quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - VOCÊ É CIUMENTO(A) ? O QUE GERA O CIÚMES? CIÚMES ALIMENTO DO EGO NEGATIVO CIÚMES, COMO CONTROLAR?

CIÚMES, COMO CONTROLAR?










Os ciúmes é um pacote inteiro de emoções e não um sentimento isolado

Geralmente tendemos a pensar nos ciúmes como uma emoção isolada, no entanto é um pacote inteiro de sentimentos que tem a tendência a manifestar-se como uma mistura de medos. O ciúme pode-se manifestar como sendo raiva, medo, mágoa, traição, ansiedade, agitação, tristeza, paranóia, depressão, solidão, inveja, cobiça, sentimento de impotentencia, inadequação, e exclusão. Cada pessoa manifesta o ciúme de acordo com os seus registos e padrões internos que são activados por circunstâncias especificas. Estes medos fazem a pessoa sentir-se ameaçada, e criam impulsos ameaçadores inesperados que se manifestam e tornam muito difícil para a pessoa saber como “controlar” os ciúmes.

Ciúmes, como identificar a sua origem

Para ser possível “controlar” os ciúmes é importante, antes de mais, que se tente identificar a o conjunto de sentimentos que são activados quando se manifestam os ciúmes. Qual a emoção primária que se sente quando há manifestação de ciúmes? Ao desmistificar a origem exacta que despoleta este medo, seja de perda, rejeição, ou outro medo adjacente, inicia-se um processo de consciencialização sobre a origem deste sentimento que faz a pessoa sentir-se ameaçada.

Ciúmes – Jogos e provocações como uma forma de saber que o outro ainda o ama

Muitas vezes acontece que a manifestação dos ciúmes acontecem porque a pessoa sente que o outro faz jogos de sedução com terceiros, ou que provoca situações que criam instabilidade emocional à pessoa que manifesta ciúme. Aqui, o ciúme representa uma manifestação de um sentimento de impotência sobre a situação, e a pessoa sente-se de certa forma enxovalhada pelo parceiro. As únicas formas de evitar estas situações são, ou aceitar o outro como ele é, ou decidir que se merece alguém que nos faça sentir bem e sair da relação. No entanto para lidar com estes jogos é necessário uma grande dose de paciência, consciência e auto estima. É certo que uma pessoa que atraia este tipo de parceiros é uma pessoa que precisa desses desafios para levar um safanão e assim desenvolver a consciência do valor próprio. Também a pessoa que faz jogos para provocar ciumes, representa também uma pessoa sem auto-estima, dai a necessidade de se fazer sentir desejado, seja pelo companheiro seja por outras pessoas exteriores à relação.

Os Ciumes e o medo de perder o outro

É muito importante compreender o que é ter ciúmes e que significado pode ter dentro da pessoa esse medo subconsciente. Os ciúmes representam o medo – medo do desconhecido, da mudança, de perder o poder ou controle em um relacionamento, medo da escassez e da perda, e o medo do abandono. É um reflexo de nossa própria insegurança sobre a nossa dignidade, a ansiedade sobre ser suficientemente bom como um amante, e também as dúvidas sobre o nosso desejo.
Quando os ciúmes entra em cena, é porque sentimos a nossa própria sobrevivência está posta em causa e há um sentimento de ameaça. Quando sentir ciúmes, pergunte-se: “O que é que eu estou realmente com medo? O que eu preciso fazer para que esta situação se torne segura para mim?” “Qual é a pior coisa que me poderia acontecer, e como é provável que isso aconteça?”



Nenhum comentário:

Postar um comentário