domingo, 24 de agosto de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Atração sexual e Gravidez

Dr. Dráuzio Varela abordou o tema atração sexual e gravidez. Mais abaixo neste artigo você também encontra dicas para engravidar.

grávida

A saga do parto de um bebê sempre começa na atração sexual entre os seus pais.
A atração sexual vai além do que vemos e depende muito do que cheiramos. O olfato desenvolve um grande papel para na busca pelo amor. O segredo do amor também está no nariz, pois ele fazem mais do que apenas reconhecer os cheiros do ambiente, eles detectam a compatibilidade genética conosco através dos feromônios, que carregam informações detalhadas sobre nossos genes, saúde e capacidade de resistir à doenças. Assim nosso nariz nos ajuda e escolhermos os melhores parceiros.
Paixão é também química: Uma descarga de adrenalina ocorre quando vermos o ser amado e faz o coração bater acelerado e a pupila dilata. Mais tarde a dopamina, um neurotransmissor que faz sentir bem estar, leva a euforia. A dependência a estes componentes químicos nos faz querer ficar mais tempo perto da pessoa amada. Tempos depois queremos algo mais duradouro. Casamento, filhos…
Um bom relacionamento existirá apenas se a química (entre outros fatores) for favorável.
O sexo causa encantamento e reforça a relação. É liberado o hormônio oxitocina, que aumenta a afetividade e os laços entre o casal. Ele é importante também para a sobrevivência do feto e na produção do leite materno.
COMO ENGRAVIDAR
O óvulo é a maior célula humana. Todo o mês ele é eliminado, mas apenas um ou outro dão origem a um bebê.
Já o espermatozóide é a menor célula humana. São inseridos 300 milhões deles na vagina em cada ejaculação. Sua tarefa não é fácil e eles têm que sobreviver às condições hostis ácidas da vagina que destroem milhões de espermas. Muitos morrem antes de chegar ao colo do útero, e os que sobrevivem são beneficiados por suaves contrações musculares. Apenas uns poucos milhões chegam perto do óvulo e um único esperma o fertiliza: o mais preparado e saudável. A sobrevivência do esperma mais forte e mais apto é a seleção natural em sua essência.
Por fora a gravidez é inicialmente imperceptível. Uma única célula em 40 semanas se transforma em um bebê.
Para muitas mulheres o primeiro sinal da gravidez é o enjôo. Não se sabe ao certo a sua função, mas ele pode ser uma proteção para o bebe contra certos alimentos que a mão pode ingerir ou uma reação imunológica do corpo da mãe que identifica o bebe como um parasita.
Através de uma membrana a mãe passa os nutrientes para o seu bebê. Ele ganha mais de 850g em 10 semanas. O útero aumenta muito para poder abrigar o feto. O corpo materno tem que se reorganizar para poder abrigar o feto em crescimento. Os órgãos são rearranjados, eles ficam apertados nas costas ou pressionados contra o tórax. Eles também têm que trabalhar em dobro como os pulmões e coração.
Os músculos das costas relaxam e se curvam. O estomago gira e é esmagado. A mãe consegue comer pouco a cada vez, mesmo que o bebê esteja exigindo dela muito mais nutrientes do que antes.
Depois de 9 meses um bebê de mais de três quilos vai ser expulso. A musculatura pélvica relaxa e o corpo o bebê gira para passar pelos ossos da bacia da mãe.
Criar filhos exige grande esforço físico e emocional e a vida muda para sempre. A juventude ficou para trás e o corpo entra em uma nova fase de mudanças.

Dicas para engravidar

Para engravidar a mulher obviamente deve estar no período fértil. O período fértil são aqueles dias do mês que pode ocorrer gravidez em caso de relação sexual sem camisinha ou pilula anticoncepcional. Para descobrir se período fértil chegou:
  • Verifique se você está com maior umidade na vagina. O muco vaginal fica mais espesso e com consistência similar à clara de ovo comumente no quarto dia depois da ovulação.
  • Para calcular o período fértil mulher conte 14 dias da desde o início de seu último ciclo menstrual. Deste ponto conclua que você estará ovulando entre dois dias antes e dois dias depois desta data.
  • Algumas mulheres sentem dor no ovário que está ovulando, ela pode ocorrer mais para a direita ou esquerda na parte de baixo da barriga que fica logo acima dos pelos do púbis.
  • Para ter certeza que está ovulando compre na farmácia um teste de ovulação e, em caso positivo, corra para cama com o seu companheiro.
POSIÇÃO PARA ENGRAVIDAR
Não há certeza sobre a melhor posição para engravidar. Mas os especialistas indicam que não devem ser usadas posições sexuais que desafiem a gravidade, portanto a mulher não deve fazer sexo sentada, de pé ou por cima do parceiro. A posição “papai e mamãe” é considerada a melhor para engravidar, pois expõe o colo do útero da mulher a uma penetração mais produnda.