quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SHIATSU - Quais os Benefícios do Shiatsu? Agende uma consulta

Libere sua energia vital com shiatsu


Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - SHIATSU - Quais os Benefícios do Shiatsu?

Quais os Benefícios do Shiatsu?


Técnica oriental milenar, o Shiatsu, que significa pressão (atsu) com os dedos (shi), é um método terapêutico de manipulação corporal que utiliza as mãos para “curar“. O terapeuta especializado utiliza os dedos, as mãos e os cotovelos para pressionar, alongar e massagear pontos específicos do corpo, conhecidos como tsubos (pontos de pressão). Acredita-se que a pressão em pontos específicos restabelece e mantém a saúde, além de proporcionar muitos outros benefícios.

Através da pressão exercida pelos dedos, o shiatsu trabalha nos canais de energia do corpo humano, também conhecidos como meridianos, para reequilibrar o fluxo da energia vital, desbloqueando-a, corrigindo possíveis deficiências ou excessos. Quando isso é feito e a energia vital é normalizada, o organismo volta a ter a capacidade natural de se defender dos invasores (as doenças) e a funcionar de forma plena e eficaz. Para conseguir esse feito, os movimentos manuais pressionam os cerca de 365 pontos de pressão (tsubos) espalhados pelo corpo.

Um terapeuta saberá identificar quando cada um desses pontos estiver com carência ou excesso de energia, pois quando há excesso de energia vital esses pontos ficam tensos e doloridos, e quando há falta eles ficam suaves e não apresentam dor.
zen shiatsu massage Quais os Benefícios do Shiatsu? 
A medicina oriental acredita que  a energia vital, chamada de Ki, percorre o corpo humano de cima par abaixo e de baixo para cima, numa linha simétrica dividida em doze meridianos principais, que são os dos pulmões, do pericárdio, do coração, do intestino delgado, do “triplo-aquecedor”, o intestino grosso e fino, do baço-pâncreas, do fígado, dos rins, da bexiga, da vesícula biliar e do estômago.
Ao reequilibrar a energia, o shiatsu funciona como um processo catalisador da cura que apresenta resultados contínuos. 

Os benefícios do shiatsu são muitos e, resumidamente, ele proporciona um maior relaxamento, aliviando a tensão, melhora o fluxo linfático, melhora a circulação sanguínea, melhora a vitalidade e o sistema imunológico, reduz dores e rigidez e aumenta a percepção do próprio corpo. 

O que a técnica visa é devolver o equilíbrio físico, mental e espiritual, sendo indicado para tratar enxaquecas, cefaleias, dores de cabeça, dores nas costas, dores na coluna, dores nos ombros, dores no pescoço, depressão, ansiedade, problemas emocionais diversos, tensão, estresse, insônia, distúrbios do sono, cansaço, fadiga, problemas menstruais, asma, bronquite, rinite alérgica, problemas intestinais, sinusite, tosse, artrite, constipação, tensão muscular, lesões esportivas, dentre outros.

Como se vê, o shiatsu atua não só no corpo físico, mas também no corpo emocional e mental, reabastecendo o equilíbrio e o correto funcionamento dos meridianos e estimulando a energia vital.

Vale ressaltar, contudo, que é uma técnica que serve como coadjuvante e precisa ser associada aos tratamentos convencionais. É sempre bom ressaltar isso porque muitas pessoas confundem as coisas e querem trocar o tratamento convencional pelo método “alternativo” e isso, lógico, não é indicado.
Apesar de ser “apenas” uma massagem, não deve ser feita por qualquer pessoa, por isso verifique direitinho as qualificações da pessoa que pretende te aplicar o shiatsu e busque referências, já que, por se tratar de algo que trabalha com a energia vital deve ser feito somente por quem tenha total domínio da técnica.

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - SHIATSU - Quais os Benefícios do Shiatsu?

Toques de saúde

Na prática, o shiatsu funciona com simplicidade. O shiatsuterapeuta utiliza técnicas de pressão, fricção, vibração e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além de movimentar articulações e manipular estruturas músculo-esqueléticas. Com os polegares ou com as palmas das mãos, pressiona os pontos corretos de modo ritmado, relaxando os sistema nervoso e muscular e garantindo o livre fluxo da nossa energia vital (chamada de Qi) e garantindo bem-estar físico, emocional e mental.
Esse fluxo é conduzido por canais chamados de “meridianos de energia”, cada um ligado a um órgão ou sistema do corpo humano. Assim como os chacras, esses canais formam uma corrente vibracional que circula pelo corpo conectando o céu (yang), no centro espiral da cabeça, à terra (yin), na parte inferior do corpo. Essas partes sofrem interferências e acúmulos de energias, tanto por fatores externos expressos nos fenômenos da natureza como por fatores internos expressos pelas emoções e sentimentos presentes nas experiências do cotidiano. O principal efeito da massagem oriental é justamente a desobstrução dos meridianos principais e secundários, equilibrando assim o yin-yang do homem.


cel- 987472381
cromocaio@gmail.com