segunda-feira, 2 de novembro de 2015

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - COMO OBTER O CONTROLE DE SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS

6 PASSOS PARA ASSUMIR O CONTROLE DOS PENSAMENTOS




MUITAS VEZES NOS ENCONTRAMOS COM MUITOS PENSAMENTOS NEGATIVOS PASSANDO POR NOSSA MENTE. ESTES COMBOIOS DE PENSAMENTOS PODEM SE TORNAR MUITO PODEROSOS, POIS OS REPETIMOS INDEFINIDAMENTE EM NOSSAS MENTES.
O PROBLEMA É QUE QUANTO MAIS NOS CONCENTRAMOS EM CERTOS PENSAMENTOS, MAIS PODEROSOS ELES SE TORNAM. PORTANTO, PODE SER MUITO DIFÍCIL PARAR ESTES CICLOS INTERMINÁVEIS, MAS CERTAMENTE É POSSÍVEL, E ESTAS SÃO ALGUMAS DICAS PARA CONTROLARMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS:

1. TOME UMA DECISÃO CONSCIENTE DE PARAR OS PENSAMENTOS.

A DIFICULDADE É QUE ÀS VEZES NÓS NOS APEGAMOS A CERTAS IDEIAS E PROBLEMAS, E INCONSCIENTEMENTE, OBTEMOS UMA ESPÉCIE DE PRAZER DE PASSAR POR UM DETERMINADO PROBLEMA/ASSUNTO.
SE NÓS CONTINUARMOS A CONVIDAR OS PENSAMENTOS, NUNCA SEREMOS CAPAZES DE DETÊ-LOS. PORTANTO, A PRIMEIRA ETAPA É TOMAR UMA DECISÃO CLARA E CONSCIENTE PARA PARAR A REPETIÇÃO DOS PENSAMENTOS. ESTEJA CIENTE DE SEU IMPACTO NEGATIVO E NÃO PERMITA QUE VOLTEM MAIS. ESTA ETAPA CONSCIENTE É INDISPENSÁVEL NO CONTROLE DOS NOSSOS PENSAMENTOS.

2. OLHE PARA OS PENSAMENTOS COMO SE ELES ESTIVESSEM FORA DE SI MESMO.

QUANDO TENTAMOS PARAR OS PENSAMENTOS, PARECE SER MUITO DIFÍCIL PORQUE, ELES SE SENTEM COMO UMA PARTE FORTE DE NOSSA MENTE.
PORTANTO, A SEGUNDA ETAPA É SENTIR QUE AQUELE PENSAMENTO É ALGO SEPARADO DE NÓS. QUANDO UM PENSAMENTO APARECER EM SUA MENTE, OLHE-O COMO SE ELE VIESSE DE FORA DE VOCÊ.
TRATA-SE DE UMA FORMA MUITO PODEROSA PARA REDUZIR O IMPACTO DOS PENSAMENTOS NA NOSSA MENTE. QUANDO NOS DAMOS CONTA DE QUE OS NOSSOS PENSAMENTOS SÃO SEPARADOS DE NÓS, TORNA-SE POSSÍVEL DETÊ-LOS.

3. QUEM É QUE OUVE PENSAMENTOS?

ESTA É UMA TÉCNICA PARA TENTAR DESCOBRIR A ORIGEM DE SEUS PENSAMENTOS. SEMPRE QUE UM PENSAMENTO APARECER, APENAS PERGUNTE A SI MESMO: QUEM É QUE ESTÁ PENSANDO ISSO?
O QUE FAZEMOS É TENTAR DESCOBRIR A ORIGEM DOS PENSAMENTOS. ATRAVÉS DESTA PERGUNTA, PERCEBEMOS QUE HÁ UM "EU" QUE PODE DECIDIR ACEITAR OU REJEITAR OS PENSAMENTOS, E ENTÃO SEREMOS CAPAZES DE PARA-LOS ASSIM QUE ELES ENTRAREM EM NOSSA MENTE.
VOCÊ NÃO É UMA VÍTIMA DE SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, POIS VOCÊ PODE ACEITAR OU REJEITAR DAR VIDA A ELES.

4. CAPTURE OS PENSAMENTOS ASSIM QUE ELES APARECEREM.

ESTE EXERCÍCIO EXIGE UM ESFORÇO DETERMINADO DA NOSSA PARTE. PRECISAMOS ESTAR ATENTOS E OBSERVARMOS CADA PENSAMENTO QUE ENTRA NA NOSSA MENTE. ASSIM QUE UM PENSAMENTO NEGATIVO ENTRAR, DEVEMOS DESCARTÁ-LO IMEDIATAMENTE E NOS RECUSARMOS A SEGUI-LO. QUANTO MAIS O SEGUIRMOS MAIS DIFÍCIL SERÁ PARÁ-LO MAIS TARDE. PORTANTO, É MELHOR CAPTURÁ-LO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

5. CONCENTRE-SE EM OUTRA COISA.

SE TIVERMOS UM COMBOIO DE PENSAMENTOS QUE ADQUIRIRAM UM DOMÍNIO SOBRE NOSSA MENTE, A MELHOR SOLUÇÃO É MUITAS VEZES APENAS TENTAR FAZER ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE. NÃO BASTA SENTAR-SE, VÁ FAZER ALGO QUE NÃO LHE DÊ NENHUMA OPORTUNIDADE DE MEDITAR SOBRE SEUS PENSAMENTOS. AO FAZER ISSO, IGNORE-OS COMPLETAMENTE E ELES PERDERÃO O DOMÍNIO SOBRE NÓS.
"PENSAMENTOS EQUIVOCADOS ESTÃO DENTRO DE NÓS SÓ PORQUE NOS IDENTIFICAMOS COM ESTES PENSAMENTOS. SE NOS IDENTIFICAMOS COM ALGUMA OUTRA COISA, IMEDIATAMENTE ELES TÊM QUE NOS DEIXAR." - SRI CHINMOY

6. MEDITAÇÃO

A MEDITAÇÃO É A MELHOR MANEIRA DE APRENDERMOS A CONTROLAR OS NOSSOS PENSAMENTOS. MEDITAÇÃO ENVOLVE A ARTE DA CONCENTRAÇÃO E ACALMAR A MENTE. NA MEDITAÇÃO, NÓS NÃO APENAS TENTAMOS CONTROLAR OS NOSSOS PENSAMENTOS, MAS TAMBÉM PODEMOS TRAZER À TONA NOSSAS QUALIDADES INTERIORES DE PAZ E DE UNIDADE. SE NÓS PODEMOS INVOCAR O PODER DE ACALMAR O NOSSO CORAÇÃO, ENTÃO USAMOS UMA FORÇA ALTERNATIVA PARA TOMAR O LUGAR DA MENTE NEGATIVA.
"A MENTE TEM SEU PRÓPRIO PODER, E AGORA ESSE PODER É MAIS FORTE QUE SUA VONTADE E DETERMINAÇÃO PARA MEDITAR. MAS SE VOCÊ PUDER OBTER AJUDA DO SEU CORAÇÃO, ENTÃO, GRADUALMENTE, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE CONTROLAR SUA MENTE. O CORAÇÃO, POR SUA VEZ, RECEBE ASSISTÊNCIA CONSTANTE DA ALMA, QUE É TODA LUZ E TODO O PODER." - SRI CHINMOY

NÓS DEVEMOS MEDITAR TODOS OS DIAS, PARA QUE POSSAMOS TRAZER À TONA A PAZ EM NOSSA MENTE O TANTO QUANTO POSSÍVEL. SE NÓS APENAS MEDITARMOS QUANDO ESTIVERMOS CHEIOS DE IDEIAS, VAMOS DESCOBRIR QUE A MEDITAÇÃO É MUITO DIFÍCIL. MAS, SE GANHARMOS TRANQUILIDADE ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO DIÁRIA, EM SEGUIDA, DESENVOLVEREMOS A CAPACIDADE INTERNA PARA CONTROLARMOS NOSSOS PENSAMENTOS.


fonte: http://www.srichinmoybio.co.uk/blog/
tradução Josi Santana http://josi-dividindoexperiencias.blogspot.com/