em consideração os conselhos de médicos e especialistas.
Existem diferentes técnicas, tais como o Yoga, que permitem e apoiam o bem-estar do corpo, o equilíbrio da mente-corpo e das emoções. Essas técnicas ao mesmo tempo que trabalham o corpo físico, também contribuem para um aumento do relaxamento mental. A meditação conjugada com os exercícios harmoniosos, pode ser uma solução para muitas pessoas ansiosas e que sofrem de dores nas costas, pois permite acalmar a mente e relaxar o corpo.
Tente estar mais consciente dos seus pensamentos e emoções e faça uma introspecção e análise – será que está reprimindo emoções ou sentimentos, como a raiva, ressentimento, frustração, inveja e ciúme?
Tente ter mais compaixão pelos outros, perdoar e, acima de tudo, Amar. Estabeleça um equilíbrio adequado em sua vida, cuidando ao máximo do seu mundo. Verá que as suas dores nas costas desaparecerão.
Não se esqueça de fazer, todos os dias, exercícios suaves e harmônicos e de consultar com profissionais da saúde, para que as dores nas costas não afetem sua qualidade de vida.

A coluna e as demais partes do corpo

a conexão entre a coluna e os demais2
O caso mais comum em que os médicos relacionam a coluna com uma patologia ou doença é a dor de cabeça, causada por dormir mal ou por fazer um movimento errado.
Mas esta não é a única conexão que podemos fazer entre os ossos e o que nos dói.
Começando na nuca e terminando no cóccix, há diferentes pontos, um abaixo do outro, que se relacionam com uma parte do corpo específica. Eles são:
  • Cabeça e orelhas, olhos e língua, dentes, nariz e boca
  • Garganta, pescoço e ombros
  • Glândula da tireoide
  • Mãos
  • Coração, pulmões e seios
  • Vesícula biliar, fígado, estômago, pâncreas, baço
  • Glândulas suprarrenais, rins, bexiga
  • Intestino delgado, cólon, intestino grosso
  • Órgãos sexuais
  • Costas
  • Pés
A coluna vertebral recobre a medula espinhal, que tem a missão de transmitir toda a informação que sai do cérebro e viaja pelo resto do corpo. Conta com diversas terminações nervosas que passam entre cada vértebra e, quando estas perdem seu alinhamento natural, há um problema de comunicação. É aí que começam as dores e as doenças.
Ao sentir um incômodo ou descobrir uma doença, temos a possibilidade de determinar qual parte da coluna se “desconectou” com o sistema.
Desta maneira, por exemplo, os problemas nas cervicais podem provocar entorpecimento nas mãos. Quando o problema está nas vértebras torácicas, surgem dores de estômago e, se for na lombar, pode haver uma persa de sensibilidade nas pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário