quinta-feira, 10 de março de 2016

DICAS TERAPÊUTICAS - Chá para insônia - PARA DORMIR BEM...

Chá para insônia


O sono noturno é essencial para o bem estar e saúde do corpo. Se não dormimos bem durante a noite, não nos sentimos dispostos a realizar as tarefas do dia seguinte. Cansaço, dores nos músculos, perda de memória e diminuição da atividade cerebral são alguns sintomas da temida insônia, doença caracterizada pela ausência de sono.
A insônia está intimamente ligada com uma vida corrida e estressante. Quando as preocupações com o trabalho, a casa e os filhos não saem da cabeça na hora de dormir, a insônia também pode aparecer e espantar o sono. Quem consome grandes quantidades de substâncias estimulantes durante o dia, como café e energético, também pode sofrer com a doença.
Alguns casos mais graves e crônicos de insônia precisam ser tratados com o uso de medicamentos para dormir, sempre com o consentimento de um médico. Para variações mais brandas, o uso de remédios naturais, como os chás, pode ser uma alternativa bastante eficaz ao combate da doença.

Receita de chá para insônia

ch%C3%A1-para-ins%C3%B4nia-2_0.jpg

Chá de camomila e folha de maracujá

1 xícara (chá) de flores de camomila
2 folha de maracujá picadas
500 ml de água fervente

Modo de preparo

Adicione os ingredientes na água fervente para fazer a infusão. Depois de pronto, é só consumir ainda quente e aproveitar a noite de sono.

Chá para dormir profundamente: misturinha de 3 ervas faz milagres pela sua noite

A insônia pode ter diferentes causas – estresse, preocupações e distúrbios do sono estão entre eles. Suas consequências, no entanto, são bem claras: falta de energia durante o dia e baixo rendimento no trabalho ou nos estudos. O tratamento, embora muitas vezes precise ser medicamentoso, pode contar com misturinhas naturais como auxiliares.

Receita de chá contra insônia

Segundo a nutricionista Mônica Dalmacio, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera, Niterói (RJ), tomar um chá que combate a insônia antes de dormir – entre 1 hora e 30 minutos - pode ser uma ótima alternativa para acabar ou ao menos amenizar o problema.
“É bem simples. É só misturar um sachê de chá de camomila, um de erva doce e outro de erva cidreira e colocar em água fervente. Se for necessário, adoce com pouquíssimo açúcar”, recomenda.
por Laís Martins