domingo, 9 de fevereiro de 2014

DESPERTANDOO CONHECIMENTO - O CHACRA SACRO NOS LEVA A REALIZAÇÃO E A PLENITUDE DE NOSSOS SENTIMENTOS

O CHACRA SACRO NOS LEVA A REALIZAÇÃO E A PLENITUDE DE NOSSOS SENTIMENTOS 

 

SACRO O CAMINHO DA AUTO REALIZAÇÃO
Localizaçao : O Plexo do Sacro (3 dedos abaixo do umbigo)

(também conhecido como esplenico ou Baço)


Nome em sânscrito : Svadisthana, que significa "doçura" ou "a propria morada"


Elemento : agua

Funçoes : Prazer, sexualidade, procriaçao, criatividade


Estados interiores : Autoconfiança, bem-estar

Partes do corpo: Útero, rins, reprodutor,sistema circulatorio, bexiga



Glandulas : Ovarios, testitulos


Disfunçoes : Impotência, frigidez, anomalias uterinas, problemas na bexiga e nos rins

Cor : Laranja
 
Som Fundamental : Vam

Sentido : Paladar


Petalas : Seis: bam, bham,mam, yam, ram, lam


Animais-símbolo : Makara, peixe, criatura marítimas

Divindades : Vishnu, Rakini


"Aquele que medita neste Lótus imaculado, denominado Svaddisthana, torna-se livre de todos os inimigos"

Sat-Cakra-Nipura, verso 18


Subindo apartir do chakra raiz, encontramos agora o segundo chakra, Svadisthana ou do Sacro. As raízes dos chakras dos chakras raiz e sacro estão situadas perto uma da outra para que algumas funçoes sejam compartilhadas. Este chakra está relacionado com o plexo noervoso do sacro.
Este chakra esta situado no abdomen, a meio caminho entre o pubis e o umbigo. Ele rege a sexualidade, a procriaçao e a criatividade em todos os níveis. Fisicamente este chakra afeta o fluxo dos fluídos do corpo. Seu elemento é a agua.

A principal funçao desse chakra é a procriaçao e a sexualidade; na verdade ele é inativo na puberdade. A sexualidade é a primeira manifestaçao da atraçao entre os opostos: homem e mulher, luz e trevas, dia e noite, sol e lua.


Existe, sem duvida, uma diferença entre a maneira pela qual os homens e as mulheres encaram a sexualidade. Este fato e um reflexo direto de diferentes padroes de energia, bem distante de diferenças biologicas e do condicionamento social. Nas mulheres, o segundo centro energético inclui o utero, e o chakra pode ser visto emanando do interior do corpo. Ele da origem a uma sexualidade que é, em geral, profundamente sentida e percebida dentro da totalidade do ser.

O homem nao tem o utero como um ponto de apoio profundo e, amiude, as experiencias sexuais permanecem dissociadas das emoçoes.


Nos homens, o segundo chakra algumas vezes é integrado, mas tambem pode ser visto como uma esfera que flutua fora do corpo. Isso nao quer dizer que os homens nao sejam capazes de ter experiencias sexuais mais profundas, mas estas ultimas se seguem à integraçao e dependem dela. o estímulo do processo de integraçao pode assumir muitas formas. Ele pode começar por si mesmo ou pede entrar em atividade quando um homem encontra uma parceira que desperta a anina dentro dele. Esta integraçao pode deixar de acontecer, dando origem ao homem caçador, eternamente sedento de conquistas sexuais, mas que jamais encontra algo além da satisfaçao do ego.
 

O elemento atribuido a este chakra é a agua. Constratando fortemente com o elemento terra, que é fixo e imovel, a agua nao tem forma propria, assumindo a forma do ambiente. A agua pode ser enganadora: calma na superficie, porem turbulenta e perigosa em suas profundezas. Ela tem uma superficie refletora, quase igual a do espelho.
 

Existe uma afinidade natural entre a agua e a lua, a qual exerce uma poderosa influencia sobre as marés. Toda a vida começa nas aguas do utero. Todos compartilhamos essa experiencia, mas nao nos lembramos dela. O elemento agua simboliza o passado ancestral que compartilhamos, a mente coletiva, eternamente presente, embora se encontre além da esfera da memoria.
 

É interessante descobrir que o simbolismo lunar é encontrado tanto no sistema oriental quanto no ocidental como uma forma de descrever o chakra do sacro. A Lua esta relacionada com todos os fluidos: à ascençao da energia vital, o fluxo do sangue e o movimento das marés. Sao as aguas que aparecem nos nossos sonhos como ssimbolos vivos dos estados interiores: fontes que regurgitam, o mar imenso, o charco umido, a cabeceira seca do rio ou as terras congeladas. Essas imagens, nos falam a respeito do nosso mundo enferior, que criamos a partir dos nossos pensamentos, os quais, por sua vez, surgiram de nossos desejos.

O segundo chakra também rege os liquidos do corpo : circulaçao do sangue, a produçao da urina, o fluxo menstrual e produçao dos fluidos seminais. Bloqueios e desequilibrios podem produzi um rompimento em qualquer um desses sistemas. Nele pode ser gerada a frustraçao, tanto sexual quanto criativa, quando as energias vitais estao bloqueadas.



Quando este chakra desperta, intensifica os poderes da intuiçao e as habilidades psiquicas. Tambem se diz que ele provoca a percepçao da forma astral. O despertar desse chakra pode afetar dramaticamente o impulso sexual positiva ou negativamente. Em cada caso os efeitos sao de curta duraçao e se estabilizam quando as energias se acalmam.
 


Exercicios de orientaçao

1. Como você usa a funçao da sexualidade? Que significado ela tem para voce?

2. Medite sobre o elemento agua.


Exercício de Visualizaçao :



Para as mulheres visualizar o seu utero e imaginar que está dentro dele, e que apesar de escuro voce encontra uma tonalidade laranja. Procure se sentir bem e veja se tem algo para mudar ou limpar, sinta-se livre para imaginar o que quiser para que neste ambiente vc se sinta confortavel e acochegada. Sinta que uma agua quentinha esta entrando e te aquecendo deixando voce totalmente embalada e se sentindo tremendamente amada. Permanecça o tempo que quiser e so saia quando sentir que esta na hora.

Nota: A limpeza do utero usando a cor laranja ajuda e muito pessoas que tem dificuldades para engravidar.


Para os homens o utero da mãe, imagine que está dentro dele, e que apesar de escuro voce encontra uma tonalidade laranja. Procure se sentir bem e veja se tem algo para mudar ou limpar, sinta-se livre para imaginar o que quiser para que neste ambiente vc se sinta confortavel e acochegada. Sinta que uma agua quentinho esta entrando e te aquecendo deixando voce totalmente embalado e se sentindo tremendamente amada. Permanecça o tempo que quiser e so saia quando sentir que esta na hora.





Imagens de Sonho


O chakra do Sacro produz sonhos nos quais aparecem imagens de agua: piscinas, lagos, riachos e mares. A qualidade da água indica a maneira como o chakra esta funcionando:

. agua estagnada, suja ou poluida - > requer uma limpeza (como mostrado na visualizaçao)

. agua congelada, ou o felo sob qualquer forma - > exige descontraçao


. Imagens de banhos ou lavagens -> emonstram que um processo de limpeza teve inicio

. a nataçao -> indica desembaraço com as funçoes deste chakra


. afogamento - > sinal de dificuldades


. fontes ou esguinchos de agua -> indicam um repentino ou ineserado despertar desse chakra


. Encontros com criaturas que estao a vontade na agua e dispostas a atuar como guias -> indicam que a pessoa está interagindo algum aspecto desse chakra.


Sonhos nos quais a Lua desempenha um papel relevante também estão relacionados com o chakra do sacro. Viajar para a Lua, ou explorar paisagem lunar, indicam a exploraçao interior neste nivel.

Encontrar figuras ou guias que transmitem uma força lunar tembém representa um trabalho interior nessa area.


Musica


A musica harmoniosa e sensual é adequada nesse caso. Ouça a musica tradicional da dança do ventre, Ela tem o poder de liberar as energias desse chakra.

Ou um som que que para voce tenha uma conotaçao sensual ou sexua
Remédio ou curativo
 
. usar uma camiseta comprida na cor laranja
. usar uma cueca ou calcinha laranja
. pegar um pedaço de feltro, cortar de forma arredondada e colocar em cima


. uma toalha da cor do chakra coloque por cima na hora de dormir


Nota : use pelo menos na hora de dormir


Bem lindas energias qualquer duvida pode deixar um comentário que tirarei assim que puder.

Um excelente despertar do Chakra do Sacro ( nome como é mais conhecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário