quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Abhyanga: Massagem Ayurvédica com Óleo

Massagem Abhyanga - faz bem para o corpo e alma - caminhos da ayurvédica


Imagem relacionada

     "O corpo de quem usa massagem com óleo regularmente é em geral menos afetado mesmo se for sujeito a lesões acidentais ou esforço vigoroso. Através da massagem com óleo diária a pessoa recebe um toque agradável, partes do corpo em boa forma, além de tornar-se forte, encantadora e pouco afetada pela idade avançada."
(Caraka Samhita Vol. 1, V: 88-89)
      "A abhyanga deve ser empregada diariamente nos casos de velhice, grande esforço físico e agravação de Vata."
(Ashtanga HrdayamSutrasthana:II:8-9)

     Abhyanga é a ação de untar o corpo com óleo. Muitas vezes medicado e geralmente morno, o óleo é massageado no corpo inteiro antes de um banho. Pode ser benéfico para a manutenção da saúde e usado como tratamento para certas desordens. Abhyanga pode ser incorporada em uma rotina apropriada para quase todo mundo.

     A palavra em sânscrito sneha significa tanto "olear" como "amar", e os efeitos da abhyanga são similares aos efeitos da saturação com o amor. Ambas as experiências podem levar a um profundo sentimento de estabilidade, calor e conforto. Sneha-óleo e amor é sukshma, ou "sutil". Isso permite a sneha atravessar os canais mais diminutos do corpo e penetrar em camadas profundas nos tecidos.

     Ayurveda ensina que há 7 tecidos no corpo, os dhatus. Cada um é sucessivamente mais concentrado e doador de vida. Também aprendemos que para que os efeitos de sneha atinjam a camada mais profunda, deve ser massageado no corpo por 800 matras - aproximadamente 5 minutos. Se considerarmos que o corpo inteiro precisa dessa forma de atenção, uma massagem de 15 minutos é uma quantidade mínima de tempo.

Benefícios da Oleação Externa
(resumidos de: Caraka SamhitaSushruta Samhita e Ashtanga Hrdayam)

Benefícios da aplicação de óleo ao corpo (Abhyanga):

• produz suavidade, força e traz cor ao corpo;
• decai os efeitos do envelhecimento;
• concede boa visão;
• nutre o corpo;
• aumenta a longevidade;
• beneficia o sono;
• beneficia a pele;
• reforça a tolerância do corpo;
• transmite firmeza aos membros;
• transmite tônus e vigor aos dhatus (tecidos) do corpo;
• Estimula os órgãos internos do corpo, melhora a circulação;
• Pacifica Vata e Pitta e harmoniza Pitta.



Benefícios da aplicação de óleo no escalpo (Murdha taila)
• Faz o cabelo crescer luxuriante, denso, suave e brilhante;
• Suaviza e revigora os órgãos dos sentidos;
• Remove rugas faciais.



Benefícios da aplicação de óleo nas orelhas (Karna puran)
• Beneficia desordens do ouvido que ocorrem devido ao aumento de Vata;
• Beneficia o pescoço rígido;
• Beneficia a rigidez no maxilar.



Benefícios da aplicação de óleo nos pés (Padaghata)
• Alívio da rispidez, da rigidez, aspereza, fatiga e entorpecimento dos pés;
• Força e firmeza dos pés são alcançadas;
• A visão é aumentada
• Vata é pacificado;
• A ciática é beneficiada;
• Veias e ligamentos locais são beneficiados.



     "A massagem de sneha (óleo) no organismo humano transmite tônus e vigor a seus princípios raiz (Dhatus), da mesma forma como a água provê às raízes de uma árvore ou planta os elementos nutrientes necessários e promove seu crescimento, quando vertida no solo em que cresce. O uso de sneha no banho leva sneha a penetrar no sistema através das bocas das veias (siras) e dutos (dhamanis) do corpo, assim como através das raízes dos cabelos, portanto suavizando e revigorando o corpo em sua própria essência.
Sob as circunstâncias, massagens e unções do corpo com óleo ou manteiga clarificada deveriam ser prescritos por uma pessoa inteligente levando-se em consideração o hábito de cada um, simpatia e temperamento e ao clima e à estação do ano, assim como à preponderância de algum dosha ou doshasdesequilibrados na constituição física de cada um."
(Sushruta Samhita, Chikitsa Sthanam: XXIV:29-32)



     Estas passagens esclarecem que devemos considerar nossa Prakriti(constituição), Vikriti (condição atual) e nosso ambiente externo ao decidir que óleos são melhores para nós e com que frequëncia nós devemos realizarabhyanga.

     É benéfico seguir um tipo particular de abhyanga dosha-pacificante  se aquele dosha está alto no momento. Por exemplo, se você está nervoso, ansioso, seu coração está correndo e você sente frio e calor, sua Vikriti é provavelmente alto Vata; usar um óleo para pacificar Vata na abhyanga será o mais benéfico. Se não há nenhum dosha desequilibrado no momento, é bom considerar os doshas dominantes na sua Prakriti e o meio-ambiente, inclusive a atual estação e o clima.
     Por exemplo, se você está se sentindo saudável, mas sabe que seu Pitta é seudosha dominante, e o tempo está quente e úmido, será provavelmente bem melhor escolher um óleo para pacificar Pitta. Se você ainda não está certo sobre que Prakriti ou que Vikriti você tem, você pode procurar um terapeuta ayurvédico. Se isso não é uma opção pra você, tente fazer algum dos testes dePrakriti ou Vikriti que há disponíveis em páginas na internet.*

Massagem Abhyanga - faz bem para o corpo e alma


Anda cansado, desvitalizado , sem forças e muito estressado? Uma dica infalível é a maravilhosa massagem indiana Abhyanga.

Conhecida também como  Massagem Ayurvédica por ser uma das diversas massagens desta medicina.

Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo.A massagem é realizada com óleos medicinais em todo o corpo, estimulando a circulação sanguínea, sistema linfático e eliminando toxinas. A técnica produz a nutrição dos sete tecidos do corpo, tecidos estes que de acordo com a filosofia do Ayurveda são encontrados e nutridos através da estimulação dos pontos marmas.

Assim, a Massagem Abhyanga é uma técnica de massagem de acordo com os ensinamentos do Ayurveda, a medicina tradicional indiana e tem como principais benefícios:



- Remover a fadiga e o cansaço;
- Aumentar a circulação sanguínea;
- Melhorar a visão;
- Dar força e confiança;
- Induzir a um sono profundo e reparador;
- Melhorar a qualidade da pele e dos músculos;
- Nutrir os tecidos do corpo;
- Eliminar a rigidez das articulações;
- Abrir os canais de energia sutil;
- Recuperar a energia vital, ao desfazer os seus bloqueios;
- Ajudar a manter e recuperar a saúde e bem-estar. 

Resultado de imagem para Massagem Abhyanga - faz bem para o corpo e alma - caminhos da ayurvédica

(trecho traduzido e adaptado por mim, extraído da página da dra. Claudia Welch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário