segunda-feira, 14 de abril de 2014

EQULIBRIO E HARMONIA - A respiração que é o pulsar de nosso centro de energia vital

A respiração que é o pulsar de nosso centro de energia vital

Técnica tradicional chinesa está relacionada ao cultivo da longevidade
Thinkstockphotos
 
A chamada respiração da raiz não se faz com os pulmões, mas com a pulsação da região do umbigo.
 
A respiração da raiz, também chamada de respiração pré-natal ou respiração fetal, é uma técnica dos antigos sábios chineses para o cultivo da energia vital. Diferencia-se das técnicas convencionais por ter um princípio que prioriza a circulação da energia através de movimentos que vão além da respiração pulmonar.
Estimula-se a pulsação física na região do umbigo, promovendo um movimento delicado, lento e ritmado. A pulsação ocorre com a respiração natural e espontânea, em um estado semelhante ao do bebê no útero, levando ao “retorno à origem fetal”, isto é, o movimento e a energia vital retornam à raiz da vida (umbigo).

Desde a existência dentro do útero, a respiração acontecia além dos pulmões. O feto se nutria e respirava através da mãe. Era a respiração pré-natal. O equilíbrio pleno da criança.

A partir do momento que o cordão umbilical é cortado a respiração torna-se pós-natal, continuando a pulsação viva na região do umbigo, a região do ventre permanece estimulada.

O movimento da barriga do recém-nascido faz com que o diafragma suba e desça, ativando o pulmão para receber o oxigênio que o corpo necessita e massageando os órgãos e as vísceras (importante para conservar a vitalidade do organismo). Sua vitalidade está plena.
 

Respiração encurtada
 
Ao longo da vida a respiração começa a subir, a se encurtar. A distância entre o nariz e o local que movimenta a respiração encurta, se desloca para cima até chegar à altura do pulmão (na meia idade), depois sobe à garganta (na idade avançada), ficando mais distante de sua origem (umbigo). Conforme a distância aumenta, reduz-se a movimentação de todos os órgãos e vísceras, resultando em uma perda de vitalidade.
Segundo a medicina tradicional chinesa, a respiração não está limitada aos pulmões; a pele, os órgãos e as vísceras pulsam sutilmente contribuindo de forma energética e física.
Nascemos com uma quantidade de energia pré-natal definida por fatores hereditários genética e energeticamente. Esta energia deverá ser conservada durante toda a trajetória de nossa vida, mas ela é gasta e dispersada no dia a dia de forma lenta e imperceptível.
Uma maneira de conservá-la e de readquiri-la são os treinos de energia da respiração da raiz, que têm a função de estimular a saúde, fortalecer o corpo, o espírito, e obter a longevidade. 

O treino
 
Após treinar diariamente por um determinado período, o praticante eventualmente sentirá calor na região do umbigo. A partir daí, pode sentir o calor se espalhar para o corpo inteiro, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.

O ponto de origem fetal (raiz) se posiciona aproximadamente 5 cm para dentro e para baixo, a partir do umbigo. A região do baixo ventre é como se fosse o gerador – a fonte da vida – da capacidade de respirar, da circulação, da digestão, da evacuação e da reprodução, entre outras.

Se o baixo ventre estiver fortalecido, a raiz será mais resistente e, consequentemente, a essência (energia ancestral herdada dos pais) e a energia vital poderão estar em plenitude.

A respiração da raiz pode também harmonizar a respiração pulmonar, levando-a ao estado natural, propiciando um estado de equilíbrio e serenidade. É um treino básico para quem medita, pratica artes marciais internas, faz atendimentos terapêuticos, ou apenas deseja mais longevidade com vitalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário