sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Já fez sua lista de metas para 2017? Veja os pontos que atrapalham nessa conquista

Metas para o ano que vai chegar



O último mês do ano é a data perfeita para definir as metas para o ano que vai chegar. Em todas as esferas da vida são definidos alguns objetivos, sejam eles referentes à saúde, sejam às finanças, ao amor ou à carreira. Desejar conquistar seus objetivos, porém, não é o suficiente para que eles se tornem realidade e algumas barreiras no meio do caminho deverão ser superadas para chegar lá.
Em sua larga experiência trabalhando com profissionais de todas as áreas, a coach e consultora de gestão de carreira e imagem Waleska Farias afirma que apenas 30% das pessoas que fazem aquela tradicional listinha de metas conseguem atingir seus objetivos. Isso quer dizer que a maioria dos profissionais se perde no meio do caminho e simplesmente não realiza suas metas.
Mas por que será que isso acontece e, para piorar, com tanta frequência? Waleska explica que os principais motivos que atrapalham a maioria dos profissionais a realizar os desejos propostos são falta de planejamento, incerteza sobre seus objetivos e metas não factíveis.
Além disso, é muito comum terceirizar a culpa, ou seja, acreditar que não conseguiu aquela promoção por culpa do chefe ou porque outro colaborador atrapalhou ou ainda porque a família interferiu.
Para auxiliar aqueles que desejam fazer da sua lista de metas para 2017 algo real e, de fato, conquistar cada ponto estipulado, a equipe InfoMoney em parceria com a coach Waleska Farias também elaborou uma listinha, mas uma que revela quais são os principais problemas para se alcançar os objetivos, veja:
Dificuldade de planejar
– Waleska explica que é algo cultural do brasileiro não ser um expert em planejamento. “O brasileiro trabalha apagando incêndio”, pontua. Essa falta de hábito em fazer planejamento, seja no curto, seja no médio prazo, pode ser determinante, atrapalhando muito alcançar as metas.
Legitimidade dos próprios objetivos

Resultado de imagem para O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL
- nem todas as pessoas definem sonhos pessoais, e muitas querem conquistar essa ou aquela meta para agradar à família ou porque estão sendo influenciadas por alguém. Waleska explica que essa é uma grande barreira. “Se você não se sente dono do objetivo, ele não vai se sustentar”.
Sonhos sem viabilidade
- para atingir um objetivo, é essencial que ele seja viável. De nada vai adiantar um estagiário definir como meta de curto prazo ser diretor da empresa em que trabalha. Este pode ser um exemplo incomum, mas é algo corriqueiro, alerta Waleska,“as pessoas definirem objetivos que vão além da sua capacidade”.
Não está errado ter sonhos grandiosos, o problema é que, na prática, se você define uma meta inviável, dificilmente vai conseguir conquistá-la e, consequentemente, vai se sentir frustrado e achando que não é capaz. “Isso pode fazer toda a diferença, se você coloca metas muito arrojadas você desanima, porque dificilmente as conquistará”, explica Waleska.
Falta de automotivação
- “se você não é um profissional automotivado, no primeiro tropeço você cai e fica”, analisa Waleska. As metas demandam tempo, dedicação e habilidade para superar os fracassos. Isso quer dizer que nada será alcançado do dia para a noite e, se você não consegue se automotivar constantemente, o objetivo vai ficando cada vez mais distante.
O principal erro ao enfrentar um fracasso é culpar os outros. “Culpar a empresa, o chefe, o trânsito, a família, os filhos não vai ajudar em nada”, explica a coach. O profissional tem de ser, acima de tudo, determinado, ou seja, caso encontre um problema, assuma a responsabilidade, enfrente e siga adiante. Para isso, é preciso automotivação.
Falta de auto crença
- diz o famoso dito popular: “você é aquilo que acredita ser”. É isso mesmo, se o profissional não acredita em si mesmo, dificilmente as pessoas vão acreditar nele. Acreditar no seu potencial, na sua inteligência, na sua capacidade vai ajudar a atingir suas metas. Waleska ainda explica que o ambiente em que se vive pode influenciar muito nesse aspecto, ou seja, mantenha perto as pessoas que o estimulam e deixe de lado aquelas que o influenciam negativamente.
Resultado de imagem para Metas para o ano que vai chegar

Na virada do ano é comum estipularmos metas para o ano que se inicia. Alguns objetivos possíveis e fáceis de conquistar e outros nem tanto, que requerem força de vontade e determinação.

E você? Está realmente preparado para conquistar suas metas 2017? 

Adquirir o peso ideal, ter uma alimentação saudável, cuidar mais da mente e do corpo. Estes são os sonhos mais comuns para o ano que se inicia. Para alcançar esses sonhos em 2013, a gente separou algumas dicas especialmente para você.

1. Conscientize-se do que você realmente quer alcançar e do que terá que fazer para cumprir tal objetivo. Força de vontade e paciência não podem faltar. Pense o quanto é importante para você o fato de mudar, ter uma vida saudável e estar bem disposto para realizar os demais objetivos traçados por você. 

2. Não almeje atingir o peso ideal em pouco tempo. É preferível que você elimine peso gradativamente, mas aprenda a se alimentar de forma correta. Assim a probabilidade de manter o peso alcançado é muito maior.

3. Mudar hábitos alimentares é realmente difícil e aí que entra aquelas palavras chaves citadas a pouco: força de vontade e determinação. Não desista, lembre-se que o ser humano se adapta a tudo. Com o seu organismo acontece o mesmo. Pode demorar um pouco, mas você vai aprender a comer de forma saudável e sentir prazer com a nova alimentação.

4. Planeje suas compras, dê preferência por fazer uma lista antes, compre somente o que realmente for necessário e claro, saudável.

5. Frutas, verduras e legumes são alimentos que não podem faltar na sua despensa e devem ser consumidos diariamente. Varie bastante.

6. Acrescente no seu dia-a-dia os seguintes hábitos: beber bastante água, realizar todas as refeições e praticar exercícios físicos, pelo menos 30 minutos diários.

7. Escolha um ou dois dias da semana para comer um doce de sua preferência, mas não exagere na quantidade. Nos demais dias opte por alimentos doces mais saudáveis como frutas, gelatinas, barra de cereais ou picolé de frutas.

8. Arroz, pão e macarrão são alimentos ricos em carboidratos, mas devem sim ser consumidos. Apenas não extrapole na quantidade.

9. Procure se interessar mais por nutrição. Leia reportagens, matérias, textos que sejam realmente confiáveis. Conheça os alimentos que tem propriedades funcionais, ou seja, que fazem bem à saúde, isso vai te ajudar a entender melhor como a alimentação interfere na saúde das pessoas.

10. Separe um tempo para você fazer algo que goste, como ler, ouvir música, ver um bom filme, passear, viajar, conversar com amigos, brincar com os filhos. O lazer proporciona bem-estar ao corpo e à mente, reduzindo a ansiedade e preparando o organismo para o dia-a-dia.

Com informações do site Cyber Diet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário