sexta-feira, 24 de abril de 2015

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 5 PONTOS DA REFLEXOLOGIA E ALGUMAS RECEITAS AYURVÉDICA PODEM AJUDAR NA PERDA PESO

5 PONTOS DA REFLEXOLOGIA QUE 


AJUDAM A PERDER PESO



 
 
 
 

 


 
 
 
 
 

 Conheça cinco pontos mágicos da região do pé que, massageados, ajudam a perder peso

Se desejar um tratamento mais completo, consulte um profssional especializado em reflexologia

Massagem nos pés é uma delícia e, o melhor, dá até pra emagrecer com ela! Com a reflexologia, técnica oriental milenar que trabalha o equilíbrio físico e emocional do corpo tocando pés e mãos, é possível desinchar o corpo, diminuir a gula, acelerar o metabolismo e aumentar a sua disposição! “

Apertando pontos específicos dos pés, é possível tratar os principais distúrbios que levam à obesidade, como ansiedade”, explica a reflexologista Thabata Martins. Existem cinco pontos nos pés capazes de auxiliar na guerra contra a balança. No dorso, por exemplo, você ativa a circulação do sistema linfático e desincha o corpo. Veja quais são as regiões dos pés aliadas do emagrecimento, aprenda a massageá-las em casa e entenda seus benefícios para o corpo.

1. Acelere o metabolismo

Estimulando este ponto (da tireoide), você acelera seu metabolismo e turbina a queima de açúcares, massas e gorduras, vilões do cardápio! “A tireoide é a glândula responsável pelo equilíbrio hídrico e térmico do corpo. Ela faz você queimar calorias pra manter a temperatura corporal”, explica o reflexoterapeuta Érik Motta Pereira.

2. Aumente a disposição

Este ponto trabalha a respiração, a circulação e a digestão. Estimulando esta área com uma massagem de vaivém, na horizontal, você respira melhor e facilita a absorção de nutrientes. Assim, o corpo ganha mais disposição pra queimar calorias!

3. Diminua a gula

Aqui fica o ponto da glândula adrenal, que produz o hormônio adrenalina. Quando você faz massagem nessa área, equilibra o nível de adrenalina do corpo, controlando a ansiedade e a tristeza! E aí, vamos combinar, fica mais fácil resistir à comilança! Para isso, pressione os dedos sobre a região da glândula adrenal por dez segundos, três vezes.

4. Faça o intestino trabalhar

Massageando esta região do pé, você atinge o ponto do intestino grosso e estimula os movimentos peristálticos do órgão, responsáveis por você ir ao banheiro. Para isso, deslize os dedos sobre a área, de baixo para cima, acompanhando a curva que leva ao meio do pé

5. Reduza medidas

Neste ponto você ativa a circulação do sistema linfático, elimina o acúmulo de toxinas nos tecidos e evita a retenção de líquidos no corpo. É só massagear o dorso do pé com movimentos circulares no sentido horário e, depois, no anti-horário. Pressione também as quatro regiões entre os dedos para ter um efeito de drenagem linfática. Com esses dois tipos de toque, você diminui o inchaço, melhora o aspecto da celulite e reduz medidas.


Dica: faça todos os movimentos que mostramos aqui por dez segundos, sempre três vezes. Comece a massagem no pé direito e, depois, passe para o esquerdo. A regrinha vale para todos os tipos de toque, OK?!
 
 

DESINTOXICANDO


Algumas receitas da medicina Ayurvédica vão ajudá-lo/a a limpar o organismo de toxinas, tanto ambientais, quanto alimentares. A Ayuvérdica vem ganhando destaque como terapia alternativa, onde a regra principal é de que a manutenção da saúde que deve acontecer de forma diária, e com elementos naturais.
Desintoxicar o corpo é livrar-se de impurezas que podem prejudicar principalmente o sistema digestivo, um dos principais “motores” para o bom funcionamento do corpo.
É importante saber que um sistema digestivo danificado proporciona o acúmulo de toxinas no intestino, provocando fadiga, redução do apetite, mau hálito, e até náuseas. Enquanto que um corpo desintoxicado, além de melhorar a digestão, aumenta a energia do corpo e o nível de concentração cerebral. 
Para quem estiver com a digestão lenta, muitos gases e com toxinas no corpo é importante seguir uma dieta com alimentos sattwicos, com especiarias capazes de estimular o agni ou o fogo digestivo.
Algumas receitas...
Mix de Especiarias
Para livrar o corpo das toxinas, há especiarias que, combinadas, são excelentes. Essa mistura poderá ser colocada em sopas, para temperar legumes e vegetais, entre outros alimentos. Prepare, e armazene para ter o mix com um dos condimentos na cozinha.
1 parte de açafrão
2 partes de cominho em pó
3 partes de coentro em pó
4 partes de pó de erva-doce
Faça a mistura, usando quantas gramas queira, mas seguindo as quantidades de cada especiaria.
Chá desintoxicante
Em dois litros de água fervente, acrescente 1/4 de colher de chá de cominho inteiro, meia colher de chá de coentro e meia colher de chá de erva-doce. Deixe ferver alguns minutos, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, e consuma no decorrer do dia.
Sopa desintoxicante
Ingredientes
1/4 xícara de arroz Basmati
6/8 de xícara de água filtrada
½ xícara de folhas de alface, ou de couve, frescas
¼ de xícara de cenoura ralada
¼ de xícara de beterraba, cortada em cubos pequenos
1 colher de sopa de rabanete ralado branco
1/8 de colher de chá de pimenta preta em pó
1/8 de colher de chá de cominho em pó
1/8 de colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de coentro fresco picado
½ colher de chá de gengibre fresco picado
sal grosso à gosto
Modo de Preparo
Primeiro lave o arroz, e deixe que escorra bem. Pegue uma panela, de prefrência que tenha o fundo bem grosso, como uma de ferro, por exemplo, e coloque a água para ferver.
Quando levantar fervura, acrescente o arroz, o gengibre, os legumes, a cenoura, o rabanete e a beterraba, o coentro em pó e o cominho. Misture bem. Tampe, e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia. Passado este tempo, tempere com o sal e a pimenta.
Com o auxílio de uma colher de pau, esmague os ingredientes contra as laterais da panela, e sirva quente 
Um prato muito utilizado dentro da Ayurveda é o Kichadi, fácil de fazer, muito saboroso e muito saudável.


KICHADI
1 colher de ghee
1 colher de chá de sementes de cominho 
1 colher de chá de Cúrcuma 
1 alho poró cortado em fatias finas
1 colher de chá de Sal marinho
1 xícara de arroz basmati 
½ xícara de lentilha libanesa (lentilha rosa) ou ervilha partida ou feijao mongo
1 cenoura cortada em cubos pequenos
50g de vagem cortada em fatias pequenas·

Preparo: coloque o ghee na panela, quando estiver quente coloque as sementes de cominho e em seguida o alho poró.
refogue bem e adicione o arroz, a lentilha, a cúrcuma e a cenoura. coloque 2 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo baixo.
Sirva quente

Conteúdo do site VIVA!MAIS

REPOSTAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário