quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O PODER DOS CHACRAS - Chakra Manipura - PLEXO SOLAR


Chakra Manipura - PLEXO SOLAR

Manipura Chakra

Significado do nome do chakra

Cidade das Gemas

Localização

Plexo Solar; Plexo Epigástrico; Umbigo.

Cor Bija (semente)

Dourada

Som do Bija

RAM (RANG)

Som da Pétala Bija

Dang, Dhang, Rlang (palatais), Tang, Thang, Dang,Dhang (dentais),Nang,Pang,Phang (labiais)

Forma do Tattva (elemento)

Triângulo

Sentido predominante

Visão

Órgão do sentido

Olhos

Órgão motor

Pés e pernas

Vayu (ar)

Saman Vayu ,o vayu que habita o abdômen superior, na área do umbigo, ajudando o sistema digestivo. Transporta o sangue e química produzida no plexo solar através da assimilação. Com a ajuda de Saman Vayu, a rasa, ou essência, do alimento é produzida, assimilada e transportada para o corpo todo.

Aspecto

Visão, forma, ego, cor

Tattva (elemento)

Fogo

Cor do Tattva

Loka (plano)

plano celestial

Planeta regente

Sol (solar masculino)

Forma Yantra

Triângulo invertido. O triângulo vermelho, com a ponta voltada para baixo, está localizado em um círculo cercado de dez pétalas. O triangulo é a forma do elemento fogo. Este chakra é também chamado de plexo solar, sendo dominado pelo elemento fogo, que auxilia a digestão e a absorção do alimento para fornecer ao corpo inteiro a energia vital necessária à sobrevivência. O triangulo é a forma geométrica rígida mais simples: necessita somente de três lados, mas é inteiro em si mesmo. A visualização desempenha um grande papel na vida das pessoas do terceiro chakra. O fogo domina sua consciência, e seu calor pode ser sentido à distância. O triangulo invertido sugere o movimento descendente da energia.

O círculo com dez pétalas

As pétalas representam dez terminações nervosas importantes, dez fontes de energia, que flui em dez dimensões: seu padrão agora nem é circular, nem quadrangular. Seu movimento não é circular, como no segundo chakra. A cor das pétalas é azul da parte mais luminosa do fogo. As dez pétalas também representam os dez pranas, ou respirações vitais, como Rudras (formas primitivas de Shiva). Cada pétala apresenta um aspecto de Rudra Braddha (Shiva Velho).

Som Bija

RANG. O principal ponto de concentração durante a produção deste som é o umbigo. Quando repetido de maneira apropriada, o som Rang aumenta o poder digestivo e os de assimilação e absorção. O som também traz longevidade, objetivo principal de pessoas motivadas pelo terceiro chakra.
O bija RANG é sempre baseado em um triangulo. O triangulo voltado para baixo no Chakra Manipura possui três potões, e é de cor vermelho-carmim. A natureza do fogo é de mover-se para cima, e quando devidamente entoado, o fogo do Chakra Manipura assim se moverá.

Veículo do Bija

O carneiro. O transportador do som bija RANG, é o carneiro, veículo de Agni, o deus do fogo. O carneiro representa a natureza da pessoa do terceiro chakra: é forte e ordena com a cabeça. O plexo solar é o terceiro chakra, o local do fogo dentro do corpo. As pessoas do terceiro chakra são dominadas pelo intelecto e pelo fogo, que é de natureza solar. Vivem em grupo e movem-se em direção ao objetivo desejado, sem pensar nas conseqüências – como um carneiro. Caminha com ar de orgulho, como se bebesse vaidade. Preocupa-se com a aparência e com o fato de andar na moda.

Deidade

Rudra Braddha (Shiva Velho): Senhor do Sul, Rudra Braddha representa o poder de destruição. Tudo o que existe a ele retorna. Possui a pele azul-cânfora e barba prateada. Senta-se sobre uma pele de tigre dourada esticada, coberta de cinzas. O tigre representa manas, a mente.
As pessoas do terceiro chakra mantêm o controle sobre a ira. A fisionomia deste chakra é a de uma pessoa velha, desinteressada. Identificação, reconhecimento, imortalidade, longevidade e poder são as motivações de uma pessoa do terceiro chakra. A lealdade abnegada aos amigos e a família cessa, pois a pessoa age somente para si.

Shakti Lakini

No terceiro chakra, Shakti Lakini possui três cabeças. O alcance da visão aqui engloba três planos – físico, astral, celestial. Shakti Lakini está armada, tanto com a independência, como com o fogo. Segundo o Shat-chakra-nirupan, ela possui compleição escura, e cor de seu sari é amarela.
Em uma de suas quatro maõs, Shakti Lakini segura o raio, ou vajra (vara de condão), indicando a energia elétrica do fogo, bem como o calor físico que emana de dentro do corpo. Em sua segunda mão, ela segura a flecha disparada do arco de Kama, o Senhor do Sexo, no segundo chakra. Esta flecha se move para um objetivo, fornecendo o ímpeto para o movimento ascendente da energia. Sua terceira mão segura o fogo. Na quarta, Shakti Lakini forma o mudra (gesto de mão) da intrepidez concedida.

Efeitos da meditação

A meditação neste chakra trará a compreensão da fisiologia, do funcionamento interno do corpo e do papel das glândulas de secreção interna em relação às emoções humanas. A concentração no umbigo, centro da gravidade do corpo impede a indigestão, constipação e todos os problemas da região intestinal. Consegue-se uma vida longa e saudável. Perde-se o egoísmo, atingindo-se o poder de criar e destruir o mundo. A fluidez vinda pelo segundo chakra assume a forma de praticabilidade. As fantasias assumem o caráter prático, desenvolvendo-se o poder de comandar e organizar. Atinge-se o controle da fala, podendo-se expressar as idéias de maneira muito eficaz.

Características comportamentais no chakra Manipura

Entre as idades de quatorze e vinte um anos, a pessoa é governada pelo Chakra Manipura. A energia motivadora deste chakra impele-a desenvolver o ego, sua identidade no mundo. Uma pessoa dominada pelo terceiro chakra lutará pelo poder pessoal e pelo reconhecimento, mesmo em detrimento da família e dos amigos. Esta pessoa dormirá entre seis e oito horas por noite, de costas.
O plano do Chakra Manipura engloba carma, caridade, compensação pelos erros, boa companhia, má companhia, serviço abnegado, tristeza, o plano do dharma e o plano celestial.
Dharma é a lei atemporal da natureza que une tudo o que existe. Permanecendo-se verdadeiro com sua natureza, as relações com o outro serão mais estáveis e claras. O equilíbrio do Chakra Maipura é o serviço abnegado, isto é, servir sem esperar recompensa. A prática da caridade esclarecerá o caminho da ação, ou carma. Cada pessoa deve estar consciente de suas ações para atingir o equilíbrio em sua vida. Uma vez obtido, entrará no plano celestial da iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário