quinta-feira, 13 de abril de 2017

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O DESAFIO DO DESAPEGO - O DESAPEGO NOS RELACIONAMENTOS


O DESAFIO DO DESAPEGO


apego 3 (27)
Seus corpos tridimensionais, estas carcaças de carne que os prendem ao chão tem um sentido muito importante. Suas consciências estão ancoradas nestes corpos exatamente para que aprendam a superá-los.
Tudo que vocês possuem, seus desejos e emoções estão aí para serem superados, transmutados para que vocês aprendam o seu real significado. Para a grande maioria de vocês os desejos são direta ou indiretamente ligados a matéria.
Tudo lhes é dado como aprendizado, para que gostem e desapeguem, pois seu caminho não é ficar parado viciado no prazer. Ficar parado é morrer, deixar o tempo transcorrer sem consciência.
O início sempre é o apego a matéria, o medo de perder, a ansiedade da garantia no tempo, sua busca por segurança no futuro. Isto causa a ansiedade, a angústia e leva a violência. É o seu cérebro mais primitivo assumindo o controle. Seu cérebro reptiliano inferior fazendo de vocês verdadeiros autômatos, répteis rastejantes.
Por mais que vocês se esforcem, meditem, espiritualizem-se, continuarão sendo puxados para baixo e voltando a agir como répteis, a menos que vocês acreditem profundamente no seu eu interior.
Quando superarem sua parte reptiliana – os instintos e o prazer, encontrarão seu cérebro límbico emocional – suas emoções e paixões. É a segunda etapa – o terceiro chacra, transmutar a paixão, as vaidades e o poder do plexo solar, e chegar ao seu sistema cortical, usar o seu cérebro racional com o chacra cardíaco e trabalhar o sentir.
Este é o seu grande aprendizado atual: desapegar de tudo que os acorrenta, sentirem seus corações e serem verdadeiramente livres.
Quando você sentir e acreditar, terá finalmente superado a matéria. Vai entender como o Universo conspira a seu favor. Terá dentro de você esta certeza e também uma nova obrigação.
Terá alcançado o chacra laríngeo e terá o poder da palavra. Sua palavra será verdadeira porque estará vindo do seu coração, e você terá o poder de convencer, o poder do verbo, sua palavra será sagrada e você será responsável pelos seus efeitos.
Você vai falar com propriedade porque estará acessando o corpo causal, a fonte da sabedoria. A mentira lhe trará conseqüências graves e a vaidade mais ainda. Somente quando superar esta fase pela compreensão do real poder do verbo, passará a etapa seguinte.
Agora vivendo no sexto chacra, o terceiro olho lhe dará a visão distante, o tempo e as relações de causa e efeito. E enxergará o mundo como realmente é e precisará aprender a superar isto. Muitos de você enlouquecem por alguns períodos, pois o mundo real é bem diferente do que vocês imaginam. A percepção da loucura é uma etapa importante na aquisição do conhecimento.
A quantidade de informações que receberão ativará regiões de seu cérebro que eram quase não utilizadas e será necessário um longo período de tempo para transmutar estes conceitos e alcançar a iluminação do chacra coronário.
Resultado de imagem para O DESAFIO DO DESAPEGO

O DESAPEGO NOS RELACIONAMENTOS

10527902_701097139958608_2436112861911054011_n
Muitos interesses atuam no sentido de deturpar os conceitos que podem levar o homem ao caminho verdadeiro e a sua completa liberdade, e o desapego também não escapou disto.
O desapego nos relacionamentos vem sendo banalizado e divulgado como simples sexo livre.
Desapego não é falta de interesse nem falta de amor, mas apenas independência.
Imagine que você ganhe um carro maravilhoso, confortável e com tudo que poderia imaginar. Certamente terá muito prazer em dirigi-lo. Não há nenhum problema nisto, estamos aqui para ser felizes.
Mas se depois desfazer-se deste carro se tornar um problema, significa que você passou a depender dele. Aquele prazer que antes você não conhecia e não lhe fazia falta agora se tornou essencial para você. Você ficou viciado naquele prazer, apegou-se e depende dele. Esta é a fonte de todo o sofrimento. Você pode usar, mas não precisa ter, deve se manter livre e independente, ou todo prazer vai reverter em sofrimento.
Todo apego gera sofrimento.
Resultado de imagem para o desapego nos relacionamentos
No amor e nos relacionamentos pessoais vale a mesma regra. Você só estará pronto para amar verdadeiramente quando estiver bem sozinho, quando se bastar e não depender dos outros. Deve ser muito bom estar com a pessoa que ama, mas também deve ser muito bom estar sem ela. Seu amor não pode ser uma muleta.
“Quem não é um bom impar,
jamais será um bom par.”
Você também precisa entender que tudo que faz é por si mesmo, e não pelos outros, não deve esperar contrapartida.
Se quiseres preparar um café da manhã para a pessoa que ama, e surpreendê-la, faça-o e mergulhe todo seu ser nesta tarefa, absorva o prazer de cada instante, de cada detalhe da preparação. Entregue ao seu amor e curta cada detalhe, cada expressão do seu rosto, absorva aquilo e sinta todo o prazer que você merece. Depois, sinta-se satisfeito, compreenda que foi bom para você e que o outro não precisa retribuir. Não espere que lhe façam o café da manhã no dia seguinte. Se você não quiser repetir mais isso, não repita, mas também não cobre nada do seu amor. Você simplesmente fez o que queria e lhe deu prazer. Isto basta, acabou, não espera nada em troca. Você fez porque quis e foi bom para você ! Só isso ! Acabou !
Resultado de imagem para o desapego nos relacionamentos
Este é o amor incondicional, que não espera nada em troca, que não se apega porque respeita a liberdade do outro. Que ama a essência do outro e todas as suas formas de manifestação. Onde suprimir uma destas formas de manifestação é macular este amor, é destruir o que você ama.
Amar verdadeiramente é amar o outro em liberdade e não em uma gaiola.
Os que não entendem estes conceitos vão confundir isto com falta de interesse, porque só sabem viver no apego. Se apegam e se viciam em tudo que gostam e não conseguem entender como alguém pode gostar e não sofrer com uma perda.
Você deve amar ao outro como ser livre, sem posse e sem dependência. A sensação de posse vem da sua dependência, do medo de perder. Você não é livre porque depende e quer tirar a liberdade do outro para não perdê-lo.
Dependência não é amor, quem depende apenas usufrui. É apenas um vampiro. E dois vampiros formam apenas uma simbiose, mas nunca serão dois amantes.
“Dê a quem você ama:
asas para voar,
raízes para voltar
e motivos para ficar.”
Dalai Lama
Não há nada mais belo do que dois seres livres permanecerem juntos ligados pelo amor incondicional. Este é o verdadeiro amor, fiel pela sua natureza, que é a própria liberdade.
Prama Shanti,

Nenhum comentário:

Postar um comentário