domingo, 13 de abril de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Cinesiologia: aprenda a fazer movimentos que acalmam e curam

Cinesiologia: aprenda a fazer movimentos que acalmam e curam

 

Ao estimular o bom fluxo de energia, a cinesiologia dissipa a tensão, colaborando para uma expressão relaxada, reflexo do bem-estar que vem de dentro.




Há muitas maneiras de manter o equilíbrio. Algumas estão ao alcance das mãos, como os exercícios a seguir, elaborados com todo o cuidado e técnica pela cinesiologia aplicada– processo terapêutico natural e com enfoque holístico que utiliza o movimento do corpo para desbloquear nós de energia vital e revitalizar corpo e mente.

Na prática, são movimentos muito simples de executar. Um leve tamborilar dos dedos nos chamados pontos reflexo espalhados pelo corpo ajuda a liberar tensões e toxinas decorrentes de sobrecargas produzidas pelo estresse. “Em 1933, o médico americano Frank Chapmann descobriu que existiam nódulos associados ao sistema linfático.Mais tarde, em 1960, o dr. George Goodheart decifrou que esses pontos linfáticos, quando pressionados, ativavam o funcionamento do tônus muscular. Ele verificou que omesmo acontecia quando os pontos reflexos do conjunto de nódulos ligados ao sistema vascular eram estimulados com toques suaves”, diz a terapeuta holística e professora de ioga Marta Ricoy, de São Paulo. “Assim, com foco nos pontos neurolinfáticos e neurovasculares, muitas técnicas foram desenvolvidas com a finalidade de harmonizar e restaurar o equilíbrio energético em diferentes níveis: estrutural, químico e emocional”, explica.

Esses pontos também estão associados aos meridianos, linhas energéticas que percorrem o corpo segundo a acupuntura. “A ativação deles por meio de automassagemtraz profundo bem-estar. E um resultado indireto desse equilíbrio interno é o semblante relaxado”, diz Eunice Barrak Ermel, acupunturista especializada em cinesiologia, de São Paulo. O melhor é que esse fluxo de energia saudável proporcionado pelos toques sutis é fácil de ser incorporado no dia a dia, como provou a dramaturga e jornalista Silvia Gomez, editora da revista CASA CLAUDIA, convidada para ser modelo desta reportagem. “Parar por um momento e fazer essa sequência me deu uma sensação boa, relaxante. É muito fácil decorar a sequência e repeti- la depois”, diz Silvia, casada e com um filho de 4 anos.
 




Despertando a energia vital. Com uma das mãos fechada, bata suavemente, por cerca de 30 segundos, na região do timo, situado logo abaixo da garganta, no eixo central do peito. Faça o exercício inspirando profundamente. Além de promover o relaxamento, como o timo está lado ao sistema de defesa do organismo, você também fortalece a imunidade.







Para acalmar e reequilibrar. esse é um bom antídoto para os dias cheios de aborrecimentos. Pare por um instante, respire profundamente e leve os dedos médio e indicador à regiãodas têmporas. Ali, situam-se alguns pontos neurovasculares. Durante cerca de 30 segundos, dê suaves batidinhas no local, até sentir que a carga de tensão que estava pesando no seu semblante se desfez.





Tranquilizante emocional. Às vezes, muitos pensamentos perturbam a nossa cabeça. Se esse for o caso, coloque uma das mãos espalmada sobre testa e a outra na nuca. “Permaneça na posição até sentir vontade de dar um suspiro profundo”, ensina eunice. O toque frontal ajuda a dissipar tensões que geram vasoconstrição, roubam energia e deixam você com aquela expressão cansada.



O poder do pensamento. Na parte mais saliente do osso parietal, entre a orelha e o topo do crânio, há diversos pontos neurovasculares. Posicione quatro dedos de cada lado, e batalevemente, de forma ritmada, por cerca de 30 segundos. Essa prática promove pensamentos positivos. Quando você mentaliza coisas boas e se sente seguro, acaba exibindo uma expressão tranquila.







Aumento da concentração. “A orelha é uma região repleta de pontos energéticos”, diz a acupunturista Eunice. Quando você os ativa, massageando toda a borda externa, de cimapara baixo e puxando-a para fora, estimula importantes funções cerebrais, como a concentração. Mais foco, menos desgaste. Faça a massagem por 30 segundos e repita a operação na outra orelha.





Controle da ansiedade. Para não acabar com aquela caixa de bombom sozinha ou atacar a geladeira, dê leves toques na região subocular usando apenas um dedo em cada local.Por essa área passa o meridiano do estômago. Essa atividade vai ajudar você a conter o apetite voraz, consequência do turbilhão de tarefas e obrigações que o deixam ansioso demais. Faça por 30 segundos.





Sem o peso do mundo. Quando as tensões ficam presas na nuca e no pescoço, o semblante não disfarça. Para libertar-se, vire a cabeça para a direita, sem forçar o movimento e,olhando sobre o ombro, respire fundo por 30 segundos segurando o trapézio esquerdo com a mão direita. Depois, destrave a musculatura posterior do pescoço colocando o queixo no peito por alguns segundos.



Menos dor de cabeça. Nada pior do que sentir dor. Um jeito de minimizar o incômodo é apertar de leve, com dois dedos de cada mão, a base do crânio. delicadamente, aumentea pressão dos dedos até sentir que a dor já não está tão intensa. “Ou sustente a pressão aproximadamente de 1 a 3 minutos”, diz Marta. Essa prática colabora para dissolver a tensão que faz sua cabeça latejar.

Pescoço e alma soltos. Em pé, leve a cabeça ao ombro e, com o braço esticado à frente, faça o movimento do oito deitado, olhando a mão. Repita cinco vezes de cada lado. “O exercício relaxa o pescoço, melhora a postura e, ao mesmo tempo, aumenta a atenção”, diz Eunice. O movimento da musculatura e dos olhos trabalha a flexibilidade, a fluidez e o desapego de ideias e resistências.


Fonte: http://casa.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário