quinta-feira, 10 de março de 2016

DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER DOS CHÁS QUE ACALMAM

Chás que acalmam


  • chas-que-acalmam-1_1.jpg
    O uso de ervas, raízes e folhas é relatado desde o surgimento da humanidade. Os homens, observando os animais, foram fazendo experimentações, muitas delas foram bem-sucedidas e passaram a ser usadas para equilibrar o organismo e muitas vezes até como cura.
    Hoje, com a catalogação da flora e com os recursos da ciência, a eficiência e poder terapêutico de muitos vegetais foram comprovados. Esses vegetais podem auxiliar de diversas formas, sejam em chás, unguentos, gargarejos, pomadas ou extratos.
  • Chás para relaxar

    chas-acalmam-1.jpg
    Com a correria do dia a dia e uma vida movimentada, muitos sofrem de estresse e irritabilidade e quando os sintomas aparecem, é sinal de que alguma coisa não vai bem com o organismo. Os vegetais podem auxiliar na prevenção e no tratamento destes sintomas . Os chás para acalmar são a forma mais prática de usá-los.
    As plantas responsáveis por esta função são as adaptógenas, que aumentam a resistência a situações estressantes e exemplos delas são: erva-cidreira, passiflora, alecrim e camomila.
  • Chá de erva-cidreira

    chas-que-acalmam-2_0.jpg
    Para prepará-lo, basta colocar uma colher de floras em uma xícara e despejar água fervente. Abafe por 10 minutos e o chá está pronto. Recomenda-se tomar duas xícaras por dia.
    Além da função relaxante, a erva-cidreira controla ciclos menstruais, ameniza cólicas, ajuda no tratamento de problemas gastrointestinais e de insônia além de tratar o mau-hálito.
  • Chá de passiflora

    chas-que-acalmam-3.jpg
    A substância relaxante é encontrada na folha e flor do maracujá e é comercialmente conhecida como passiflorina ou maracujina.
    Para fazer o chá, acrescente 8 gramas de folha de maracujá picada em uma xícara, despeje água fervendo, abafe por 10 minutos, coe e tome.
  • Chá de alecrim

    chas-que-acalmam-4.jpg
    Além de aromatizador e tempero culinário, o alecrim é um ótimo calmante e combatente de radicais livres. A planta tem o poder de estimular pela manhã, mas acalma no período da noite. O chá também é altamente indicado para amenizar os sintomas da depressão.
    Para uma xícara de chá, acrescente 5 gramas de alecrim com flores, folhas e ramos, despeje água fervendo, abafe por 10 minutos, coe e tome. É importante ressaltar que o sabor é bem amargo.
  • Chá de camomila

    chas-que-acalmam-5.jpg
    Além de combater a ansiedade e o estresse, a camomila é conhecida por ser um ótimo agente controlador de distúrbios gastrointestinais, amenizando cólicas e regulando o intestino. É indicada também para tratar a insônia e para diminuir a irritabilidade em crianças pequenas.
    Para preparar o chá, coloque em uma xícara uma colher de flores picadas, despeje água fervendo, abafe por 10 minutos, coe e tome três vezes ao dia.
  • chas-acalmam-.jpg
    Dicas:
    É importante que os chás sejam sempre preparados com água fervendo, pois a alta temperatura da água potencializa o efeito das ervas.
    É importante comprar os ingredientes em lojas de produtos naturais ou farmácias de homeopatia de confiança para não confundir as plantas e para garantir a procedência do produto.
  • por Beatriz Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário