segunda-feira, 9 de maio de 2016

DICAS TERAPÊUTICA - PODER NUTRIVIO E MEDICINAL DO MANJERICÃO - Anti-Envelhecimento - PROTEGE CONTRA O CÂNCER DO PULMÃOS E VIAS ORAIS

MANJERICÃO - Anti-Envelhecimento


 

O poder nutritivo e medicinal do manjericão é notável, dada sua quantidade de vitaminas, minerais, e fito nutrientes. É conhecida desde os tempos antigos, quando era usada pelos gregos como símbolo de paz, harmonia e felicidade. Primo do funcho, do cominho e da erva-doce, contém químicos naturais, como o sabineno eugenol, cimeno, linalol, acetato de linalilo, e terpineol, compostos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

O manjericão possui níveis impressionantes de Vitamina C (ácido ascórbico). Por cada 100 gramas, fornece 51,4 mcg ou 86% da DDR, a Dieta Diária Recomendada. O Ácido Ascórbico é um dos melhores antioxidantes naturais para o combate aos radicais livres, também reforça o Sistema Imune, é anti viral e acelera a cicatrização de feridas.

Esta erva também impressiona a Comunidade Científica por sua quantidade excepcionalmente alta de Vitamina A, luteína, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins. Estes 3 últimos, quando juntos, formam um dos trios mais potentes contra o envelhecimento da pele, e contra doenças que possam atacar a pele.

Conhecida como antioxidante, e Vitamina A também é necessária para a manutenção de uma visão saudável, sendo ainda essencial para manter a saúde das membranas mucosas. Vegetais que conjugam Vitamina A e betacaroteno, como o manjericão, são conhecidos pela proteção que dão ao pulmão e à cavidade oral contra o câncer.



Esta erva é uma das melhores fontes de Vitamina K, que por sua vez é dedicada à construção da massa óssea e à manutenção da saúde da pele. Estudos científicos estabeleceram que limita os danos neuronais no cérebro, fazendo com que a Vitamina K seja relevante no tratamento da Doença de Alzheimer.

O manjericão com seu sabor levemente adocicado e picante, também nutre o corpo humano como manganês, zinco, ferro, cálcio, potássio, cobre, fibras, folatos, riboflavina, e tiamina. Para beneficiar-se de tantas propriedades pode-se usar esta erva diariamente como tempero. O detalhe é que deve ser adicionada no último instante de preparo, já que a cozedura destrói a maioria de suas propriedades naturais.

Para tratar dores musculares ou provocadas pela artrite, e também a flatulência, recomenda-se um chá morno de manjericão. Para a artrite reumatoide ou artrose, em especial, pode-se massagear a área a ser tratada com o seu óleo essencial.

Este óleo também pode ser usado no tratamento de infecções intestinais, para reduzir dores provocadas pelo período menstrual, ou para aliviar náuseas.