sábado, 20 de fevereiro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - o que é herpes? é contagioso? como se pega herpes? Herpes vírus e o vírus hiv

Herpes Simples: Top dúvidas!

herpes simples
Como se pega herpes? Qual é o melhor remédio para herpes? Existe diferença entre o herpes labial e genital? Ela tem cura? Herpes é contagiosa? Essas são algumas das dúvidas mais comuns sobre o herpes. Assunto que abordarei hoje.
As doenças da mucosa bucal são comuns e afetam todos os segmentos da população. A candidíase, herpes simples, queilite angular, glossite, aftas são algumas destas doenças que geralmente apresentam sintomas característicos. Outras doenças apresentam sintomas muito parecidos que podem dificultar o diagnóstico com base apenas no exame clínico. 

Vamos as top dúvidas:
herpes labial
1- O que é o Herpes?
Herpes simples é uma doença causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 ou HSV 2) que se caracteriza pela formação de pequenas bolhas contendo líquido claro ou amarelado. É um vírus DNA da mesma família do Citomegalovírus (CMV), do Varicela Zoster Vírus (VZV), do Epstein-Barr Vírus (EBV), do Herpesvírus humano 6 (HHV-6) e do Herpesvírus humano 8 (HHV 8).

O herpes simples tipo 1 (HSV-1) é a mais comum e costuma afetar os lábios, boca e face.

2- Como se pega a Herpes?

Estima-se que cerca de 90% da população tenha anticorpos contra o vírus da Herpes e que só atrás do vírus da gripe em questão de incidência. O herpes vírus caminha pelas terminações nervosas e atinge a pele. 

Pode ser transmitido:
  • pelo beijo;
  • pelo copo;
  • uso do mesmo talher;
  • uso da mesma toalha;
  • uso da mesma roupa.
Ou até outro objeto que tenha sido usado anteriormente pelo indivíduo contaminado e que ainda não tenha sido desinfectado.

O vírus da Herpes tipo 2 (HSV-2) é normalmente transmitido sexualmente, e pode ser evitado através do uso de preservativos ou abstinência sexual durante o período de contágio.

3- Quais são os sintomas da Herpes?
No início ela caracteriza-se por ardor, coceira, pontadas e após a formação das bolhas, que se rompem formando uma crosta. Na epiderme (primeira camada da pele), produz alteração nas células e surgem pequenas vesículas agrupadas, que se assemelham a um cacho de uvas. Horas antes do aparecimento das vesículas, as pessoas pressentem a crise pelos sintomas de ardor, queimação ou coceira no local afetado, porque o vírus está replicando e caminhando através do nervo. Geralmente, os sintomas desaparecem após uma semana.

O herpes do tipo 1 frequentemente causa ferida (lesões) nos lábios e no interior da boca, aftas ou até infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea) podendo levar a uma infecção no revestimento do cérebro (meningoencefalite).

O herpes do tipo 2 provoca coceira, bolhas ou mesmo úlceras e feridas genitais. Entretanto, algumas pessoas com HSV-2 não apresentam quaisquer sinais (latência). A infecção cruzada dos vírus da herpes do tipo 1 e 2 ocorrer se houver contato orogenital. Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital.

A herpes genital pode ocasionar febre e ardor ao urinar. Algumas pessoas também referem sintoma de choque explicado pela afinidade do vírus com o sistema nervoso.

4- Qual é o melhor tratamento para a Herpes?
Existe na atualidade o desenvolvimento de diversas vacinas para o tratamento da Herpes, mas nenhum comprovou ser realmente eficaz contra a doença. Medicamentos antivirais por via oral ou pomada como o Aciclovir costuma ser o remédio mais utilizado para a Herpes simples a fim de diminuir os sintomas e a evolução da crise herpética.

5- A herpes labial tem cura?
A herpes labial não tem cura, mas pode ser controlado com pomada para a herpes labial, sempre que a lesão aparece.

6- A imunidade baixa pode ocasionar  remissão da doença?
Sim, a ocorrência do Herpes está diretamente ligada a imunidade da pessoa e a recidiva deste. Pequenas quedas de resistência por estresse físico, psicológico, menstruação, fadiga ou exposição prolongada ao sol também podem ocasionar a infecção herpética.

7- A criança pode apresentar os mesmos sintomas do adulto?
A criança se enche de aftas (gengivoestomatite herpética) e as pessoas geralmente atribuem o problema a algum distúrbio do aparelho digestivo.

Veja quem também falou sobre o assunto:
Fonte: 

Herpes vírus e vírus hiv






  1. 1. HERPES VÍRUS E VÍRUS HIV

  1. 2. INTRODUÇÃO  Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20- 300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla.
  2. 3. HERPES VÍRUS & VÍRUS HIV A sigla HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana,O vírus da herpes é o Herpes que é o vírus que causaSimplex 1 ou 2, que pode a AIDS. O vírus em si nãomanifestar-se em váriasregiões do corpo, e por isto constitui causa de morte,esta doença pode ser mas ele ataca o sistemaidentificada como herpes imunológico deteriorandogenital, herpes labial, ou gradualmente as células queherpes zoster, quando ocorredevido a uma reativação do defendem o corpo contra asvírus da catapora. doenças.
  3. 4. HERPES VÍRUS Os primeiros herpes-vírus a serem descritos foram os tipos 1 e 2, cuja denominação é herpes simplex 1 e 2 ou HSV-1 e HSV-2. Estes vírus possuem características particulares, tais como a capacidade de causar diferentes tipos de doenças, assim como estabelecer infecções latentes ou persistentes por toda a vida dos hospedeiros e de serem reativados causando lesões que podem se localizar no sítio da infecção primária inicial ou próxima a ele.
  4. 5. CONTAMINAÇÃO A herpes é uma doença altamente contagiosa que se pega através do contato direto com a ferida da herpes de alguém. O contato com algum objeto infectado com o vírus, como copo, talheres, toalhas da pessoa infectada também é altamente contagioso na fase em que a ferida está cheia de bolhas com líquido. o indivíduo recentemente contaminado pode demorar anos para desenvolver os primeiros sintomas de herpes.
  5. 6. SINAIS & SINTOMAS Considerável parte das pessoas que estão transmitindo os vírus dos herpes não apresenta sintomas tanto nas doenças pelo HSV – 1 como no HSV-2, mesmo a primeira infecção pode transcorrer sem queixas. Mal estar, febre e desconforto ou queixas de dor vagas de pequena intensidade. Nas localizações bem definidas as manifestações podem ser bem características.
  6. 7. PREVENÇÃO Uso de preservativos reduz em torno de 75% o risco de transmissão. Preservativos não são totalmente eficientes na prevenção do herpes porque algumas bolhas e feridas podem não ser cobertas. Controle do estresse,Sono e nutrição adequada. A terapia antiviral ajuda a diminuir a probabilidade de transmissão do herpes e auxilia na prevenção do desenvolvimento dos sintomas.
  7. 8. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Nos casos típicos é suficiente o exame clínico. Em situações especiais pode ser necessário a identificação do vírus ou ser bastante o exame citológico da lesão ou mesmo a comprovação laboratorial de outros órgãos atingidos. O tratamento para herpes é feito com o uso de uma pomada ou comprimido antiviral como Zovirax, que deve ser usado quando a ferida aparecer e por aproximadamente 7-10 dias.
  8. 9. VÍRUS HIV o HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae . o HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
  9. 10. ATENÇÃO Ter o Vírus HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
  10. 11. CONTAMINAÇÃO  O vírus é mais frequentemente transmitido pelo contacto sexual (característica que faz da AIDS uma doença ou infecção sexualmente transmissível), pelo sangue (inclusive em transfusões), durante o parto (mãe para o filho), durante a gravidez ou no aleitamento.  Algumas pessoas consideram a possibilidade de transmissão pelo beijo, porém é altamente improvável, pois o vírus é danificado por 10 substâncias diferentes presentes na saliva
  11. 12. SINAIS & SINTOMASOs sinais e sintomas do Vírus HIVpodem levar anos ou nunca semanifestar no portador, entretantouma vez contaminado pelo HIV edesenvolvendo a AIDS (SIDA) oindividuo passa por 4 estágioscomo veremos a seguir:
  12. 13.  ESTÁGIO 1 - Tempo aproximado: de semanas a 6 meses. Você parece sadio. O teste da AIDS pode dar negativo. Mas mesmo parecendo sadio e com o teste negativo você já pode transmitir o vírus a outras pessoas.
  13. 14.  ESTÁGIO 2 - Geralmente pode levar de 1 ano a 5 anos (ou mais). Você mantém a aparência saudável mas o teste da AIDS já dá positivo. Você é um portador do HIV.
  14. 15.  ESTÁGIO 3 - Não tem tempo determinado: pode aparecer em meses ou anos.Neste estágio alguns sinais e sintomas podem sugerir a contaminação pelo HIV: Cansaço e fraqueza anormais para desenvolver as atividades habituais; Emagrecimento sem causa aparente; Febre contínua, suores noturnos; Ínguas que duram mais de três meses; Tosse seca, prolongada, sem ter bronquite ou ser fumante; Sapinho na boca; Diarreia prolongada.
  15. 16.  ESTÁGIO 4 - Pode ocorrer no período de meses ou anos. Por ter queda nas defesas do corpo, a pessoa contaminada com o vírus do HIV facilmente pega outras doenças graves, que poderão levá-lo à morte. As mais comuns são pneumonia, câncer, diversos tipos de infecções e problemas no cérebro. Nesta fase é que se diz geralmente que a pessoa já está com AIDS. A AIDS nos torna iguais.
  16. 17.  PREVENÇÃO Se até o momento não existe cura para a AIDS, várias maneiras de se evitar o contágio são conhecidas. Sexual: Os preservativos masculinos e femininos são a única barreira comprovadamente efetiva contra o HIV . Sangue ou Derivados: Usar apenas sangue testado nas transfusões, Utensílios perfuro-cortantes (ex: material de manicurese tatuadores) quando não descartáveis, devem passar por processos de esterilização. · Transmissão Vertical:Optar pelo parto cesariano para evitar que a contaminação se dê pelo contato com o sangue na passagem do bebê pelas vias naturais. Usar leite de outra origem que não a mãe.
  17. 18. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, e em laboratórios particulares. O indivíduo portador do HIV pode ter um teste negativo caso esteja dentro da chamada “janela imunológica”. Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença.
  18. 19.  Entretanto Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial.Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI(didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T(estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estesmedicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins,fígado e sistema imunológico dos pacientes.


  1. 20. BIBLIOGRAFIA http://deodefreitas.blogspot.com.br/2009/07/o-que- e-hiv-o-que-e-sida.html http://www.sempretops.com/saude/aids/ http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/ai ds/prevencao.htm http://www.aidsbrasil.com/sinais.htm




Um comentário:

  1. TRATAMENTO PERMANENTE DO VÍRUS DE HERPES O vírus do herpes simplex é um vírus contagioso que pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de contato direto. As crianças geralmente contraem o HSV-1 por contato precoce com um adulto infectado. A infecção pelo HSV-1 pode ocorrer a partir de interações gerais, como comer dos mesmos utensílios, compartilhar protetor labial ou beijar. O vírus se espalha mais rapidamente quando uma pessoa infectada está passando por um surto. Além disso, é possível obter herpes genital a partir do HSV-1 se o indivíduo tiver tido herpes labial e tiver realizado atividades sexuais durante esse período. O HSV-2 é contraído através de formas de contato sexual com uma pessoa que tem HSV-2. Estima-se que cerca de 20% dos adultos sexualmente ativos nos Estados Unidos tenham sido infectados com HSV-2, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD). (AAD) Embora as infecções por HSV-2 sejam disseminadas ao entrar em contato com uma ferida de herpes, a AAD relata que a maioria das pessoas contrai HSV-1 de uma pessoa infectada que é sintomática ou não tem feridas. ter outra infecção sexualmente transmissível (DST) com sistema imunológico enfraquecido
    TRATAMENTO
    O herpes é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o herpes é tomando remédios naturais para ervas, eu li sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que cura do herpes com seu poderoso remédio herbal. entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que me ajudaria com as ervas naturais de Deus! depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para Eu via o UPS SPEED POST e me pegou depois de 3 dias! Eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! é realmente como um sonho, mas estou muito feliz! para as pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque eu sou um testemunho vivo e eu fui curado de herpes e seu remédio é legítimo. Enviei-lhe o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de passar pelo medicamento.
    CONTATO DR JAMES PARA O E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU APLIQUE-O NO APLICATIVO +2348152855846

    ResponderExcluir