terça-feira, 17 de março de 2015

EQUILÍBRIO E HARMONIA - AUTO-ESTIMA - Tratamento da Celulite e também como a prevenir

COMBATENDO A CELULITE

Tratamento da Celulite e também como a prevenir



PRINCIPAIS CAUSAS DE CELULITE:


Como já se disse acima o aparecimento da celulite está relacionado a questões subjacentes sobretudo de ordem genética ou hormonal, agravadas por outros factores:  alimentação muito calórica e desequilibrada, vida sedentária, consumo de tabaco, álcool, stress, dieta hipercalórica, etc.
Contudo, o que a ciência ainda não sabe é porque é que, com fatores comuns, umas mulheres tem celulite e outras não.

Quase todos conseguimos identificar uma pessoa com celulite, contudo o médico que realiza a avaliação de uma mulher com celulite é geralmente um Dermatologista (Médico especialista em doenças de pele).
Alguns autores para definirem em que fase ou nível de gravidade está a situação, dividem-na em vários estágios ou níveis:

Estágio 0 – Após beliscar a pele ela mantém-se igual, sem qualquer tipo de alteração quer a pessoa esteja deitada ou de pé.

Estágio 1 – Se estiver normalmente, não apresenta qualquer modificação da pele deitado ou de pé, mas ao pinçar surgem pequenas ondulações e depressões.

Estágio 2 – Só apresenta irregularidades na pele (ondulações, rugosidades, depressões, e covas) se estiver de pé, deitada a sua pele parece perfeitamente normal.

 Estágio 3 –  Ondulações, rugosidades, e covinhas estão presentes de pé, deitada e independentemente de beliscar ou não.

Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele, a que alguns autores chamam estágio ou grau IV



A classificação do grau de gravidade da doença é importante para ser definida qual a abordagem a efetuar em cada caso .


TRATAMENTO :
As informações que possa indicar são meras afirmações da revisão que fiz sobre o assunto, não são recomendações para todas as pessoas e nem a todas se aplica. Estas informações não podem, nem devem, substituir a consulta com um Espeialista sobre o assunto.
 É importante que as mulheres saibam que não existem métodos milagrosos. Como a celulite tem várias causas, tratá-la exige uma abordagem multidisciplinar . Isso significa que, além de adotar um programa dealimentação equilibrada, com as calorias adequadas, a cada caso, deve associar-lhe uma rotina regular de atividade física,  em que quase todos os exercícios físicos podem ser praticados, desde que se cumpram algumas regras básicas, muitos já referidas noutro artigo sobre exercício físico no tratamento da celulite. Na alimentação salienta-se que alguns autores referem que uma dieta rica em abacaxi reduz a celulite   (esta afirmação não tem base cientifica que o suporte).
Muitos médicos acreditam que a maior eficácia é associar àquela abordagem dois ou mais tratamentos estéticos.
Deve haver uma vida ativa sem sedentarismo.
Também são eficazes terapias com lasers, acupuntura, radio-frequência e infravermelhos sobretudo se em associação de alguns deles.